Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), o Prêmio Ser Humano chega à edição de 2025 reforçando o propósito de valorizar iniciativas que transformam o ambiente corporativo e promovem o desenvolvimento humano. A premiação reconhece empresas e profissionais de RH que implementam projetos inovadores e com impacto positivo na gestão de pessoas. As inscrições para edição deste ano estão abertas e podem ser feitas até o dia 31/03, no site, clicando aqui.
Os critérios de avaliação seguem padrões nacionais e contemplam cinco pilares essenciais: relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados. De acordo com Lúcia Fernandes, diretora do PSH, os projetos apresentados devem introduzir abordagens novas e criativas, renovar, atualizar, aplicação de novos processos, criando valor para a gestão de pessoas, além de contribuírem para a melhoria do ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores. “É a repercussão das ações da empresa com relação aos clientes, colaboradores e fornecedores, como também comunidade e demais players”, completa.
É fundamental adotar práticas de gestão de pessoas que considerem o equilíbrio entre aspectos sociais, ambientais e econômicos, gerando valor para todos os envolvidos. Também são importantes ações que tornem o ambiente mais acolhedor e valorizem as diferenças entre as pessoas, além de programas que incentivem o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. “Investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, promovendo uma jornada de aprendizado ao longo da vida, é essencial para uma gestão de pessoas eficaz”, destaca.
Evolução das práticas organizacionais
Nos últimos anos, a premiação tem sido um reflexo das mudanças no cenário corporativo. Temas como saúde mental, segurança psicológica e inteligência artificial ganharam destaque. “As empresas estão cada vez mais focadas no bem-estar emocional dos colaboradores, na diversidade das equipes e na flexibilidade dos modelos de trabalho, reconhecendo a importância de equipes diversas e inclusas, aprimorando comunicação e metas para resultados dentro da gestão de pessoas”, explica Lúcia.
As tendências mais promissoras na gestão de pessoas, e que têm chamado a atenção do comitê de avaliação, estão relacionadas à saúde mental (programas de apoio psicológico e bem-estar), à tecnologia em RH (ferramentas digitais para otimização da gestão de talentos) e à experiência do colaborador (estratégias para tornar o ambiente de trabalho mais positivo e motivador).
Ela ressalta que o impacto coletivo das iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Ser Humano tem gerado mudanças duradouras. Um dos exemplos inspiradores citados foi um projeto que incentivou estudantes e profissionais das áreas de gestão, comunicação e tecnologia a aplicarem seus talentos no fortalecimento de ONGs. “Além de contribuir para causas sociais, o projeto promoveu aprendizado mútuo e colaboração intergeracional, deixando um legado de inclusão e desenvolvimento”, ressalta.

Inscrições abertas para 2025
Empresas interessadas em participar da edição de 2025 podem se inscrever através do site oficial do prêmio clicando aqui. Além do reconhecimento, a premiação representa uma oportunidade para que organizações aprimorem suas práticas e troquem experiências, fortalecendo a gestão de pessoas no Brasil. “Nosso objetivo é incentivar ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e sustentáveis, impactando positivamente tanto colaboradores quanto a sociedade”, conclui Lúcia.
Para mais informações clique aqui e consulte o site oficial da ABRH-PR!

