Em meio a algoritmos, inteligência artificial e processos cada vez mais automatizados, surge uma questão central: o que permanece exclusivamente humano? O XVIII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), que acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Viasoft Experience em Curitiba, aposta neste debate ao reunir lideranças e especialistas em torno do tema “Tudo que só o humano é capaz de fazer”.
Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), o congresso propõe discutir competências que a tecnologia não alcança – como empatia, criatividade, intuição e cuidado – além de refletir como elas se tornam cada vez mais estratégicas no futuro do trabalho.
De acordo com o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, o CONPARH vai além da técnica: “É um reencontro humano em tempos digitais, que estimula conexões verdadeiras, troca de experiências e novas oportunidades pessoais e profissionais. A proposta é trazermos conteúdos de impacto, networking com propósito e experiências relevantes para a vida profissional das pessoas”.
Para reforçar esses aspectos, a comissão temática do XVIII CONPARH refletiu sobre a essência do que realmente move as organizações e a sociedade. “A escolha dos pilares que sustentam o congresso não é casual: é fruto do cuidado da comissão temática em buscar referências que tragam profundidade, relevância e inspiração”, destaca Vera Mattos, vice-presidente da ABRH-PR e diretora do CONPARH 2025.
Os pilares desta edição do evento são: Liderança: Resultados que nascem das pessoas; Empatia, Cuidado e Conexões Genuínas; Pertencimento e Cultura - o elo invisível; Criatividade, Intuição e Inovação com Alma; Responsabilidade Humana e Tecnologia a Serviço do Humano.
Ao reunir esses eixos e convidar especialistas capazes de aprofundá-los, o CONPARH afirma seu papel como um espaço de aprendizado, inspiração e transformação. Mais do que conceitos, são caminhos para construir organizações mais humanas, criativas e conectadas ao mundo em atual. “Vamos destacar atributos que só nós, humanos, temos: afeto, sensibilidade, criatividade, ética e coragem para inovar com alma”, complementa Vera.
Palestrantes e Feira de Negócios
Entre os palestrantes confirmados estão: Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza e Grupo Mulheres do Brasil), Adriano Lima (coach executivo), Mafoane Odara (executiva de RH),Adeildo Nascimento (DHEO Consultoria), Sandro Benelli (Retail, Franchise and Consumer Industry), Giba Godoy (Outback - Bold Hospitality Company), Rogério Chér (Winx), Fernando Moreira (AI Thinker), Patrícia Ansarah (Instituto Internacional em Segurança Psicológica), Morris Litvak (Maturi), Ricardo Voltolini (ESG e Ideia Sustentável), Silvia Triboni (especialista em Longevidade), Dr Ricardo Tadeu (Desembargador TRT), Mirela Prosdócimo (conselheira do Comitê Paralímpico Brasileiro), Raphael Rezende (Mentor de Carreira e Saúde Mental) e Pedro Ramos (CEO KeepTalent Portugal).
Mais do que conhecer soluções e fornecedores, a proposta do XVIII CONPARH é fomentar conexões que durem além do evento. De acordo com Luís Humberto de Quental, vice-presidente financeiro e de mercado da ABRH-PR, o objetivo é por meio da Feira de Negócios que os congressistas “não apenas conheçam soluções inovadoras, mas construam parcerias reais, que ultrapassem os dois dias de evento e se transformem em negócios, projetos conjuntos e oportunidades de crescimento para empresas e profissionais. É o momento em que o networking se converte em resultados concretos”.

Os números desta edição do evento já se mostram mais robustos e configurando a expectativa de ser o maior evento de gestão do pessoas do Paraná. São mais de 70 palestrantes, em Palestras Magnas e Painéis Simultâneos, Feira de Negócios, Fórum de CEOs, mini arena para pitches dos patrocinadores, sala para experiências imersivas e expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes. “O objetivo é promover debates sobre o futuro do trabalho em um mundo impactado pela tecnologia, explorando os desafios da automação, da inteligência artificial e das novas formas de gestão, além de refletir sobre o papel estratégico das organizações em garantir ambientes mais humanos, colaborativos e inclusivos”, avalia Gilmar.
Fórum de CEOs e experiências imersivas
Outro importante destaque do XVIII CONPARH é o Fórum dos CEOs, realizado no dia 21/10 (segunda-feira). Executivos e gestores C-Level trocam experiências e reflexões em um espaço exclusivo sobre o tema: “Tudo que só o humano é capaz de fazer. E o que é comigo? Como o diferencial humano está fazendo parte da estratégia de competitividade da sua organização?”
O evento terá uma dinâmica no formato World Café, estimulando os executivos a refletirem sobre eixos do evento, com a proposta de provocar os líderes a se questionarem sobre o equilíbrio entre a inovação tecnológica e o bem-estar. Até que ponto a hiperconectividade e a dificuldade de desligar também têm causado problemas sérios de saúde mental e burnout.

Uma das novidades do XVIII CONPARH será a Sala Imersiva, espaço criado para envolver os sentidos do participante e proporcionar experiências transformadoras. O ambiente é projetado para eliminar distrações externas e transportar o público para novos cenários — reais ou simulados — por meio de diferentes recursos e estímulos.
“A proposta é oferecer vivências práticas que vão além da teoria. Empresas e facilitadores conduzirão atividades com foco no desenvolvimento humano, utilizando ferramentas como jogos de tabuleiro, cards, jogos sérios usando a inteligência artificial, intervenções teatrais, ferramenta de coaching e mindset, atividades voltadas à presença digital, como gravação de vídeos para redes sociais”, explica Vera Mattos. Cada experiência terá duração de uma hora. As inscrições serão feitas diretamente na entrada da Sala Imersiva, com apoio dos voluntários do congresso.
Com o objetivo de refletir a transformação do próprio mercado, o XVIII CONPARH chega a mais uma edição reforçando o papel da gestão de pessoas como agente de transformação. No centro da programação, permanece o que nenhuma máquina pode substituir: a capacidade humana de sentir, criar e se conectar. “O grande diferencial desta edição é justamente a forma como combinamos conteúdo de ponta, networking estratégico e experiências interativas. Mais do que assistir a palestras, o participante vai viver o CONPARH”, finaliza Quental.
Ainda dá tempo de participar! Inscrições no site: conparh.com.br ou na entrada do evento.
Serviço - XVIII Congresso Paranaense de Recursos Humanos – CONPARH 2025
Data: 22 e 23 de outubro, das 8h às 18h
Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) – Curitiba (PR)
Organização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR)
Mais informações e inscrições: conparh.com.br

