Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Como escolher a carta de crédito ideal para a compra do imóvel?

Escolha deve levar em conta o valor do imóvel que se deseja comprar e as taxas para contratação do consórcio imobiliário.

(Foto: pressfoto/Freepik)

Ademi PR - A Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná) é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 1979, atua em prol do desenvolvimento do mercado imobiliário, bem como das empresas do setor. Desde que iniciou suas atividades, seus dirigentes têm discutido amplamente os temas que interferem direta e indiretamente no mercado imobiliário, junto aos poderes públicos, órgãos ou entidades de direito público privado, a fim de defender os interesses do setor.

22/12/2020 às 11:06

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

O consórcio imobiliário é uma opção para a compra programada do imóvel. O mais recomendado é utilizar o consórcio para a compra do imóvel pronto, já que geralmente é exigido o Habite-se (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras), emitido pela prefeitura, para a concessão do crédito.

Nos casos de aquisição de imóvel na planta, os especialistas sugerem que o cliente negocie junto à construtora para que o pagamento total seja feito no momento do registro do imóvel ou da entrega das chaves.

A programação financeira do cliente também pode ajudar na contemplação da carta de crédito próxima ao momento da entrega das chaves, por meio de lances livres ou fixos. Outra possibilidade é o lance embutido. Ou seja, é possível que o tomador use até 30% do próprio crédito para o lance. No entanto, esse percentual utilizado será descontado quando do resgate dos valores.

É importante acompanhar os prazos para a liberação do crédito, no caso da compra do imóvel na planta. Isso porque esse processo contempla duas etapas: primeiro a análise do crédito e depois a análise da garantia.

Na primeira, será solicitado ao cliente, além de documentos pessoais, a comprovação de renda via holerite ou Imposto de Renda. Para a verificação da garantia, é necessário apresentar a escritura e registro do imóvel. Também é feita uma avaliação do bem.

Definindo o valor da carta de crédito

Quanto ao valor da carta de crédito a ser adquirida para a compra do imóvel, não existe uma regra. Um item relevante é considerar o impacto da taxa de administração e outros custos de operação no valor final, como fundo de reserva, taxa de adesão e seguro de vida.

Além disso, é importante saber de onde virão os recursos financeiros para essa aquisição. Caso o cliente opte por comprar o imóvel somente com a carta de crédito, esta dever ser no mesmo valor do imóvel, mas nada impede que se escolha um crédito menor, complementando o pagamento com recursos próprios ou oriundos do FGTS, por exemplo. Não é possível usar as duas modalidades de crédito, financiamento e consórcio, para a compra do mesmo imóvel. Também vale lembrar que o valor da carta de crédito contratada é atualizado anualmente, assim como o valor da parcela correspondente, com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC).

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.