Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Vale a pena antecipar as parcelas do financiamento imobiliário?

Ademi-PR orienta compradores de imóveis sobre as situações em que é vantajoso adiantar as parcelas do financiamento imobiliário.

(Foto: Freepik)

Ademi PR - A Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná) é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 1979, atua em prol do desenvolvimento do mercado imobiliário, bem como das empresas do setor. Desde que iniciou suas atividades, seus dirigentes têm discutido amplamente os temas que interferem direta e indiretamente no mercado imobiliário, junto aos poderes públicos, órgãos ou entidades de direito público privado, a fim de defender os interesses do setor.

27/10/2020 às 14:47

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Utilizar o dinheiro aplicado para antecipar o pagamento do financiamento do imóvel pode ser uma alternativa para o comprador diminuir as despesas. Entretanto, é preciso fazer contas antes de tomar essa decisão. O ponto de partida é analisar o indexador de reajuste do contrato de financiamento imobiliário, o volume de dinheiro existente na aplicação e o saldo da dívida.

Com os dados em mãos, é importante comparar o percentual de retorno financeiro anual do montante aplicado, com o percentual de juros cobrado na dívida imobiliária no mesmo período. Se, no ano, o índice de correção do investimento for inferior à taxa de juros do financiamento, antecipar o pagamento do saldo do empréstimo do imóvel é uma boa opção.

A vantagem será ainda maior se o dinheiro usado na quitação antecipada do crédito imobiliário for o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ainda, o adiantamento do pagamento tende a ser mais vantajoso em contratos em que os juros são mais elevados do que os praticados no momento atual. O raciocínio vale tanto para contratos que usam a Tabela Price, quanto para os que usam o SAC.

Entretanto, se no ano, o índice de correção do investimento for superior aos juros do financiamento, o mais indicado é deixar o dinheiro aplicado. A rentabilidade obtida com o investimento pode ser usada para amortizar o saldo do financiamento.

Isso pode ser feito utilizando parte dos recursos obtidos com a aplicação para pagamento das parcelas mensais, mantendo o prazo do financiamento. Ou então, no fim de cada período de 12 meses, usando os rendimentos obtidos com a aplicação financeira para a antecipação da maior quantidade possível de parcelas e, assim, reduzindo o tempo do empréstimo.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.