A banana-da-terra se destaca pelo alto valor nutritivo.
A banana-da-terra se destaca pelo alto valor nutritivo.| Foto: Divulgação
  • Por Aipo Super Foods
  • 12/08/2021 09:59

A banana-da-terra é muito versátil. A fruta é consumida de diferentes formas por todo o Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O alimento tem a característica de ser maior e mais pesado que outros tipos de banana, podendo pesar 500 g e medir 30 centímetros. Rico em fibras e antioxidantes, é uma alternativa saudável que pode substituir a massa comum em inúmeros pratos.

Na composição de refeições salgadas, é comum que a banana-da-terra seja feita cozida ou assada. É o que acontece em preparos como nhoque, escondidinho, coxinha, farofa, purê e moqueca.

Então, saiba por quais motivos você deve apostar no ingrediente.

Quais são os benefícios da banana-da-terra?

1. É uma grande fonte de potássio, elemento que fornece energia e contribui para a normalidade dos batimentos cardíacos. Também ajuda a prevenir cãibras e dores musculares.

2. A banana-da-terra é excelente para quem quer emagrecer. As fibras alimentares e os amidos complexos oferecem uma sensação de saciedade e podem colaborar para a perda de peso. Por outro lado, é bom não exagerar. Cada 100 g do alimento tem 122 calorias, uma quantidade não muito baixa.

O Aipo Superfoods é a melhor opção para quem quer se alimentar de forma saudável em Curitiba. Com opções criativas e deliciosas montadas a partir de produtos selecionados, o restaurante oferece um cardápio equilibrado, colorido e limpo.

Faça o seu pedido pelo Rappi, das 11h45 às 14h45.

3. Contém vitaminas A, C e nutrientes antioxidantes, responsáveis por aumentar a resistência física e prevenir o envelhecimento precoce. Fibras e antioxidantes, muito presentes em alimentos naturais, têm papel fundamental na prevenção de doenças degenerativas não transmissíveis.

4. Tem pouco sódio, o que contribui para o controle da pressão alta. Apesar de conter uma boa quantidade de carboidratos, possui vitaminas e minerais que colaboram para evitar picos de glicemia no organismo.

5. Possui o aminoácido triptofano em grandes quantidades. Quando metabolizado, ele se transforma em serotonina, neurotransmissor que regula o humor e promove a sensação de bem-estar. A falta de serotonina se relaciona com o desenvolvimento de depressão e estresse, por exemplo.

Nhoque de banana-da-terra com farofa de limão siciliano: especialidade do Aipo Superfoods.
Nhoque de banana-da-terra com farofa de limão siciliano: especialidade do Aipo Superfoods.| Crédito: Divulgação

Alimentação saudável

A banana-da-terra pode ser utilizada dentro de uma dieta plant-based. O modelo compreende alimentos orgânicos e integrais na sua forma mais natural, com exclusão de produtos industrializados e carne vermelha.

Dentro dessa lógica, colocar a fruta no lugar de processados faz todo o sentido. O problema da massa comum é que ela também é feita de farinha branca, que oferece graves riscos à saúde.

Para que o produto fique menos perecível e possa ser comercializado com facilidade, o processo de refinamento da farinha branca remove nutrientes, vitaminas e proteínas importantes. A longo prazo, o consumo frequente pode causar obesidade, inflamações, cansaço elevado, desequilíbrio do ácido-base e problemas cardiovasculares.

Em pratos com banana-da-terra, pode-se, por exemplo, utilizar trigo integral, aveia, quinoa, coco ou grão-de-bico para fazer uma farinha tão saborosa quanto.

O projeto do Aipo Superfoods é feito para melhorar a qualidade de vida do consumidor com uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.

Visite a página do Instagram e confira novidades e promoções.