Alimentos orgânicos: saúde e qualidade de vida
Alimentos orgânicos: saúde e qualidade de vida| Foto: Divulgação
  • Por Aipo Super Foods
  • 10/11/2021 13:15

Alimentos industrializados, sejam processados ou refinados, dominam o cardápio de grande parte da população mundial hoje em dia.

Com a correria imposta pelo ritmo da sociedade, recorrer à praticidade desses produtos virou rotina. O problema é que, a longo prazo, uma alimentação com base nesse tipo de comida pode representar graves riscos à saúde.

Em contrapartida, deixar alimentos industrializados de lado e investir em modelos de dieta com orgânicos garante inúmeros benefícios.

Por que alimentos industrializados são ruins?

Há dois tipos de alimentos produzidos em larga escala pela indústria: os processados e os refinados. Ambos são pensados a partir de uma perspectiva de comércio.

Isso significa que, para conservar os produtos por longos períodos de tempo e aumentar a eficiência da produção, os alimentos acabam sendo modificados do seu estado natural.

Centrifugação, maceração, mistura, pressurização e congelamento são alguns tipos de processamento que removem muito do valor nutricional dos alimentos. O mesmo acontece com carboidratos refinados, como pães e outros produtos feitos com farinha branca, que perdem fibras e micronutrientes.

Isso sem falar nos pesticidas, utilizados para otimizar plantações no mundo todo. A situação é ainda mais complicada no Brasil, país número 1 em consumo total de agrotóxicos. Claro que o foco é dinheiro, e quem paga o preço final é a nossa saúde.

Dentre os problemas causados pelo excesso de industrializados no organismo, podemos citar obesidade, colesterol elevado, inflamações e problemas cardiovasculares. Os alimentos orgânicos oferecem uma forma de prevenção simples e barata.

O Aipo Superfoods é conhecido por suas opções de  alimentação saudável e nutritiva em Curitiba. O restaurante cultiva parte dos seus produtos em parceria com uma horta urbana particular e com produtores locais, e o resultado é um cardápio limpo e delicioso.Faça o seu pedido pelo Rappi, das 11h45 às 14h45.

Salada Árabe do Aipo Superfoods. O restaurante segue uma linha plant-based, com redução de produtos industrializado
Salada Árabe do Aipo Superfoods. O restaurante segue uma linha plant-based, com redução de produtos industrializado| Divulgação

Benefícios de uma alimentação plant-based

A dieta plant-based é uma alternativa segura para quem pensa em adotar uma alimentação saudável. O foco do método são vegetais orgânicos e alimentos integrais na forma mais natural possível, com exclusão completa ou parcial de carne vermelha, processados e refinados.

A ideia é que pelo menos 80% do cardápio diário seja composto por elementos livres de qualquer intervenção industrial. Hortaliças, frutas, tubérculos, sementes, oleaginosas, grãos e leguminosas formam a base da dieta.

O plant-based é um método equilibrado, que oferece tudo o que o seu corpo pede. Alimentos como feijão, lentilha, quinoa, nozes, aveia e brócolis podem substituir tranquilamente qualquer proteína animal. Vitaminas também não faltam.

Os benefícios são muitos e têm comprovação científica. O reino vegetal é rico em fibras e antioxidantes, responsáveis pelo controle do peso, melhora na imunidade e prevenção de doenças degenerativas não transmissíveis. Um artigo publicado pela Universidade de Oxford mostra que uma dieta plant-based reduz, com muita eficácia, o risco de desenvolvimento de Alzheimer e diabetes tipo 2.

Além disso, se alimentar com orgânicos diminui problemas cardíacos em até 32%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, doenças cardiovasculares matam cerca de 17,7 milhões de pessoas todos os anos.

O Aipo Superfoods aproveita a filosofia plant-based para garantir produtos frescos e de alta qualidade nutricional. O objetivo é explorar as possibilidades dos alimentos sem desperdício, fortalecendo a economia e os produtores locais.

Visite a página do Instagram para receber novidades.