Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Assembleia Legislativa estará no seu bairro em Curitiba. Saiba quando e como você poderá participar

Boqueirão será o primeiro bairro a receber os deputados. Moradores terão acesso gratuito a diversos serviços públicos

O bairro Boqueirão receberá a primeira edição da Assembleia nos Bairros, iniciativa que percorrerá todas as regionais de Curitiba para aproximar o Poder Legislativo da população.
O bairro Boqueirão receberá a primeira edição da Assembleia nos Bairros, iniciativa que percorrerá todas as regionais de Curitiba para aproximar o Poder Legislativo da população. (Foto: SMCS)

Assembleia Legislativa do Paraná

23/05/2025 às 15:08

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Depois de percorrer todas as regiões do estado e ouvir mais de 600 mil paranaenses, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) chega aos bairros de Curitiba. A primeira edição da Assembleia nos Bairros será no dia 28 de maio, quarta-feira, na Regional do Boqueirão. A iniciativa tem como finalidade aproximar o Poder Legislativo da população e ouvir as reivindicações dos moradores. Também visa oferecer acesso gratuito a diversos serviços públicos em um único local.

A ida dos deputados aos bairros da capital paranaense faz parte do compromisso assumido pelo Poder Legislativo estadual em 2025. Logo após o início da legislatura atual, a Casa anunciou a maratona para aprimorar a interlocução com os curitibanos.

Além de simplificar e facilitar o acesso a serviços essenciais, a Assembleia nos Bairros contribui para o fortalecimento da cidadania. Outro ponto positivo é a promoção da participação e o engajamento dos cidadãos na vida pública. A iniciativa ajuda a reduzir desigualdades, com atenção especial a populações mais vulneráveis.

Para a Assembleia Legislativa, o encontro com a população representa ainda uma oportunidade de criar um canal direto de diálogo com os moradores. Essa proximidade estimula a participação popular nas decisões do Poder Legislativo Estadual. E também permite avaliar e aprimorar a qualidade do atendimento aos cidadãos. 

Serviços e atividades para os moradores

A Assembleia nos Bairros, a exemplo das edições da Assembleia Itinerante nas cidades do interior do estado, vai oferecer palestras e atividades por meio da Escola do Legislativo. Também colocará à disposição dos moradores os serviços da Defensoria Pública do Paraná para atendimento jurídico ao cidadão que não tem condição financeira para pagar um advogado.

Vários outros serviços serão oferecidos aos moradores, como o encaminhamento para vagas de emprego, emissão do cartão-transporte, atendimentos na área de saúde (vacinação, aferição de pressão, exame de glicemia), vacinação e cuidado com pets, orientação sobre direitos e programas sociais. Também haverá atendimento por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), com emissão de título de eleitor, além de regularização e mudança de domicílio.

Um dos pontos mais importantes das sessões da Assembleia nos Bairros de Curitiba será o recebimento da pauta de reivindicações dos moradores. Todos os moradores poderão apresentar sugestões de melhorias para o seu bairro e reivindicações nas mais diversas áreas. As demandas apresentadas pela comunidade serão analisadas e poderão se transformar em projetos de lei, políticas públicas, obras e programas municipais e estaduais.

Atividades educacionais e recreativas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) programou uma série de atividades que promete enriquecer ainda mais essa integração do Poder Legislativo estadual com a população dos bairros.

Uma das atividades será a Oficina de Robótica com o Ludobot. Haverá ainda tira-dúvidas sobre o Programa Vale-Creche e orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o Cadastro Online, facilitando o acesso das famílias às informações.

Um destaque é o espaço denominado “Curitiba Brinca”, em referência ao projeto homônimo que será instituído neste período durante a Semana do Brincar 2025. O referido espaço contará com a presença de servidores, os quais serão responsáveis pela disponibilização de materiais e pelo monitoramento das atividades, promovendo brincadeiras tradicionais junto à população. Outros destaques são a oficina de miçangas com nome, oficina de marcador de página, porta-recados, jogos intelectivos, xadrez gigante.

Todas as 10 administrações regionais serão contempladas

A Assembleia nos Bairros deverá ser realizada mensalmente, às quartas-feiras, das 13h às 22h, percorrendo as 10 administrações regionais de Curitiba. Após a primeira edição, neste dia 28 de maio, no Boqueirão, os próximos bairros que contarão com a presença dos deputados são: Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. Com isso, a Assembleia nos Bairros vai abranger os 75 bairros da cidade, garantindo que as políticas públicas cheguem mais rapidamente às comunidades.

A sessão especial no Boqueirão, com a participação de deputados e a população, terá início às 18h. No encontro, lideranças do bairro terão espaço para usar a palavra e apresentar suas demandas.

Parceria reforça atendimento à população

A presença da Assembleia Legislativa nos bairros da capital paranaense será feita em parceria com a Prefeitura de Curitiba. A organização e execução do programa será de responsabilidade da coordenadoria do Poder Legislativo estadual, vinculada à Diretoria Legislativa.

A Prefeitura vai colaborar com uma série tarefas para que as sessões do Legislativo Estadual nos bairros da cidade atendam os anseios da população. Entre os papéis da Prefeitura de Curitiba está a responsabilidade de disponibilizar espaço adequado nas 10 administrações regionais e oferecer os serviços públicos municipais de atendimento ao cidadão.

A Assembleia Legislativa do Paraná, por sua vez, fica responsável por montar a estrutura do evento, assim como fornecer a infraestrutura necessária de rede de internet e mobiliário urbano.

Legislativo conectado com a população do interior

Neste mês de maio de 2025, a Assembleia Itinerante chegou à sua 22ª e se consolidou como um grande canal de acesso da população de todas as regiões do estado. Durante o evento realizado no espaço da 51ª Expoingá, em Maringá, foram apresentadas 137 demandas por representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada.

A Prefeitura de Maringá apresentou uma série de propostas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e rural, como pavimentações, revitalizações e construções de equipamentos públicos, além de iniciativas ligadas à sustentabilidade, esportes e inclusão social. O setor de turismo, representado pela entidade Visite Maringá, propôs ações voltadas ao fortalecimento da cidade como destino turístico, incluindo projetos de valorização da cultura local, reconhecimento de rotas temáticas e estruturação de um observatório do setor.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) solicitou investimentos em novos espaços acadêmicos e estruturas de apoio à pesquisa, moradia estudantil e serviços especializados.

A Câmara Municipal de Maringá, em parceria com a Câmara de Iguaraçu, destacou a importância de intervenções em áreas como saúde, educação básica, espaços públicos e infraestrutura viária regional, com atenção especial à duplicação de trechos rodoviários.

Também houve contribuição de entidades empresariais, como a Associação Comercial de Maringá e o Codem, que apresentaram documento conjunto com diversas propostas que envolvem desde a capacitação profissional até a ampliação da infraestrutura logística e tecnológica da cidade, incluindo a atração de novos empreendimentos para o setor da saúde.

Com todas as solicitações feitas em Maringá protocoladas, a Assembleia Legislativa inicia agora o processo de encaminhamento aos órgãos competentes e acompanha a tramitação de cada demanda.

Serviço:
Assembleia nos Bairros
Rua da Cidadania do Boqueirão
Data: 28/05/2025
Horário: 13h às 22h
Endereço:  Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão, Curitiba - PR

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.