Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Saúde mental e alimentação saudável andam juntas

Psiquiatria nutricional revela excelentes resultados ao indicar uma dieta balanceada para pacientes com questões de saúde mental.

Alimentação saudável é uma grande aliada para auxiliar na manutenção da qualidade da saúde mental. (Foto: Divulgação)

Amil - Conteúdos publicitários da Amil no site da Gazeta do Povo

06/09/2023 às 15:17

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Que uma boa comida é capaz de melhorar o nosso humor quase que instantaneamente, todo mundo já sabe. Mas o que tem ganhado cada vez mais destaque nos diálogos sobre saúde mental é a importância da alimentação saudável para a melhora de diversas funções do cérebro e também do controle emocional.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, um a cada quatro indivíduos sofre ou sofrerá de algum transtorno mental durante a vida, e, para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, além do tratamento tradicional, que inclui psicoterapia e medicamentos, a alimentação tem se mostrado uma aliada.

Ter um prato colorido, com variação legumes, frutas e vegetais, é bom não só para os nossos olhos, mas também para a nossa mente. Uma alimentação nutritiva e balanceada melhora nossas funções cognitivas, cerebrais e emocionais, aumenta nossos níveis de energia, melhora nossa memória e ajuda no controle das emoções.

“O comportamento alimentar é um aspecto do estilo de vida que inegavelmente afeta diretamente a saúde do indivíduo. Uma boa alimentação resulta em um melhor estado físico, mental e emocional ao longo do dia”, pontua Victor Escorcio, psicólogo da Amil.

Estudos na área da psiquiatria nutricional têm revelado, inclusive, a importância da boa alimentação para o tratamento e a prevenção de transtornos psiquiátricos, assim como para a manutenção da saúde mental dos pacientes.

Isso pode ocorrer devido a diversos fatores presentes nos alimentos, como os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o estímulo à síntese de serotonina e a promoção da neuro proteção, da neuroplasticidade cerebral e da modulação da microbiota intestinal.

Pesquisas indicam, ainda, que um padrão alimentar saudável e equilibrado atua positivamente na melhoria do humor, do bem-estar, do otimismo e da criatividade.

Para os especialistas, o modelo de alimentação ideal já tem até nome e é amplamente adotado pelos habitantes dos países próximos ao Mar Mediterrâneo: a dieta mediterrânea.

A dieta inclui o consumo diário de frutas, legumes, nozes, gorduras saudáveis, sementes, especiarias e a restrição ao consumo de carnes com alto teor de gordura, alimentos refinados e processados.

A Amil acredita que olhar para a saúde mental é o primeiro passo para uma vida plena. Por isso, criou um programa com o objetivo de garantir a qualidade clínica, que também tem como propósito evitar disfunções na saúde e monitorar aqueles que já possuem enfermidades, reduzindo riscos e promovendo melhorias na qualidade de vida. Para saber mais detalhes, acesse a página do Programa de Saúde Mental Amil: https://www.amilcuidadocerto.com.br/clientes/

Outro aliado importante: o exercício físico

Sabe aquela sensação agradável que temos após realizar exercícios físicos? Ela vem do aumento da serotonina e da beta endorfina no organismo, por conta de termos colocado nosso corpo em movimento.

“Unida a melhores hábitos de alimentação, as atividades físicas se mostram grandes aliadas na construção de qualidade em saúde. Pesquisas apontam que o desenvolvimento de algum tipo de atividade física tem possibilidades reais de otimização do bem-estar, favorecendo uma melhora da saúde mental. Alguns benefícios da atividade física são: bem-estar físico, emocional e psicológico em todas as faixas etárias e em ambos os sexos; diminuição das reações emocionais ao estresse, estados de ansiedade e abuso de substâncias; rebaixamento dos níveis leves e moderados de depressão e ansiedade; melhor desenvolvimento da criatividade e da memória; e aumento da capacidade de concentração”, acrescenta Victor.

No entanto, é importante ter em mente que tanto a prática de exercícios físicos quanto a alimentação balanceada, no caso de um diagnóstico comprovado de problemas clínicos de saúde mental, não substituem o tratamento e a orientação de médicos psiquiatras e psicólogos.

O campeão chegou!

Prêmio Bom Gourmet há mais de uma década celebra e valoriza a gastronomia de Curitiba.

Como todo ano, o guia do cenário gastronômico curitibano se renovou para mostrar o que há de melhor na cidade. E, assim como o Prêmio, a Amil, patrocinadora do evento, também valoriza as melhores escolhas para a sua saúde há 45 anos.

Confira os vencedores de cada categoria do prêmio no site oficial.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.