Cirurgia de Varizes: Muito mais do que uma preocupação estética
| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Angioprime Diretor Técnico Médico: Dr. Alexandre Shiomi - CRM-PR 21.527
  • 13/02/2020 16:06

As varizes são veias salientes, que podem apresentar uma coloração roxa e que costumam formar alguns desenhos de formatos abstratos nas pernas.

E engana-se quem acredita que a cirurgia de varizes é feita apenas para corrigir a parte estética. Este é um procedimento fundamental para ajudar o sistema circulatório dos membros inferiores, já que em alguns casos, as pernas podem estar bastante comprometidas.

Caso não sejam cuidadas a tempo, elas podem causar diversos problemas como desconforto, sensação de cansaço nas pernas, queimação no local mais profundo das varizes e inchaço excessivo, principalmente quando a pessoa passa muito tempo em pé ou sentado.

A situação, inclusive, pode se agravar para pacientes que tenham problemas de saúde como diabetes, pressão alta ou que sofram com excesso de peso.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a cirurgia de varizes e alguns aspectos importantes envolvendo o tema em questão.

Cirurgia tradicional de Varizes

Este procedimento ainda continua sendo um dos mais tradicionais para tratar problemas de varizes, já que sua eficácia costuma alcançar quase que sempre 100% do resultado esperado.

O procedimento cirúrgico costuma ser indicado para pessoas que sofram com varizes consideradas “calibre médio a grosso”, já que durante a operação, as veias aparentes e que causam varicoses são retiradas através de uma técnica chamada “agulha de crochê”.

A cirurgia de varizes sempre é realizada no hospital e sua duração pode chegar em até 01 a 03 horas, dependendo da complexidade do caso e de quantas varizes estejam sendo operadas simultaneamente.

Por ser um procedimento relativamente simples, os pacientes não costumam sentir dor após a operação, mas alguns cuidados precisam ser seguidos rigorosamente para garantir que os resultados sejam satisfatórios como utilizar meias compressoras durantes três meses e não se expor ao sol por pelo menos uma semana.

Se não tratada, o que acontece?

Caso as varizes não sejam tratadas corretamente, mais do que o malefício estético, a pessoa poderá acarretar possíveis problemas de saúde, como:

  • Trombose
  • Flebite
  • Úlceras venosas

Como evitar a formação de varizes?

Apesar deste ser um problema bastante relacionado a fatores hereditários, com algumas mudanças de hábitos, já conseguimos ajudar nosso corpo a evitar que novas varizes sejam formadas, como:

  • Não utilizar cintas abdominais apertas por um período muito longo
  • Não fumar
  • Fazer atividade física regularmente
  • Controle de sobrepeso
  • Consultar seu cirurgião vascular ou angiologista com frequência

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a cirurgia de varizes em Curitiba, acesse o site e entenda um pouco mais sobre como tratar a região com mais assertividade.