Realidade Virtual na Medicina: Descubra todos os avanços
| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Angioprime Diretor Técnico Médico: Dr. Alexandre Shiomi - CRM-PR 21.527
  • 13/12/2019 18:19

A realidade virtual é um tipo de tecnologia que ganhou muita fama atualmente, principalmente no mundo dos games, onde óculos que projetam imagens em três dimensões nos dão uma amostra da realidade criada pelas desenvolvedoras.

O que poucos sabem, no entanto, é o potencial que esse tipo de tecnologia tem de auxiliar em diversas áreas, principalmente na medicina.

Nesse artigo, você irá conferir como ela pode auxiliar nessa área essencial para nossa vida e quais as vantagens da sua utilização.

Realidade Virtual na Medicina: Os primeiros avanços

É importante salientar que esse tipo de tecnologia ainda está dando seus primeiros passos, tanto na medicina, quanto em outras áreas. Assim, é natural que sua utilização e as pesquisas realizadas nesse sentido sejam poucas. Mas pouco a pouco, esse cenário está mudando.

A realidade virtual, também conhecida como VR (Virtual Reality) é uma tecnologia que imerge o usuário num ambiente virtual, construído através de computação gráfica em três dimensões (3D). Vejamos como ela pode auxiliar no mundo médico a seguir.

Treinamento cirúrgico

Quando pensamos numa realidade fictícia, a primeira coisa que invade nossa mente é a simulação. É exatamente nisso que a Universidade de Stanford investiu.

Num simulador de cirurgias, os residentes e estudantes podem treinar situações que antes só eram vistas durante os estágios, o que aumentava a chance de erro médico.

Agora, com esse tipo de treinamento é possível tornar o cirurgião cada mais apto para diversas situações, sem colocar vidas humanas em risco.

Terapias de Exposição

Esse tipo de uso foi iniciado por alguns psiquiatras da Duke University School of Medicine, onde o RV é utilizado no tratamento de pacientes com fobia, através do método de exposição.

Assim, os pacientes podem entrar em contato com suas fobias, mas num ambiente controlado, seguro e principalmente, privado.

Controle da dor

Essa aplicação está se tornando cada vez mais comum, pois tem mostrado resultados extremamente benéficos na diminuição da dor nos pacientes. Basicamente, a RV atua como uma distração, onde quem está realizando algum procedimento doloroso deixa de se focar na dor e o desconforto sofre uma diminuição gigantesca.

Nos EUA, um jogo foi criado pela Universidade de Washington para auxiliar pacientes com queimaduras, onde o objetivo é jogar bolas de neve em pinguins. Esse tipo de distração foi surpreendentemente eficiente e em alguns casos substituiu o uso de medicamentos para controlar a dor, como a morfina.

Aqui no Brasil, esse tipo de uso já está em andamento. A clínica AngioPrime, referência em tecnologia vascular, utiliza o VR para diminuir o incômodo de pacientes durante os tratamentos realizados. Na realização do procedimento, o paciente assiste um filme de curta duração, o que desfoca das sensações negativas.

Mas, o uso desse tipo de avanço tecnológico não ficou apenas preso a esse benefício. O VR também foi implantado na clínica durante a explicação para procedimentos cirúrgicos, onde o paciente aprende e entende de forma didática como será o procedimento realizado.

Quer conhecer esse avanço mais profundamente? Então confira o site!