• Por Clínica Angioprime Diretor Técnico Médico: Dr. Alexandre Shiomi - CRM-PR 21.527
  • 15/07/2020 16:24

A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher, e todo o cuidado é pouco: tanto para a mamãe, quanto para o bebê. Porém, é necessário estar atenta aos sinais que o corpo nos envia, como as varizes na gravidez.

Elas podem surgir por diversos fatores diferentes, e por isso, é necessário estar sempre atenta aos sintomas e evitar alguns fatores que ajudam no surgimento das linhas de marcação na região inferior.

Apesar de não afetarem o bebê, é necessário entender o que fazer em relação às varizes na gravidez. Por isso, a AngioPrime selecionou as principais causas e dicas para que o tema se torne mais tranquilo durante a sua gestação.

Porque as varizes aparecem na gravidez?

Os motivos podem ser os mais diversos, porém, uma das grandes causas do surgimento de varizes na gravidez está relacionado à mudança hormonal no corpo da mulher.

Além disso, o histórico familiar também conta bastante para o surgimento de varizes nas pernas. Outros fatores relacionados à gestação também podem ajudar às varizes a se desenvolverem mais rápido, como:

  • Aumento do peso corporal
  • Pressão no útero
  • Comprometimento da circulação sanguínea.

Quais os riscos das varizes para a gravidez?

É muito importante que, ao notar o surgimento das varizes, você comente com sua ginecologista durante o pré-natal, para que o acompanhamento seja feito de maneira adequada e os exames necessários sejam solicitados.

Apesar de ser um sintoma bastante simples, é muito importante ter o cuidado para avaliar a situação das varizes. Afinal, cada situação é distinta da outra.

Se não cuidada de maneira certeira, as varizes podem se virar problemas maiores, como:

  • Úlcera de Estase: O sangue parado nas veias pode causar feridas extensas em toda a região das pernas
  • Tomboflebite Superficial: Quando a veia se inflama e cria um coágulo no interior, causando vermelhidão e dores intensas na região.
  • Varicorragia: Rompimento e sangramento das veias com varizes.

Como prevenir?

Apesar de algumas dicas serem relativamente simples, é muito importante relembrar que durante a gravidez, qualquer movimento que seja feito em maior intensidade e não seja adequado para o corpo, pode causar sérios danos à saúde.

Para evitar que apareçam varizes na gravidez, você poderá adotar hábitos como:

  • Não cruzar as pernas com frequência
  • Fazer massagens nas pernas no final do dia
  • Manter as pernas elevadas pelo menos 10m antes de dormir
  • Levantar da cadeira a cada uma hora

Como tratar as varizes?

Para conseguir tratar as varizes de maneira efetiva, somente a cirurgia conseguirá recuperar as veias sanguíneas com qualidade e precisão.

Esse procedimento, porém, é contraindicado para gestantes e lactantes. Se você precisar realmente fazer a cirurgia de varizes, converse com seu médico especialista, se existe realmente a possibilidade de adiar este procedimento para a segurança de todos.