Das águas geladas da Noruega às correntes cristalinas do Caribe, Marcelo Skaf convida o público a mergulhar em um universo subaquático cheio de cores, formas e vida. O fotógrafo e oceanógrafo lança seu novo livro, Pelos Mares do Mundo 2, no dia 13 de janeiro, às 18h, no AquaFoz, em Foz do Iguaçu, em um evento exclusivo para convidados, que também marca a abertura da exposição homônima. A mostra poderá ser conferida permanentemente ao longo do circuito educativo do aquário e ficará temporariamente no Parque Nacional do Iguaçu até 20 de janeiro. Com 240 páginas em formato table book, o livro reúne imagens de expedições pelos cinco oceanos, em mais de 70 países, e estará à venda na loja do AquaFoz, permitindo que todos os visitantes tenham acesso à obra.
Dono de um acervo de mais de 60 mil imagens feitas em cerca de 4,5 mil mergulhos, Skaf lista três elementos fundamentais para seu trabalho: domínio da técnica fotográfica, vasta experiência como mergulhador e profundo conhecimento do comportamento das espécies marinhas, para saber onde e quando encontrá-las. Para ele, cada fotografia exige técnica, paciência e sensibilidade. “Todos estes fatores precisam ser quase orgânicos para se conseguir fazer imagens como estas. É preciso ter uma capacidade de mergulhar como se fosse música; se você ficar pensando na pressão e na profundidade, não consegue se concentrar na fotografia”, explica.

Mais do que registrar formas e cores, Skaf transforma suas imagens em experiências de vida. Mergulhador desde os 15 anos, fundador do Instituto Baleia Jubarte e ex-diretor do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o fotógrafo e cinegrafista já participou de expedições que duraram meses em alto-mar, como a travessia do Atlântico e a volta ao mundo em 90 dias. Especialista em gestão de visitação em parques naturais e capitão amador, Skaf mantém sempre “um pé na terra e uma nadadeira no mar” e, para este novo trabalho, mergulha no fundo do oceano com o mesmo olhar atento à beleza e à técnica: “Os animais são ultracoloridos, mas lá embaixo pode ficar tudo azulado. Como conheço as cores de cada espécie, uso a luz e o flash como meu pincel”, diz o autor.

Essa mesma imersão que caracteriza o trabalho de Skaf se reflete no AquaFoz, que nasce com a missão de proteger e valorizar a vida que percorre o caminho das águas, desde o encontro dos rios Iguaçu e Paraná até o oceano. Com um dos maiores tanques oceânicos da América do Sul, comportando mais de 2 milhões de litros de água, o aquário recebe visitantes em um percurso que integra educação ambiental, pesquisa e conservação da biodiversidade aquática. Distribuído em três andares, o circuito permite acompanhar a transição de ecossistemas de água doce para salgada, com recintos que reproduzem ambientes naturais e espécies moldadas pelo movimento e pela energia das correntes, como tubarões-lixa, raias, peixes-palhaço, piranhas e piraras. A visitação se conecta diretamente à proposta do livro e da exposição, transportando o público para um universo subaquático fascinante, repleto de cores, formas e vida surpreendente.

Para o prefácio da obra, o velejador e medalhista olímpico Lars Grael ressalta: “Skaf demonstra um dom artístico singular ao fotografar o ambiente marinho. Sua obra permite que novas gerações compreendam que, nesse mundo ainda tão vibrante e diverso, reside uma das principais fontes de equilíbrio do planeta.” O lançamento do livro e a exposição prometem transformar a visita ao AquaFoz em uma experiência ainda mais imersiva, conectando visitantes ao universo subaquático e à importância da preservação ambiental, alinhando a arte da fotografia à educação e à conservação da biodiversidade.
Informações:
- Livro: Pelos Mares do Mundo 2
- Formato: 240 páginas, table book
- Lançamento: 13/01, às 19h30
- Local: AquaFoz – Av. das Cataratas, BR 469, Km 18, Foz do Iguaçu – PR
- ExposiçãoPelos Mares do Mundo 2
- À venda na loja do AquaFoz
Siga o AquaFoz nas redes sociais: Facebook | Instagram

