Com acabamento feito à mão, ovos de Páscoa lembram peças artísticas.
Com acabamento feito à mão, ovos de Páscoa lembram peças artísticas.| Foto: Divulgação
  • Por Blend Cacao
  • 23/03/2022 18:23

Depois de dois anos de profundas transformações, 2022 promete ser o ano que irá definir quais aprendizados e comportamentos do período de pandemia serão incorporados a nosso dia a dia e o que será apenas lembrança de adaptação ao isolamento social. Segundo o Google, o período de restrições fez surgir três padrões de consumo: de subsistência, celebração e reflexão.

O perfil de consumo de subsistência é caracterizado pela criatividade e pela economia circular, para fazer render o que há de recursos disponíveis no momento. Os consumidores que se encontram no perfil de celebração têm a característica de se presentear, em sinal de agradecimento pela superação dos momentos difíceis. Neste tipo de consumo, a pessoa é motivada a buscar peças raras e especiais, que simbolizem a conquista e a vitória pessoal diante de um período desafiador. O terceiro perfil, de reflexão, é identificado pela vontade de consumir com mais consciência, valorizando a sustentabilidade e dando apoio aos produtores locais.

Mais que chocolates

Um bom exemplo de uma marca que esteve atenta a estes movimentos é a Blend Cacao, inaugurada em 2020, durante uma das fases mais difíceis da pandemia. Com crescimento de 133% em um ano, a marca de chocolates artesanais está mostrando que entende o que o público quer neste momento. Sua proposta para a Páscoa é de celebração da vida, por meio da elegância da arte contemporânea. Sua coleção especial combina sabores raros com a beleza de ovos de chocolate finalizados com pinturas e cores vibrantes.

Gabriel Lorencette dá início à pintura das formas de ovos de Páscoa Caramel S’More.
Gabriel Lorencette dá início à pintura das formas de ovos de Páscoa Caramel S’More. | Divulgação

A linha Design Egg, desenvolvida pelo chocolatier Gabriel Lorencette – sócio da Blend Cacao - é composta por quatro lançamentos: Dark Almond, Cheesecake, Caramel S’More, e Gianduia. Com 220 gramas cada e embalagens diferenciadas, os ovos de Páscoa têm composições inusitadas e harmoniosas de chocolates e recheios. O Dark Almond é vegano, com chocolate 54%, recheio de ganache meio-amargo e amêndoas. O Cheesecake é um ovo de chocolate branco, com recheio de cheesecake de morango. O Caramel S’More é de chocolate ao leite, recheado com marshmallow e praliné noz-pecã. O ovo Gianduia tem chocolates ao leite e branco, com gianduia de chocolates branco e ao leite.

Da esquerda para a direita: Dark Almond, Gianduia e Cheesecake
Da esquerda para a direita: Dark Almond, Gianduia e Cheesecake | Divulgação

Mordida mais sustentável

A marca também está atenta à questão do consumo consciente, com o uso de insumos locais, e a valorização dos pequenos produtores. Uma das mudanças em andamento é a substituição do chocolate belga por uma base desenvolvida pelo próprio Gabriel Lorencette.“Estamos em transição. Com a substituição por um chocolate que estamos desenvolvendo, vamos conseguir reduzir a lecitina de soja, e vamos conseguir fazer um produto com menos açúcar”, afirma Lorencette, ao explicar que o cacau utilizado na receita é produzido na Bahia e o açúcar é orgânico.

Com embalagens sofisticadas, os ovos da Blend Cacao propõem uma celebração da vida, por meio da elegância da arte contemporânea.
Com embalagens sofisticadas, os ovos da Blend Cacao propõem uma celebração da vida, por meio da elegância da arte contemporânea.| Divulgação

Além dos ovos de Páscoa, a Blend Cacao tem em seu catálogo bombons, barras de lascas a granel, preparos de chocolate quente, barras Signature, e barras World Collection, com cacau 100% de origem única, de seis procedências: Java, Brasil, México, Equador, Tanzânia e São Thomé.

“Assim como vimos recentemente no mercado de cafés especiais, com crescente interesse do público por aromas diferenciados - por conta de características do local de plantio, como solo e altitude- estamos trazendo essa ideia para o universo dos chocolates. É possível identificar a procedência pelas notas aromáticas de chocolates produzidos em diferentes localidades”, explica Pedro Michels, sócio da Blend Cacao.

Com sete operações distribuídas em Curitiba, Londrina, Maringá, Brasília e a mais recente, em Balneário Camboriú – inaugurada em março deste ano – a Blend Cacao planeja expandir ainda mais seus negócios em 2022, com lançamento de novos produtos – como drágeas, compotas, geleias e cremes de avelã. A Blend Cacao também está em fase de recebimento de propostas de interessados em abrir franquias da marca – com isso, a expectativa é de que a marca cresça 115% neste ano.

Acompanhe as novidades da marca de chocolates pelo Instagram @blend.cacao, ou acesse o site para conhecer a linha completa: blendcacao.com.