Com tantas opções no mercado, pode parecer difícil escolher a melhor escova de dentes. Contudo, existem critérios objetivos que você pode seguir para decidir
Com tantas opções no mercado, pode parecer difícil escolher a melhor escova de dentes. Contudo, existem critérios objetivos que você pode seguir para decidir| Foto: Divulgação
  • Por bluem
  • 21/02/2024 15:07

Você já sabe que deve trocar sua escova de dentes a cada três meses ou quando as cerdas estiverem gastas, certo? Mas, quando você chega na gôndola do supermercado ou da farmácia, pode ser bem difícil escolher a melhor escova de dentes entre tantas opções.

Nesse cenário, você é daqueles que escolhem sempre a primeira escova que vê? Que procura a marca mais barata e se dá por satisfeito? Ou aquele que paga mais caro em um produto de marca famosa? Muitos simplesmente passam um bom tempo olhando para todas as opções, sem saber que critério usar para decidir.

A verdade é que existem, sim, critérios para escolher a melhor escova de dentes. E você deveria segui-los, já que essa é uma decisão muito importante para sua saúde bucal.

Conheça as escovas de dentes e outros produtos de cuidados bucais blue®m!

Por que comprar a melhor escova de dentes?

Muitas pessoas apenas compram a escova de dentes mais barata, mais bonita ou da marca mais famosa — pensando que isso faz pouca diferença para a saúde bucal. Mas tal pensamento não poderia estar mais distante da realidade.

Uma boa escova de dentes é indispensável à saúde bucal, uma vez que ela é a responsável por remover a placa bacteriana, por força mecânica. Ou seja, é o movimento da escovação que destrói a placa para que ela seja removida. O creme dental contribui para isso, além de deixar sua boca com um aroma agradável, mas a escova de dentes é a principal responsável pela remoção da placa bacteriana.

Além de comprar a melhor escova de dentes você também deve saber como usá-la corretamente. Os dentistas recomendam que você use pouco creme dental (uma porção do tamanho de uma ervilha é o suficiente) e faça movimentos suaves, sem colocar muita força. Por mais que a força mecânica remova a placa, o excesso de força pode danificar seus dentes e machucar as gengivas.

Os principais critérios para escolher sua escova de dentes

Agora que você compreendeu a importância dessa escolha, nós podemos listar quais são os critérios que você realmente deve seguir para isso. Afinal, os preços, a marca ou o design das escovas — com cabos coloridos e supostamente anatômicos — não são o mais importante.

O que realmente importa é a eficiência da escova em limpar seus dentes. Nesse sentido, existem alguns critérios bastante objetivos que podem orientar sua decisão.

As cerdas

A escova de dentes remove a placa bacteriana pela força mecânica. Por isso, as cerdas são fundamentais para você escolher a melhor escova de dentes no supermercado ou farmácia.

O ideal é que sua escova tenha cerdas macias ou ultramacias, para que você consiga fazer o movimento de fricção sem agredir as gengivas nem danificar o esmalte dos dentes.

É comum colocar uma força excessiva na escovação sem perceber — o que pode causar retração gengival, perda de esmalte e sensibilidade. Nesse caso, a escova com cerdas macias ou ultramacias ajuda a evitar os problemas causados pelo excesso de força.

As escovas duras ou médias são menos recomendadas por isso. Seu uso é indicado apenas para limpar dentaduras ou próteses.

O cabo

Nos supermercados e farmácias, você encontra escovas com cabos coloridos e formatos diferentes, mas isso tem pouca importância. O que faz diferença é que sua escova tenha boa empunhadura e seja confortável de usar.

Isso é importante para que você consiga fazer todos os movimentos corretamente, sem colocar muita força. Além disso, a escova não pode escorregar durante a limpeza, pois isso pode causar machucados, especialmente na gengiva.

Escova de dente macia realmente é melhor?

Sim! De todos os critérios para escolher uma escova de dentes, as cerdas macias são o mais importante. E se você puder comprar uma escova de dente ultramacia, de boa procedência e com cerdas ainda mais delicadas, melhor.

Um ótimo exemplo é a escova de dentes ultramacia blue®m. A maciez permite uma escovação segura, sem machucar suas gengivas ou danificar o esmalte dos dentes. Mas além de serem ultramacias, as cerdas da escova de dentes blue®m têm pontas extrafinas. Isso ajuda na limpeza interdental, removendo a placa dos locais mais escondidos da sua boca.

Para terminar, não se esqueça que mesmo comprando a melhor escova de dentes, você ainda precisa trocá-la a cada três meses ou quando as cerdas estiverem gastas. Além disso, você continua precisando ir ao dentista a cada seis meses — no consultório, há outras ferramentas para uma limpeza ainda mais profunda.

Acesse o site e adquira a escova de dentes ultramacia blue®m

Siga a blue®m nas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
LinkedIn

Contato
Telefone
0800 944 5060
contato@bluem.com.br