O chef Vitor Bourguignon indica preparos diferentes para cada tipo de carne, das mais macias até as mais gordurosas.
O chef Vitor Bourguignon indica preparos diferentes para cada tipo de carne, das mais macias até as mais gordurosas.| Foto: Divulgação/Boi and Beer
  • Por Boi and Beer
  • 17/03/2021 10:02

A maior dificuldade de quem cozinha todos os dias é a falta de criatividade para os preparos do dia a dia. O vencedor do Master Chef e sócio do Boi and Beer Açougue Moderno, Vitor Bourguignon, dá dicas de quais carnes escolher para diversificar os preparos.

“O mignon, contrafilé ou alcatra são carnes mais macias e vão bem no preparo de estrogonofe ou de um bife acebolado. Se optar pela peça do mignon inteira, fica uma delícia temperada no forno, também”, ensina o profissional.

Vitor ensina que as carnes menos gordurosas, como patinho, músculo e fraldinha, são melhores para fazer na panela de pressão. “Na versão moída, temos excelente preparos para esse tipo de carne, como Madalena, quibe cru ou assado, molho bolonhesa para ir em cima de um macarrão, ou até uma almôndega”, diz.

Quem prefere a carne de frango, o peito, por ser mais seco, fica ótimo como estrogonofe, mas também pode ser usado no preparo de frango xadrez com curry, ou com um molho de mostarda ou queijo gorgonzola. “A coxa e sobrecoxa são mais suculentas e vão bem no forno ou até mesmo ensopadas”, afirma o chef.

No açougue, é possível comprar as carnes frescas, embaladas a vácuo, que vão da geladeira direto para a panela, sem necessidade de congelar. “As carnes embaladas a vácuo possuem uma durabilidade de até 15 dias na geladeira. Depois disso, é importante fazer o congelamento. Para descongelar, 24h na geladeira novamente e, então, está pronta para cozinhar”, explica Bourguignon.

O chef dá uma receita de Bife à Milanesa com aioli de limão e purê de batata, que pode ser uma ótima escolha para o almoço ou jantar desta semana. A receita rende três porções.

Bife à Milanesa com aioli de limão e purê de batata, do chef Vitor Bourguignon.
Bife à Milanesa com aioli de limão e purê de batata, do chef Vitor Bourguignon.| Divulgação/Boi and Beer

Ingredientes:

3 bifes de mignon;
100 g farinha de trigo;
3 ovos;
100 g farinha Panko;
300 g de batata inglesa;
100 g manteiga;
1/2 dente de alho;
200 ml óleo de milho;
1 limão;
Óleo para fritar (canola ou girassol).

Modo de preparo:

Tempere a farinha de trigo com sal e pimenta do reino e coloque em um recipiente. Faça o mesmo com a farinha Panko. Bata dois ovos em um terceiro recipiente e reserve.

Com auxílio de um papel toalha, seque a superfície dos filés e empane na farinha de trigo, na mistura de ovos e, por fim, no Panko. Leve ao refrigerador por 10 minutos.

Para o purê de batatas, corte as batatas descascadas e leve em uma panela com água suficiente para cobrir. Depois de cozidas, esmague a batata e retorne para a panela com a manteiga e uma concha da água do cozimento, tempere com sal e pimenta do reino.

Para o aioli, rale a casa do limão e reserve. Com auxílio de um mixer ou liquidificador, coloque um ovo e suco de 1/2 limão e comece a bater, colocando o óleo de milho devagar, em fio, até chegar ao ponto desejado. Por fim, coloque o alho e as raspas do limão e bata um pouco mais até ficar homogêneo.

Para o bife, frite em óleo a 160 graus, em fogo médio, até ficar dourado. Escorra em papel toalha e sirva com o aioli por cima e purê de batatas para acompanhar.

A receita de Bife à Milanesa com aioli de limão e purê de batata rende três porções.
A receita de Bife à Milanesa com aioli de limão e purê de batata rende três porções.| Divulgação/Boi and Beer

O Boi and Beer Açougue Moderno fica na Rua Marcelino Champagnat, 779 – Mercês. Os pedidos via delivery podem ser feitos pelo telefone (41) 3328-4590, WhatsApp (41)98864-3302 ou pelos aplicativos Boi and Beer  (disponível somente para Android ou para IOS no link), Rappi e iFood.