Os projetos da Bontempo conseguem adaptar-se às diversas realidades das pessoas. Liberdade criativa é mais que uma crença, é lei.
Os projetos da Bontempo conseguem adaptar-se às diversas realidades das pessoas. Liberdade criativa é mais que uma crença, é lei.| Foto: Divulgação
  • Por Bontempo
  • 01/12/2021 12:45

A Bontempo indústria está sempre buscando tendências e desenvolvendo a criatividade de seus técnicos e engenheiros para atender os projetos exclusivos  e personalizados que os profissionais especificadores criam para seus clientes. Para divulgar a essência da marca Bontempo, a franquia de Curitiba convidou a Furf Design, o designer de produtos Bruno Faucz e a gerente de mercado da Bontempo, Rafaela Stedile para uma conversa sobre criatividade e negócios.

Veja um pouquinho de como foi o evento.

O “Bezão” de quase 2 metros de altura, que representa a logo da Bontempo,  foi  customizado pelos designers Maurício Noronha e Rodrigo Brener, da Furf, com o objetivo de traduzir a interseção entre dois universos distintos; o da fábrica e o do design.

A proposta foi materializar  em um símbolo   o conceito de Poesia e Negócios, por mais antagônicas que estas vertentes possam parecer.

A Bontempo entende que para satisfazer os desejos do cliente, a indústria precisa colocar lado a lado o estilo, a tecnologia e o design.

Em um mercado massificado, cada modelo de negócio precisa de uma diferenciação para se destacar. A Bontempo se destaca no segmento de  mobiliário de alto padrão  por ser uma indústria que entende e atende as realidades individuais dos  clientes que  possuem características e desejos únicos.

Durante o bate papo, os designers falaram de maneira descontraída sobre todo processo criativo que empregaram no desenvolvimento do conceito do Bzão e compartilharam um pouco das suas experiências .

“É uma expectativa muito grande. Quando chegamos aqui e vimos um evento com tanta leveza, com tantas risadas e com tanta gente querida. É a representação perfeita para a Bontempo. É um tempo bom, com pessoas boas que tornam tudo isso um presente”, comenta o designer de produtos Maurício Noronha.

Os designers da Furf utilizaram a simbologia da palavra “tempo” para demonstrar a mais pura essência da marca.

Nas diferentes interpretações que temos sobre um ‘bom tempo’, nós levamos em consideração o clima. É muito interessante pensar como o clima pode interferir no estado de espírito das pessoas. O tempo azul desperta algo de  bom nas pessoas”.

No meio do Bzão surge um sol “espelho”. A proposta é que as pessoas que visualizam o Bezão, possam se aproximar e se  enxergar como “luz, comenta Rodrigo Brener.

Também no centro do Bzão, sob o espelho de sol, há uma haste que é na realidade um metrônomo que serve para demonstrar o ritmo do “tic –tac” que nos faz perceber  a passagem do tempo e exalta a arte presente nele.

O Bzão criado pelos designers da Furf.
O Bzão criado pelos designers da Furf.| Divulgação

As nuvens que aparecem sobre o azul do Bzão, foram pintadas a mão pelos designers, o que é um fato inédito. Como a Furf trabalha com foco nas indústrias, estão acostumados com a larga escala da produção em massa,

Pintar à mão foi uma intervenção exclusiva e única e demonstra o apreço de Maurício e Rodrigo pela marca.

Bruno Faucz , que também participou do evento, é designer e referência no mercado brasileiro de mobiliário. Ele criou para a Bontempo a Cadeira Adélia em homenagem aos 40 anos de história da marca. O nome Adélia é uma homenagem à mãe dos irmãos fundadores da indústria.  Desta forma, o híbrido entre cadeira e poltrona que serve para compor os múltiplos ambientes fabricados pela Bontempo, celebra um legado que é a inspiração para a Bontempo continuar evoluindo.

Cadeira Adélia, criação de Bruno Faucz em homenagem à mãe dos irmãos fundadores da Bontempo.
Cadeira Adélia, criação de Bruno Faucz em homenagem à mãe dos irmãos fundadores da Bontempo.| Divulgação

Para Bruno: “O evento foi muito legal. Dividir esse espaço com o pessoal da Bontempo, com o Maurício e o Rodrigo da Furf que são profissionais que eu admiro, e poder falar sobre criatividade com todos esses arquitetos foi um momento incrível”, comenta.

Destacou-se também a presença de Rafaela Stedile, gerente de mercado da empresa, que mencionou que a visão que a Bontempo Indústria tem do negócio  do mobiliário de Alto Padrão é a de realizar sonhos. Todos os processos, da fabricação do móvel  à montagem  na casa do cliente levam em consideração  o fato de que somos uma indústria de pessoas que trabalham para pessoas.

A Bontempo convida a todos a conhecerem o “Bzão” na Rua Padre Germano Mayer, 1944 Hugo Langue – Curitiba. Será uma  oportunidade  para conferir como os  designers da Furf conseguiram traduzir a proposta de unir design, arte e negócios em uma única letra B. O showroom da Padre Germano Mayer está totalmente renovado com vários lançamentos  e neste espaço, destacam-se as soluções a nova linha Conect que funciona por comando de voz.

Confira a entrevista do Bruno Faucz.

Confira também a entrevista com Rodrigo e Maurício, da Furf.

Siga a Bontempo Curitiba no Instagram e conheça mais da essência da empresa.