A Bontempo segue o conceito de móveis de autoexpressão, com possibilidades infinitas para personalizar cada detalhe dos projetos
A Bontempo segue o conceito de móveis de autoexpressão, com possibilidades infinitas para personalizar cada detalhe dos projetos| Foto: Bontempo
  • Por Bontempo
  • 28/10/2021 12:47

Tradicional fabricante de móveis da serra gaúcha, a Bontempo segue um singular conceito de móveis de autoexpressão. Um contraponto às peças fabricadas em grande escala ou até aos móveis planejados, com possibilidades limitadas, a marca permite que arquitetos e designers criem projetos totalmente únicos para cada cliente — um nunca é igual a outro.

Nesse cenário, as coleções da Bontempo não buscam apresentar este ou aquele produto — já que cada móvel é único —, mas sim trazer inspirações para os profissionais e estimular novas criações a partir dos materiais. Seja em largura, altura ou profundidade, cada medida ou forma pode ser pensada particularmente.

Isso é possível por conta do processo de fabricação exclusivo da Bontempo, com lâminas de madeira selecionadas e processadas manualmente por artesãos especializados, que depois passam por máquinas de alta tecnologia e precisão milimétrica para o acabamento.

"Somos uma marcenaria de alta tecnologia", afirma Rafaela Stedile, gerente de mercado da Bontempo.

A seleção da madeira é um dos pilares de processo e uma das principais fontes de inspiração da Bontempo. Isso porque esse material oferece uma liberdade de criação que outras opções menos nobres simplesmente não permitem. Além disso, trata-se de um material que envolve e oferece aconchego, nos aproximando da natureza como nenhum outro. Por fim, como as árvores não são umas iguais às outras, as lâminas de madeira também não são, conferindo mais um toque de singularidade a cada projeto.

Em relação ao cuidado e preocupação com o meio-ambiente, a Bontempo também traz uma convicção muito forte nesse sentido, trabalhando apenas com madeiras de origem certificada e oferecendo uma opção de consumo consciente. Além da madeira, é possível agregar outros materiais aos projetos — como ferro, alumínio, vidro, couro e tecidos.

Confira todas as inspirações e conheça as possibilidades no site da Bontempo

Mais do que branco, marrom ou qualquer outra cor comercial, os móveis de autoexpressão da Bontempo podem ter a cor que o cliente quiser
Mais do que branco, marrom ou qualquer outra cor comercial, os móveis de autoexpressão da Bontempo podem ter a cor que o cliente quiser| Imagem: Bontempo

Cores que inspiram e expressam personalidade

A seleção da madeira e a criação de formas e medidas únicas em cada projeto são a base do conceito de móveis de autoexpressão. Mas essa ideia realmente ganha vida quando as cores e acabamentos são aplicadas às peças.

A Bontempo oferece diversos grupos de acabamento que transmitem sensações diferentes e podem ser usados livremente para cada projeto ou cliente.

A Lacca, por exemplo, são reconhecidas pela textura aveludada, que transmite aconchego ao mesmo tempo em que é sofisticada.

Já os Laccatos trazem alto brilho, com muita elegância, recebendo aplicações robotizadas de verniz e polimento. O grupo de acabamento Spazzolato é um dos destaques da Bontempo, com processo de produção exclusivo: ele passa por uma etapa de escovação especial para aprofundar os veios e realçar as texturas da madeira, para depois receber a cor.

Os acabamentos do grupo Spazzolato recebem uma etapa de escovação especial para aprofundar os veios e realçar as texturas da madeira, para depois receber a cor
Os acabamentos do grupo Spazzolato recebem uma etapa de escovação especial para aprofundar os veios e realçar as texturas da madeira, para depois receber a cor| Imagem: Bontempo

Os acabamentos Metallo Riscato foram um dos lançamentos Bontempo em 2020, com visual bastante contemporâneo: ele recebe preparação e lixamento únicos para trazer um aspecto de aço escovado para a madeira. Além disso, há os Legnos (madeira natural), Laminatos (com padrões amadeirados), Laminatos Pietra (com padrões que remetem às pedras), Lucidos (que têm efeito perolizado) e várias outras opções.

Para adicionar mais um fator à multiplicação das possibilidades, temos as cores.

Talvez elas sejam um dos ingredientes mais importantes do conceito de móveis de autoexpressão, já que escolher uma paleta de cores diz muito sobre nossa personalidade e traduz grande parte das sensações que queremos oferecer com aquele ambiente.

Dentro do conceito MoltiColori, a Bontempo traz milhares de opções de cores, em matizes e tons diferentes, além da possibilidade de personalizar as cores do seu móvel — em resumo, a tonalidade que você imagina é a tonalidade que você vai ter. Isso oferece uma nova fronteira de personalização, ainda mais quando combinado com os outros fatores.

As diferentes inspirações de formas, cores, materiais e acabamentos servem para ampliar a criatividade de arquitetos e designers, bem como dos clientes. Assim, é possível materializar exatamente aquilo que se imagina, com móveis de alto padrão que realmente expressam as personalidades de quem vive naquela casa, transformando o lar num verdadeiro refúgio.

Para conferir essas inspirações na prática e conhecer algumas possibilidades, visite o Espaço Bontempo, na Av. do Batel 1550/611.

Siga a Bontempo Curitiba no Instagram e entre em contato para projetar as suas ideias