Portal da entrada da cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Portal da entrada da cidade de Joinville, em Santa Catarina.| Foto: Shutterstock
  • Por Bourbon
  • 16/12/2022 12:43

É difícil não encontrar diversão em Joinville. A maior cidade do estado de Santa Catarina tem opções de atividades para todos os estilos de visitantes, inclusive para quem deseja aproveitar o Natal e o Réveillon por lá.

Se você deseja conhecer Joinville, o final de ano é uma ótima época para fazer isso. Além de celebrar o período natalino e a chegada do ano novo, dá para curtir vários passeios na cidade, dos mais tranquilos até grandes aventuras na natureza.

Por que conhecer Joinville?

Cidade das flores, cidade das bicicletas ou caminho dos príncipes. Seja como for, estamos falando de Joinville e sua diversidade cultural que reflete a colonização por suíços, alemães, italianos e noruegueses.

Fundada em 1851, Joinville é um dos destinos mais interessantes do Brasil. Uma vez lá, você tem diversas opções de passeios e pontos turísticos para conhecer, desde museus históricos e festivais, até praias e parques arborizados.

Localização de Joinville

Localizada no norte de Santa Catarina, entre Florianópolis (186 km) e Curitiba (132 km), Joinville é a maior cidade do estado e também a terceira mais populosa da região Sul, atrás apenas da capital paranaense e de Porto Alegre.

A cidade fica em um dos pedaços mais bonitos do litoral brasileiro, mais precisamente entre a Baía da Babitonga e suas 14 ilhas e as montanhas da Serra do Mar. Sim, Joinville está perto do mar e da serra ao mesmo tempo.

O que fazer em Joinville?

Com uma localização tão privilegiada, não falta o que fazer na cidade das flores. Praias, montanhas, gastronomia inspirada nos costumes dos imigrantes europeus, vida noturna agitada, museus, festas tradicionais, parques, trilhas, rios e cachoeiras. Seu final de ano tem tudo para ser inesquecível por lá.

Barco do Príncipe

Única embarcação desta categoria em atividade no Brasil, o Barco do Príncipe tem capacidade para 417 pessoas. A navegação pela Baía da Babitonga para entre as 14 ilhas do arquipélago, área do porto e centro histórico de São Francisco do Sul, com retorno a Joinville e almoço servido a bordo.

Porta do Mar

Um dos cartões postais de Joinville, o parque Porta do Mar se destaca por seu monumento que emoldura a Baía da Babitonga, na orla da Lagoa do Saguaçu, no bairro Espinheiros.

Além das lindas fotos para seu álbum de viagem, a visita ao Parque pode render um delicioso passeio gastronômicos com tantas opções de restaurantes especializados em frutos do mar, como o Porta do Mar do Chef Zinho, a Petiscaria Sabor do Mar, restaurante Beira-Mar, Siri Cascudo, restaurante do Paulinho, entre outros.

Museu Nacional de Imigração e Colonização

O Museu Nacional de Imigração e Colonização foi tombado pelo IPHAN.
O Museu Nacional de Imigração e Colonização foi tombado pelo IPHAN.| Shutterstock

Local certo para você conhecer melhor o processo histórico de imigração no Sul do Brasil. O prédio do museu foi construído em 1870 e na época era usado pela administração da Colônia alemã Dona Francisca, que deu origem à Joinville. Em 1939 o espaço foi tombado pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Museu da Bicicleta

Sabia que no mundo existem apenas sete museus dedicados a bicicletas? O de Joinville é o único da América Latina. Lá você encontra mais de 16 mil itens, como bicicletas exóticas, acessórios, peças, fotografias, objetos de arte e um modelo exclusivo para andar na linha de trem.

Mirante de Joinville no Morro da Boa Vista

Localizado a apenas 2,3 km do centro da cidade, o mirante tem quase 250 metros de altura e proporciona uma vista panorâmica maravilhosa de Joinville, da Baía da Babitonga e do mar.

Escola do Teatro Bolshoi

Esta é a única filial do famoso Teatro da Rússia no Brasil. Lá dá para fazer um tour guiado para conhecer as instalações e um pouco da história dos alunos e professores.

Instituto Juarez Machado

Inaugurado em 2014, o Instituto Juarez Machado é um espaço sem fins lucrativos, concebido para promover o pensamento, aprendizado, apreciação e exposições de arte. Com isso, o local oferece diversas atividades, como cursos, palestras, debates e exposições, com destaque para as obras dos mais de 60 anos de carreira de Juarez Machado.

Passeios rurais e cafés

Cercada por muito verde e uma zona rural produtiva, Joinville oferece experiências inesquecíveis em quatro lindas regiões que atraem cerca de 250 mil turistas anualmente, com opções para quem busca agroturismo, ecoturismo e aventura, fazendinha e animais, pesca, gastronomia, produtos coloniais e do campo, entre outras.

As quatro regiões da rota rural são: Caminhos de Dona Francisca, Caminhos do Piraí, Estrada Bonita e Estrada da Ilha. Outro atrativo irresistível da região é tomar um café no meio da tarde, algo que Joinville é especialista, com salões de café, cafeterias, docerias, confeitarias e padarias espalhadas por toda cidade.

Natal e Réveillon em Joinville

O Bourbon Joinville Convention Hotel está com programação especial de Natal e Réveillon.
O Bourbon Joinville Convention Hotel está com programação especial de Natal e Réveillon.| Shutterstock

Se você deseja esperar a chegada do novo ano na cidade, não há um lugar específico para curtir os fogos. No bairro Espinheiros, por exemplo, acontece um espetáculo de fogos, que tem como cenário de fundo o Barco Príncipe e a Baía da Babitonga.

Outra opção é aproveitar a ceia especial de Natal e Réveillon dos melhores restaurantes de Joinville ou hotéis da cidade, como a do Bourbon Joinville Convention Hotel.

Praias perto de Joinville

Algumas pessoas preferem ir para o litoral celebrar o ano novo. A região conta com boas opções e uma delas é a praia de São Francisco do Sul, carinhosamente chamada de "São Chico".

Localizada a apenas 60 km de Joinville. O local é famoso por ter belas praias com dunas de areias brancas, algumas com fortes ondas para os surfistas de plantão e outras com  águas tranquilas para um bom banho de mar.

Outra opção é a praia da Penha, a 75 km de Joinville. Este é o balneário catarinense com o maior número de praias (19 no total). É lá onde está o parque Beto Carrero World. Outro atrativo é a gastronomia à base de frutos do mar.

Perto da cidade catarinense tem ainda outras opções no litoral, como as praias de Barra Velha, do Vigorelli, Piçarras e Itapoá. É só escolher e aproveitar.

Onde se hospedar em Joinville

Para aproveitar o Natal e o Réveillon em Joinville, você merece muito conforto e conveniência no coração da cidade das flores. O Bourbon Joinville Convention Hotel é referência em modernidade e sofisticação, localizado a apenas 15 minutos do Aeroporto, com acesso exclusivo ao Shopping Mueller.

O Hotel está próximo aos principais pontos turísticos e centros comerciais de Joinville e conta com uma ótima estrutura:

  • Estacionamento;
  • Serviço de quarto;
  • Business Center;
  • Estrutura gastronômica especialmente desenvolvida para refeições, momentos de lazer e descontração: Restaurante Le Jardin, Bar Le Jardin e Mongólia Café..

Natal no Bourbon Joinville Convention Hotel

Além de toda programação de Joinville, o Hotel Bourbon conta com uma programação especial para você aproveitar ainda mais a noite de Natal. Confira:

  • Ceia com menu especial;
  • A partir das 19h30;
  • Buffet servido das 19h30 às 22h30;
  • Decoração Especial, Música ambiente; 
  • Estacionamento cortesia para carros e motos;
  • Crianças até 5 anos cortesia;
  • Crianças de 6 a 10 anos pagam metade do valor;
  • Reservas e outras informações, clique aqui.

Réveillon no Bourbon Curitiba Convention Hotel

O Bourbon Joinville Convention Hotel preparou uma noite inesquecível, repleta de atrações e decoração especial para celebrar o ano novo em grande estilo.

  • A partir das 21h;
  • Buffet servido das 21h às 23h30;
  • Menu especial;
  • DJ a partir das 23h;
  • Estacionamento cortesia para carros e motos.
  • Reservas e outras informações, clique aqui.

Clique aqui e faça sua reserva no Bourbon para aproveitar o Natal e o Réveillon em Joinville.