Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Viva uma experiência inesquecível no Norte do Paraná

O Norte Pioneiro do Paraná é o destino perfeito para quem gosta de turismo rural, de aventura, cultural, religioso e ecoturismo

Ribeirão Claro, no Norte do Paraná, destaca-se por sua vocação rural.
Ribeirão Claro, no Norte do Paraná, destaca-se por sua vocação rural. (Foto: Shutterstock)

Bourbon - No mundo todo, o Brasil é conhecido pelo carinho com que recebe seus visitantes. Isso fica ainda mais evidente quando você se hospeda nos empreendimentos da Bourbon Hotéis & Resorts

13/12/2022 às 12:22

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Se você quer entrar em contato com a natureza, conhecer culturas e experimentar novas aventuras na sua próxima viagem, o Norte Pioneiro do Paraná é o destino ideal. Localizada na divisa com o estado de São Paulo, a região possui 46 municípios que, graças às suas terras férteis, se desenvolveram em torno do café.

São muitas áreas verdes, paisagens deslumbrantes, cachoeiras, rios, termas, represas, museus e outros atrativos que fazem do norte do Paraná um paraíso para quem gosta de turismo rural, religioso, de aventura, cultura e ecoturismo.

Descubra o Norte Pioneiro do Paraná

O Norte do Paraná foi uma das principais portas de entrada para a colonização do estado no século XIX graças à atividade cafeeira, fundamental para desenvolver a economia da região até hoje.

Seguindo o cheiro do café, imigrantes de diferentes países chegaram por lá, sobretudo espanhóis, italianos, japoneses, ucranianos, russos e alemães, além de famílias brasileiras de São Paulo e Minas Gerais.

O resultado disso foi uma rica mistura de culturas e crenças de diferentes povos com a natureza fértil e belezas naturais para alegria de quem decide explorar e descobrir os municípios do do Norte do Paraná.

Principais cidades do Norte do Paraná 

A região onde predomina a terra roxa, responsável pela história de grandes safras do café brasileiro e que até hoje desenvolve a produtividade agro, também é fértil para o turismo em cidades como Cambará, Jacarezinho, Bandeirantes, Ribeirão Claro, entre outras.

Cambará

Originalmente criado como distrito subordinado ao município de Jacarezinho, Cambará está acostumada a receber turistas atraídos por sua diversão, aventura, ecologia e eventos gastronômicos.

Com uma população estimada em 25.250 habitantes, Cambará tem motivos de sobra para você aparecer por lá:

  • Parques Ecológicos Alambari I e II;
  • Mirante do Cristo Redentor;
  • Praça Miguel Dinizo; 
  • Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças;
  • Antiga Estação Ferroviária;
  • Construções históricas;
  • Festivais gastronômicos: festas do Milho Verde, do Porco no Tacho, da Costela ao Fogo de Chão, entre outras.

Jacarezinho

Igreja de São Sebastião, em Jacarezinho.Igreja de São Sebastião, em Jacarezinho. (Foto: Shutterstock)

Local de belezas naturais e religiosas, Jacarezinho é o destino perfeito para quem quer descansar e se conectar com o espiritual. A cidade é conhecida como a Capital Estudantil do Norte Pioneiro, por causa dos colégios e faculdades que atraem jovens de todo país.

Jacarezinho faz fronteira com a cidade paulista de Ourinhos e com os municípios paranaenses de Cambará, Barra do Jacaré, Santo Antônio da Platina e Ribeirão Claro.

Bandeirantes

Este é um lugar de natureza exuberante, fé e tradições. Bandeirantes se destaca por sua terra fértil e pelo povo que veio de diferentes partes do Brasil e do mundo. No turismo da cidade destacam-se os segmentos ecológico, religioso, rural e o enoturismo.

Entre os lugares mais visitados estão:

  • Castelo La Dorni; 
  • Encontro das Águas; 
  • Parque do Povo;
  • Santuário Santa Terezinha e São Miguel Arcanjo;
  • Estância Santa Maria;
  • Festas: do Milho, da Uva, Jogos Florais, Rodeio, Oktoberfest, Baile das Bahamas, Cavalgadas e outras.

Ribeirão Claro

Assim como outras cidades do Norte do Paraná, Ribeirão Claro tem o passado marcado pelo cultivo do café. Atualmente, com mais de 10 mil habitantes, o município conserva a vocação rural e produz também milho, leite, compotas e geléias.

Ribeirão Claro se destaca ainda pelas fábricas de móveis e laticínios. No turismo vale à pena explorar os segmentos rural, ecológico, religioso, o enoturismo e visitar locais como: Balneário da Cachoeira, Fazenda Monte Belo, Fazenda Pinhalzinho, Fazenda São João - Morro do Gavião e a Rampa Pedra do Índio.

O que fazer no Norte do Paraná?

O Norte Pioneiro do Paraná é uma região encantadora e acolhedora, pronta para proporcionar dias inesquecíveis, com roteiros que agradam todos os estilos de turistas.

Turismo rural

Em alguns municípios do Norte Pioneiro dá para conhecer de perto o processo de fabricação do café, colocar a mão na massa e ajudar na lida do campo. Mas, se você prefere curtir o ar puro e sossego da natureza, tem fazendas, sítios e pesque-pagues na região para aproveitar o dia e se deliciar com a culinária rural e colonial.

Turismo cultural

Os costumes dos diferentes povos trazidos pela colonização misturada ao passado cafeeiro fazem do Norte do Paraná um fonte de história e cultura. Se você deseja conhecer esse patrimônio de perto, visite os museus, centros culturais, arquivos históricos, festivais, a antiga sede da Estação Rodoviária, em Cambará, o parque da Mina Velha, em Ibati, e o Museu da Imigração Japonesa, em Assaí, que é considerado o primeiro Castelo Japonês do Brasil.

Turismo religioso

O Norte do Paraná também é referência no turismo religioso, com igrejas e santuários que destacam-se também pela beleza arquitetônica e requinte. Conheça o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, e o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, em Tomazina, considerado a “Capela Sistina do Norte Pioneiro Paranaense”.

Outros atrativos espirituais imperdíveis são a Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, em Cambará, a Catedral Imaculada Conceição, de Jacarezinho, a tradicional festa de Bom Jesus da Cana Verde, de Siqueira Campos, o templo budista Shoshinji, em Assaí, e os dois Circuitos das Capelas (católicas e evangélicas), nas áreas rurais de Ibiporã.

O Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, é perfeito para diversas atividades ao ar livre.O Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, é perfeito para diversas atividades ao ar livre. (Foto: Shutterstock)

Ecoturismo

A natureza do Norte Pioneiro do Paraná é responsável por alguns dos momentos mais inesquecíveis da viagem. São rios, cachoeiras, praias artificiais, parques ecológicos e recantos verdes para banhos refrescantes, lazer, diversão e descanso.

Turismo de aventura 

Se você procura por aventura, frio na barriga e muita emoção, o Norte Pioneiro do Paraná é a região ideal para prática de esportes radicais como tirolesa e rapel, além de pesca esportiva, passeios de lancha e catamarã.

São formações rochosas, como o Morro do Gavião, em Ribeirão Claro, lagos como o da Represa de Chavantes, que é considerada a Angra Doce do Paraná, cachoeiras impressionantes, trilhas e um céu convidativo para vôos.

Gastronomia

Vinícola, fábrica de cerveja, cachaçaria, fazendas de café, pizza na fazenda, festivais gastronômicos, a Feira da Lua (em Cambará) e restaurantes onde se destacam os sabores da gastronomia mineira, japonesa e italiana, além das receitas à base de peixe por causa de importantes rios da região.

Onde se hospedar no Norte do Paraná?

O Hotel Bourbon de Cambará tem a maior e mais moderna estrutura de hospedagem, gastronomia e eventos da região.O Hotel Bourbon de Cambará tem a maior e mais moderna estrutura de hospedagem, gastronomia e eventos da região. (Foto: Divulgação)

Assim como os atrativos turísticos da região, a rede hoteleira do Norte do Paraná é ampla, com acomodações para todos os estilos. Se você deseja conforto, o Bourbon Cambará Hotel oferece a mesma qualidade dos hotéis da rede.

O Bourbon da Região Pioneira do Norte está localizado na cidade de Cambará, que é de onde vem a família fundadora da Rede e, por isso, esse é um dos hotéis mais especiais da companhia.

O Bourbon Cambará Hotel tem a maior e mais moderna estrutura de hospedagem, gastronomia e eventos da região, localizado estrategicamente no centro da cidade, perto das principais lojas do comércio, bancos, bares e restaurantes.

Conheça o Instituto Bourbon

Com a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e ética, por meio de ações educacionais, culturais, esportivas e de saúde para a comunidade de Cambará e região, o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental promove ações nas Escolas Vezozzo, da Vila Rotary de Cambará.

Como chegar em Cambará

As rodovias BR- 153 e BR-369 são a melhor maneira de chegar a Cambará. O aeroporto mais próximo é o de Londrina, que fica a cerca de 140 km da cidade. Já para a capital Curitiba, o município do Norte paranaense fica a 402 km.

Clique aqui e conheça todos os benefícios do Bourbon Cambará Hotel para sua viagem ao Norte Pioneiro do Paraná.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.