Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

O que fazer em Maringá: conheça a cidade canção do Paraná

A cidade de Maringá recebeu este nome por causa de uma música que fazia sucesso na época de seu surgimento. Conheça essa história e dicas de passeios.

Maringá (Foto: Shutterstock)

Bourbon - No mundo todo, o Brasil é conhecido pelo carinho com que recebe seus visitantes. Isso fica ainda mais evidente quando você se hospeda nos empreendimentos da Bourbon Hotéis & Resorts

03/11/2022 às 12:09

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

A cidade de Maringá surgiu na década de 1940 com os primeiros imigrantes que chegaram de vários estados e países, por meio da Caravana da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná.

Eles chegaram para explorar pequenos lotes de terra e logo foi formado um pequeno núcleo urbano no local que também servia de passagem para outras cidades.

A cidade se destacou pela produção de café e o crescimento urbano foi bem planejado e executado; Hoje, Maringá é a terceira maior cidade do Paraná com uma população de 400 mil habitantes.

Já o nome Maringá foi inspirado na canção de Jourbert de Carvalho, que fazia muito sucesso na década de 1930, e cantava sobre uma linda cabocla de nome Maria do Ingá. Por isso, até hoje Maringá é conhecida como a “cidade canção”.

Além de uma boa história, Maringá também tem belos pontos turísticos para você conhecer.

O que fazer em Maringá?

A cidade também é conhecida como “cidade jardim”, pois é uma das cidades mais arborizadas do país. Por isso, você vai encontrar belos parques e bosques para caminhadas e passeios de dia.

Além disso, Maringá também abriga a maior comunidade japonesa do Paraná e uma das principais do Brasil, e esta influência também está muito presente na cidade.

Confira quais são os principais pontos turísticos de Maringá:

Parque do Ingá

Local em que está a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954, o Parque do Ingá é uma reserva florestal de mais de 47 hectares, urbanizada em 1970.

Lá, você também pode visitar a gruta de Nossa Senhora Aparecida e o Jardim Japonês, que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao príncipe do Japão da época, Akihiro, e a esposa Michiko, que visitavam a cidade naquele ano.

Além da pista de caminhada e da lanchonete, você pode aproveitar um passeio nos pedalinhos — de caravelas ou de cisnes —, levar a criançada para brincar no parque infantil.

Parque do Japão

Parque do Japão (Foto: Foto: Shutterstock)

O parque municipal encanta por sua beleza natural e influência nipônica. O espaço está sempre muito bem cuidado e abriga também um restaurante e loja com souvenirs.

O lago do parque tem várias carpas e você pode comprar um pouco de ração especial na lojinha para alimentar os peixes.

O Parque do Japão fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h.

Mercadão de Maringá

O Mercadão foi o primeiro armazém cerealista da cidade. Atualmente, é um polo gastronômico que abriga bares, restaurantes, lojas e empórios.

O Mercadão de Maringá é uma parada obrigatória para quem quer conhecer os sabores de Maringá.

Parque Alfredo Nyffler

É um ótimo parque para levar as crianças brincarem ao ar livre, para fazer caminhada ou um piquenique. A vista do pôr do sol no parque é encantadora.

O parque leva o nome de um suíço que se estabeleceu e tinha uma fazenda na região. O local fica aberto todos os dias das 6h30 até 20h30.

Bosque das Gravíleas

Uma das principais áreas verdes de Maringá, o Bosque das Grevíleas possui uma área de 44 mil m². O nome Gravílea é por conta da espécie das árvores predominantes no local.

O bosque tem pista para cooper, local para ginástica, além de diversas árvores floridas e frutíferas que embelezam o parque. É um bom convite para um passeio a pé ou de bicicleta.

Templo Budista Jodoshu Nippakuji

A arquitetura deste templo budista representa fielmente sua origem nipônica, com detalhes em peroba trabalhados manualmente. Na construção não foram utilizados pregos ou parafusos, mas técnica tradicional de encaixes.

O templo foi inaugurado em 1983, tem 688 m² e dois pavimentos. Em seu interior, há uma imagem de Buda Amida e um ossário de cinzas em devoção aos seus ancestrais.

No jardim externo, tem um sino de 900 quilos trazido do Japão, que é tocado antes de celebrações e anuncia a passagem do ano.

O templo budista é aberto para visitação mediante agendamento pelo telefone: (44) 3223-1195.

Catedral de Maringá

Catedral de Maringá (Foto: Foto: Shutterstock)

A Catedral é um projeto do arquiteto José Augusto Bellucci que, inclusive, já ganhou notoriedade internacional.

A obra em formato de cone tem 114 metros de altura e sustenta uma cruz de 10 metros. Esta Catedral é o monumento religioso mais alto da América Latina e o 10º maior do mundo.

Por seu tamanho e beleza, a Catedral de Maringá é um cartão postal da cidade.

Hotel em Maringá

1 de 4

2 de 4

3 de 4

4 de 4

Agora que você já tem vários motivos para visitar Maringá, aqui vai uma dica de hospedagem em uma rede de hotéis que sempre preza pelo conforto e qualidade em todas as cidades em que está presente.

A rede Bourbon tem quase 60 anos de existência e um estilo próprio de hospedagem, caracterizado pelo cuidado em cada detalhe e busca pela excelência no atendimento.

Em Maringá, você encontra o Rio Hotel By Bourbon Maringá bem próximo à Catedral da cidade e próximo a bares, restaurantes e comércio local.

O Hotel possui entrada exclusiva para o Catuaí Shopping Maringá, o principal da cidade e que também tem fácil acesso ao aeroporto.

Conheça o Rio Hotel By Bourbon Maringá.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.