Um dos principais agentes de inovação do Paraná nasceu em 2020: o BRDE Labs. O programa tornou-se uma iniciativa capaz de conectar startups a empresas paranaenses e instituições, formando soluções que antecipam desafios, melhoram a vida das pessoas e fortalecem a economia com foco na sustentabilidade e transformação digital. Entre os temas abordados estão o agronegócio, indústria, Práticas Ambientais, Sociais e Governança (ESG), inovação verde e equidade.
Com foco na aceleração e troca de conhecimento, o programa é uma parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR, que atua com a curadoria técnica e a Amcham Brasil.

Como funciona o programa BRDE Labs?
Nesses últimos cinco anos, o BRDE Labs consolidou-se no cenário paranaense com o objetivo de fomentar a inovação prática. A ideia é simples e poderosa: identificar desafios reais enfrentados por empresas paranaenses e conectá-las a soluções inovadoras desenvolvidas por startups.
A agência paranaense do BRDE busca atuar com investimentos na inovação para promover o desenvolvimento econômico ao impulsionar soluções tecnológicas e auxiliar nas conexões entre startups e grandes empresas.
O banco atua diretamente no fortalecimento desse ecossistema de inovação local, busca intensificar a competitividade empresarial e promover a geração de empregos qualificados.
O propósito é antecipar os problemas do mercado, incentivar práticas sustentáveis e colocar o Paraná como referência do Brasil em inovação aberta e transformação digital.
Nesse programa por exemplo, já foram desenvolvidas soluções que vão desde a retenção de talentos e aumento da performance de vendas, até a digitalização de catálogos e processos de gestão, e a redução da carga orgânica em efluentes industriais. Esses exemplos demonstram os desafios reais vividos pelas empresas as quais encontram respostas eficientes no ambiente de inovação desenvolvido o BRDE Labs.
O programa funciona de forma colaborativa, com propósito em desafios específicos em cada ano. Na edição de 2024, o tema foi “Inovação que Transforma o Amanhã”, refletindo o compromisso com soluções sustentáveis, equitativas e tecnologicamente avançadas.
Nos anos anteriores os temas passaram por aceleração de startup nas seguintes temáticas: cooperativas agroindustriais (2020), capacitação de indústrias (2021), Desafios ESG (2022) e Inovação Verde e Equidade (2023).
Resultado do BRDE Labs em números
A dimensão dos resultados do BRDE Labs já é real no ecossistema de inovação do Paraná. Desde 2020 foram 59 startups aceleradas e 47 empresas âncoras envolvidas, de diferentes portes e setores de atividade econômica.
Na última edição, 7 provas de conceito (POCs) foram desenvolvidas com 10 startups aceleradas. Foram realizadas 90 horas de capacitação, com mentorias e oficinas especializadas promovidas. No total, já foram executadas 20 POCs e 10 startups foram contratadas diretamente pelas empresas participantes.
Para a direção do banco, a dinâmica do BRDE Labs demonstra a cada ano a capacidade de gerar negócios inovadores, por meio da conexão que envolve empresas, startups, desafios e soluções.
Destaques da edição 2024
A retenção de talentos e aumento da performance de vendas, digitalização de catálogos e processos de gestão, a redução da carga orgânica (DQO) em efluentes industriais foram as soluções abordadas na edição de 2024.
Neste ano, o BRDE Labs fortaleceu o papel estratégico do programa no desenvolvimento sustentável do Paraná. O programa teve 118 inscrições de startups de 14 estados e contabilizou 223 propostas de solução para os 15 desafios lançados por empresas âncoras.
Confira os desafios propostos:
- Metalkraft: predição de falhas em maquinário e gestão do conhecimento técnico
- Peróxidos do Brasil: automação de dados ambientais e redução da carga poluente
- WAP: aceleração de aprendizagem das equipes
- Herbarium e AESA: soluções em marketing multicanal e gestão comercial
- Tamarana Tecnologia: plataforma de gestão estratégica
- Cartrom e Vellore: digitalização de estoques e programas de incentivo baseados em dados
- Innova: gestão de equipe de vendas e aumento em vendas assertivas.

E o que vem por aí? Foco em Inteligência Artificial como motor de transformação
A edição de 2025 já está em andamento e tem a Inteligência Artificial (IA) como foco primordial. A proposta é mergulhar em aplicações práticas da IA para trazer soluções aos desafios reais das empresas, melhorando processos, ampliando a eficiência e potencializando o uso de dados.
O lançamento oficial ocorreu durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel e contou com a participação de dez novas empresas âncoras: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. No dia 20/05, cada empresa apresentou seus problemas por meio de pitch reverso, procurando soluções inovadoras com base em IA.
Inscrições para Edição 2025 do BRDE Labs encerram em julho
Se a startup tem foco em inteligência artificial e está em operação há no mínimo seis meses, pode participar do programa. A proposta é válida para todo Brasil e não somente direcionada às startups do Paraná. As inscrições ocorrerão até 7 de julho de 2025. O edital completo pode ser acessado no site: www.brdelabs.com.br/pr
As startups escolhidas participarão de um processo completo com imersões, mentorias especializadas e com possibilidade de desenvolvimento de POCs em parceria com as empresas, com apoio direto da HOTMILK e acesso à Comunidade Digital BRDE Labs.
Siga as redes sociais do BRDE para ter mais informações:

