A qualidade do atendimento faz toda a diferença no setor do turismo.
A qualidade do atendimento faz toda a diferença no setor do turismo.| Foto: Shutterstock
  • Por BWT Operadora de Turismo
  • 05/10/2021 18:45

Ser um agente de viagens significa estar em constante mudança. O setor do turismo costuma ser bastante competitivo e normalmente premia os profissionais mais atualizados do mercado.

Hoje em dia, entender as novas tecnologias e elaborar um processo sólido de atendimento fazem muita diferença. Especialmente em uma época que mexeu tanto com o segmento, saber lidar com as dificuldades e propor novas ideias são dois fatores essenciais para construir uma imagem de confiança e segurança.

Toda transformação começa com acesso ao conhecimento – e a capacitação profissional é o caminho indicado para quem pretende ser um agente de viagens e, também, para quem já está empregado em agências do ramo e quer evoluir na carreira. Confira algumas atividades que podem te ajudar.

Caminhos para um agente de viagens se capacitar

Cursos de Turismo

Dependendo da sua ambição, vale correr atrás de uma graduação em Turismo. O bacharel tem o diferencial de entender a estrutura do mercado sob o ponto de vista de negócios, sendo capaz de desenvolver projetos, planejar eventos e até mesmo comandar uma empresa própria.

Com ou sem a faculdade, é fundamental realizar cursos de especialização e capacitação profissional. Os programas oferecem aprofundamentos sobre determinados produtos e trabalham com maneiras de aprimorar o atendimento ao cliente, que é o coração de todo o negócio.

Outra vantagem é aprender sobre as novas tecnologias que, aos poucos, têm dominado o setor – caso dos sistemas de gestão como o Aires. A ferramenta agiliza o manejo de informações e facilita todo o processo comercial.

Referência nacional no setor turístico, a BWT Operadora oferece treinamentos e capacitações diversas para os agentes parceiros. Acesse o site.

Treinamentos

Os treinamentos são mais específicos e geralmente têm como alvo quem já está no mercado. É por meio deles que o agente de viagens entende com mais profundidade sobre novos destinos e produtos com os quais vai trabalhar em breve. É primordial que o profissional entenda o nicho de mercado em que atua e conheça os mínimos detalhes dos pacotes que disponibiliza para os clientes.

Esses treinamentos são muito divulgados e levados a sério por operadoras preocupadas em capacitar os agentes da melhor forma possível.

A BWT Operadora é um exemplo: mesmo em um período de quarentena e incertezas no segmento, a empresa já realizou mais de 40 lives de capacitação pelo YouTube – com informações, dicas e conteúdos diversos sobre destinos na Europa, América Latina, Caribe e Brasil. O objetivo é capacitar os profissionais para oferecerem opções seguras e que, ao mesmo tempo, movimentem a economia e preservem a saúde dos clientes finais.

Famtours

A famtour é uma atividade proposta pelas operadoras de turismo a fim de familiarizar os profissionais do setor com o produto turístico. É basicamente uma visita técnica que proporciona aos agentes um conhecimento mais avançado do material que oferecem para os turistas.

É recomendado que você procure por parcerias oucontrate o serviço de agências que bancam esse tipo de imersão, como é o caso da BWT. A operadora adaptou as tradicionais famtours de acordo com as restrições sanitárias da pandemia e fechou 2020 com 200 agentes em viagens e 100 profissionais em ações de capacitação in loco.

Congressos

Outra maneira importante de entender as novas diretrizes e apostas do mercado turístico é participando ou organizando congressos e feiras. O objetivo principal dos eventos é difundir conhecimento e trocar experiências: a melhor maneira de você saber o que está dando certo e tentar aplicar no seu próprio trabalho.

Os profissionais aprendem novas técnicas e formatos de negócios, desenvolvem novos métodos de atendimento e colaboram para o avanço econômico do turismo no Brasil inteiro. Os encontros também podem servir para construção de propostas e resolução de problemas – como aconteceu durante boa parte de 2020 e 2021.

Além disso, é uma grande chance para você apresentar os seus produtos e encontrar parceiros e fornecedores. Boa parte do sucesso vem de um networking consistente.

A BWT realiza grandes convenções de turismo desde 2017. Só o evento de 2019 - último antes da pandemia - contou com a presença de 100 parceiros comerciais e 230 agentes vindos de 11 cidades brasileiras.

Clique para conferir informações adicionais e conhecer todos os pacotes turísticos que a BWT Operadora disponibiliza para a sua agência.