Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Saia do básico no churrasco: temperos e condimentos são essenciais para carne saborosa

Do sal grosso temperado à criação de mistura própria de ervas, criatividade é fundamental para condimentar as carnes do churrasco

Além de ser uma preferência nacional, o churrasco é imbatível na versatilidade graças às carnes e aos temperos (Foto: Divulgação/Caldo Bom)

Caldo Bom - Com os produtos Caldo Bom, da Stival Alimentos, seus pratos ficam ainda mais saborosos. Bom é preparar receitas deliciosas com produtos de qualidade. Bom é comer bem.

24/02/2021 às 17:59

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Que o churrasco é uma das preferências nacionais ninguém discute. Estima-se que o brasileiro consuma quase 80 quilos de carne por ano – e parte disso vem daquele assado do final de semana. Um dos motivos dessa preferência é a infinidade de possibilidades durante o preparo de uma carne na grelha, a começar pelos próprios cortes.

O contrafilé e a picanha sempre reinaram soberanos. Além da linguiça, da maminha, da costela e do frango. Mas recentemente, outros cortes passaram a ganhar as grelhas. Tornou-se tendência a valorização da qualidade em detrimento da quantidade. Além disso, o melhoramento genético dos animais ganhou destaque, o que resultou em carnes mais saborosas. Por isso, já estão na lista dos cortes bife de chorizo, flat iron e tomahawk.

Ervas e temperos dão um toque a mais ao frango do churrasco (Foto: Divulgação/Caldo Bom)

Churrasco brasileiro, argentino ou americano? 

Entre tantas possibilidades de cortes, os vários métodos de preparação do assado também estão mais acessíveis. Antes, o mais comum era a grelha abastecida a carvão. Mas outra preparação também é tradicional no Sul e no Sudeste do país: o fogo de chão, com as carnes colocadas em espetos ao lado de uma fogueira.

A forma argentina é a parrilla, uma espécie de grelha que tem canaletas para escorrer a gordura e não deixar cair no carvão. Além de carnes, normalmente os argentinos também assam legumes, linguiças e miúdos.

O típico churrasco americano está mais comum por aqui. Só que ele é mais demorado e usa o pit smoker, um artefato que faz uma espécie de defumação na carne.

Tempero para todos os gostos 

Outro ponto que precisa ser pensado para o churrasco é o tempero. Isso porque muitos “churrasqueiros de domingo” ainda utilizam apenas o sal grosso para condimentar a carne. Para dar mais sabor à refeição, é possível optar pelo sal grosso temperado, por exemplo. Alguns deles já vêm temperados com manjericão desidratado, salsa, alho, cebolinha, coentro, orégano e pimenta. Outros são saborizados, como o que leva mostarda em pó ou o que é próprio para filé argentino.

O sal grosso temperado eleva o sabor das carnes (Foto: Divulgação/Caldo Bom)

Os norte-americanos são mestres em temperar o churrasco. Uma das receitas leva açúcar mascavo, sal fino e pimenta para condimentar o corte. Aliás, entre as pimentas, é possível escolher entre a preta e a branca. Nos Estados Unidos, elas são passadas nas carnes ou misturadas aos temperos com água ou suco de cítricos, como limão ou laranja (como uma marinada mesmo).

Também vale criar sua mistura própria de ervas secas, com o uso do tradicional chimichurri, orégano (fica ótimo naquele queijo assado), cebolinha, cheiro verde e lemon pepper (uma mistura azedinha que leva limão e pimenta, como o próprio nome denuncia).

Para complementar o churrasco, use e abuse dos acompanhamentos. O feijão cavalo, maior e com uma cor avermelhada, é uma opção saudável para acompanhar as carnes. Outra sugestão pode ser um vinagrete de feijão fradinho.

O pão de alho pode ganhar um diferencial com uma mistura de ervas (Foto: Divulgação/Caldo Bom)

No churrasco do brasileiro, outro item que não pode faltar é a farofa. E diante da versatilidade desse prato, o seu churrasco sempre vai ficar diferente. Dá pra fazer farofa de cebola, de alho, de bacon, de calabresa, entre tantas outras.

E que tal incrementar aquele pão de alho ou o pão com linguiça? Para isso, é possível apostar na salsinha, cebolinha e no queijo ralado.

A ideia geral está em incrementar o seu churrasco ao experimentar temperos e acompanhamentos diferentes. No site da Caldo Bom, é possível verificar alguns dos itens sugeridos. Escolha seus produtos favoritos e aproveite para inovar.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.