Por que vale a pena aproveitar Gramado no verão e no inverno?
| Foto:
  • Por Castelo Saint Andrews
  • 19/08/2021 18:24

Gramado é um destino para o ano inteiro. Não importa em qual época for, a cidade estará pronta para receber seus visitantes com sua infraestrutura, eventos, atrações, passeios imperdíveis e, claro, muito aconchego e acolhimento. Então, não importa o período das suas férias, vale muito a pena aproveitar esse pedaço da serra gaúcha e sua programação que sempre garante momentos inesquecíveis.

E tem também aquelas épocas do ano em que Gramado atrai ainda mais pessoas, justamente porque a cidade consegue ser ainda mais irresistível. No inverno, com suas baixas temperaturas, nos meses do verão, quando acontece o Natal Luz, na primavera, quando a serra gaúcha está ainda mais florida e na páscoa.

A verdade é que fica difícil escolher quando visitar Gramado, já que sobram motivos para ir em qualquer época do ano. Mas se você está em dúvida entre o verão e o inverno, este artigo é para te ajudar a escolher ou, quem sabe, programar duas viagens, uma  para cada estação.

Verão X Inverno

Gramado tem as quatro estações do ano bem definidas e, no geral, as temperaturas são amenas o ano inteiro, inclusive no verão. E por falar na época mais quente do ano, assim como no resto do país, na cidade gaúcha faz calor de dezembro a março. Dias quentes e noites mais frias. É assim que acontece o verão na cidade. Por isso, se você vai desembarcar por lá nessa época, vale a pena levar um casaquinho na bagagem.

Em janeiro, os termômetros chegam perto dos 30 ºC. Inclusive, é nesse mês que as hortênsias, um dos símbolos de Gramado, estão no auge do seu florescimento. Já o inverno da Região das Hortênsias é uma atração à parte. É nessa época do ano que a cidade fica ainda mais charmosa.

Entre maio e agosto, os termômetros marcam mínima média de 8º e máxima de 17º. Mas devido às frentes frias, não é difícil ver os termômetros abaixo de 0º, com geadas e, inclusive, neve. Isso acontece porque, além de estar mais ao sul do país, a cidade está a 830 metros de altitude. O que também justifica o clima mais ameno durante o ano inteiro.

Como aproveitar Gramado no verão

Quem disse que a serra só tem lugar para turismo de inverno? Você também tem motivos de sobra para visitar Gramado no verão. Essa é uma cidade cheia de belezas naturais e, por isso, a época mais quente do ano é perfeita para realizar passeios ao ar livre. Mas, afinal, como aproveitar Gramado no verão? Confira alguns dos passeios imperdíveis que você pode fazer.

1. BusTour – City Experience Tour:

Conhecer mais de 30 pontos turísticos da Região das Hortênsias a bordo de um ônibus de 2 andares, com o topo aberto, é algo que você precisa fazer. O melhor é que você pode descer nas paradas desejadas e depois embarcar no próximo ônibus. Dessa forma, é possível fazer o circuito completo com apenas um bilhete.

2. Bus Bier Tour:

Outro passeio imperdível para fazer em Gramado durante o verão é com a linha turística Bus Bier. Para os amantes de cerveja, essa é uma deliciosa forma de fugir do calor. Nesse tour pelas cervejarias Gram Bier e Rasen Bier, em Gramado, e Cervejaria do Farol, em Canela, você poderá degustar, aprender sobre as etapas de fabricação da bebida e os diferentes tipos de cerveja.

3. Tour Olivas com Café da Colônia:

Nesse mergulho por duas das mais belas regiões do interior de Gramado, você fará uma parada no Parque Olivas e depois na Família Foss. O Parque oferece uma vista espetacular da região e uma plantação de mais de 12 mil oliveiras, de 6 variedades. Que tal degustar as infusões e os azeites produzidos no local e conhecer uma fazendinha com animais de pequeno porte? E não é só isso. Na segunda parte do tour, o cheirinho de pães quentinhos, geleias, manteiga, salames e queijos de Dona Zulmira, matriarca da família Foss, vão te receber da forma mais deliciosa.

4. Gramado Zoo:

Mais do que um zoológico, esse parque  preza pelo bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental. O Gramado Zoo reúne mais de 1,5 mil animais, todos de espécies exclusivamente da fauna brasileira. O restaurante do Parque, no formato de uma oca indígena, é outro destaque desse passeio, proporcionando uma vista inesquecível dos vales que cercam Gramado.

5. Aldeia do Papai Noel:

O único parque natalino da América do Sul fica localizado no centro de Gramado e permanece aberto o ano inteiro. É lá que está a casa oficial do Papai Noel. Essa é a primeira e mais conhecida casa em estilo bávaro da região, de 1940, com cômodos todos naturais, decorados por motivos natalinos.

A Aldeia tem também as renas do Papai Noel, o Trenó Voador, Mirante, Bosque com Caminhos, Praça da Neve, Árvore dos Desejos, Fábrica de Brinquedos, Chalé dos Ursos, Presépio com bonecos eletrônicos e outras atrações.

6 - Natal Luz:

Mesmo que você não acredite em Papai Noel, precisa estar em Gramado durante o Natal Luz. A 36ª edição do evento acontecerá de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022. As atrações se estendem por toda cidade, com desfiles, fogos de artifício, luzes iluminando toda a cidade, além de palcos montados para os espetáculos. Neste ano, a festa contará com 5 atrações principais e espetáculos renovados.

Desfrute de experiências surpreendentes, exclusivas do Castelo Saint Andrews.

Como aproveitar o inverno em Gramado

O clima, as paisagens e a gastronomia fazem dessa época do ano uma das mais irresistíveis para visitar a serra gaúcha.

Embora não tenha nenhum evento específico acontecendo, os meses de junho, julho e agosto são o período que mais atrai turistas para Gramado. E não é à toda, afinal, a cidade se transforma. O principal atrativo, sem dúvidas, é a queda das temperaturas, podendo até cair neve. Inclusive, o clima frio não impede os passeios ao ar livre. Mas não é só isso que faz da cidade um destino perfeito no inverno.

1. Sequência de fondue:

Inverno e fondue tem tudo a ver, ainda mais se for em Gramado. Tipicamente suísso, esse prato já foi incorporado ao roteiro gastronômico da cidade gaúcha. Por isso mesmo, é comum você encontrar diversos  restaurantes oferecendo uma sequência de fondue em seu cardápio.

2. Café colonial:

Não tem como ir a Gramado no inverno e não se deliciar com um tradicional café colonial. Mistura de brunch, almoço, café da tarde e jantar, essa refeição tem origem alemã. O café é composto por uma mesa repleta de comidas maravilhosas, como bolos, vinhos, outras bebidas, pizza, linguiças, tortas, pães, geleias, queijos, salgados, croquetes e outras coisas. O cliente paga um valor único e pode comer até se esbaldar. A reposição é bem rápida.

3. Lago negro:

Esse é um daqueles passeios que vale a pena fazer em qualquer época do ano, mas no inverno o lago ganha um charme a mais. No lugar das hortênsias floridas, a neblina pode tomar conta do espelho d'água e encobrir parcialmente as árvores (às vezes cobertas de neve) que percorrem o lago.

4. Centro de Gramado:

Após encarar as delícias e a mesa farta do café colonial e da sequência de fondue, que tal dar uma caminhada pelo centro da cidade? É lá onde você vai encontrar algumas das atrações imperdíveis de Gramado, como a Rua Coberta, a Rua Torta, a Praça das Etnias e o Palácio dos Festivais.

5. Lojas de chocolate:

Se tem uma coisa que combina com frio é chocolate, de qualquer tipo. E sabe o que é melhor? Em Gramado, você vai encontrar os melhores chocolates artesanais do Brasil. Sem dúvida alguma, esse é um dos passeios que atraem as pessoas para a capital nacional do chocolate, seja em qual época for. Entre as principais lojas e fábricas que podem fazer parte do seu roteiro temos: Chocolates Prawer, Florybal Chocolates, Caracol Chocolates Boutique, Lagos de Gramado, Loja Planalto, Lugano, Chocolataria Gramado, entre outras.

Afinal, qual melhor época para ir a Gramado?

Agora que você sabe todos os detalhes de como aproveitar essa cidade da serra gaúcha, tanto no verão como no inverno, já consegue escolher qual a melhor época para sua viagem? Caso sua resposta tenha sido não, é perfeitamente justificável. Afinal, Gramado consegue ser irresistível 12 meses por ano. Talvez você precise experimentar a cidade nas duas estações do ano para decidir qual sua estação preferida. Topa?

Reserve agora mesmo sua estadia no Castelo Saint Andrews e aproveite Gramado da melhor forma, em qualquer época do ano.