Pacientes com perda auditiva tendem a se isolar socialmente, aumentando as chances de depressão.
Pacientes com perda auditiva tendem a se isolar socialmente, aumentando as chances de depressão.| Foto: ShutterStock
  • Por Central Auditiva
  • 12/05/2021 17:41

Você sabia que a surdez pode desenvolver depressão? Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD) mostra que 11% dos indivíduos com perda auditiva têm depressão e que uma em cada cinco pessoas com perda de audição se sente sozinha.

Imagine que uma pessoa com perda auditiva não consegue acompanhar uma conversa facilmente, ficando frustrada com a dificuldade de interagir. Assim, a dificuldade de escutar pode criar um afastamento de família e amigos, isolamento e redução da vida social.

Essa falta de interações sociais, combinada com a insegurança e a baixa autoestima causados pela perda de audição, pode evoluir para uma depressão.

Alguns outros sintomas da depressão que podem ser percebidos são: irritabilidade; perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava; desânimo; ansiedade, entre outros.

Tratamento para perda da audição e a depressão

Tanto a surdez, quanto a depressão, precisam ser diagnosticadas o quanto antes. Por isso, é fundamental estar atento às pessoas que apresentam sintomas de perda da audição, para que o quadro de surdez não evolua, e para que não haja isolamento decorrente dos sintomas.

A perda da audição precisa ser diagnosticada o quanto antes. Acesse o nosso site e faça já um orçamento.

Diante de qualquer situação, é fundamental o agendamento de uma consulta médica, que poderá descobrir o estágio da perda auditiva para iniciar o tratamento e, em caso de sinais de depressão, também poderá indicar um tratamento psicológico.

Benefícios de buscar ajuda para a dificuldade de escutar

Cuidar da saúde, em si, já é um ganho enorme. Procurando uma fonoaudióloga, você verá que:

  • Os aparelhos auditivos atuais são extremamente modernos e confortáveis. Hoje, você encontra aparelhos que podem ser conectados a smartphones e alguns muito discretos;
  • Com os aparelhos auditivos, manter uma conversa torna-se algo agradável e fácil de entender;
  • Voltar a escutar pode melhorar a qualidade de vida social e emocional, além de outros benefícios à saúde.

A fonoaudióloga, especialista em perda de audição, Dra. Izabella Pedriali, explica os benefícios do tratamento:

O tratamento, através da adaptação de aparelhos auditivos, vai melhorar a vida do usuário de aparelhos assim como a vida de todos que convivem com ele. Aqueles que aceitam a perda auditiva e usam os aparelhos evitam o isolamento, a falta de atividade cerebral, se tornam pessoas mais ativas e mais seguras. Muitos pacientes relatam a melhora no ambiente familiar e também no trabalho.”

Agora que você está preparado para tomar o próximo passo, procure um especialista de confiança.

Você pode transformar uma vida com Auditiva, Soluções Auditivas. Agende uma consulta em nosso Instagram.