Tratar a perda auditiva auxilia pacientes a se reinserir socialmente
Tratar a perda auditiva auxilia pacientes a se reinserir socialmente| Foto: ShutterStock
  • Por Central Auditiva
  • 12/05/2021 17:14

Pedir ajuda por não conseguir escutar direito não é sempre fácil, mas a primeira coisa que você precisa considerar quando estiver com perda de audição é que quanto mais cedo você detectar e tratar, melhor. Por isso, neste artigo vamos te ajudar a reconhecer alguns sintomas e mostrar algumas soluções.

mas isso não significa que você não precisa ir ao médico. Consulte um fonoaudiólogo qualificado e receba o diagnóstico e tratamento adequado.

Você ainda tem muitas coisas lindas para escutar das pessoas que ama. Conheça a Auditiva e saiba como podemos te ajudar.

Como reconhecer a perda de audição

Nem sempre é fácil reconhecer que estamos perdendo a audição. Como, em geral, ela acontece de forma gradativa, é fundamental estar atento a algumas situações que podem demonstrar essa deficiência. Fique atento a alguns sinais:

  • Dificuldade de escutar em lugares ruidosos;
  • Precisa fazer leitura labial para entender o que o outro está dizendo;
  • Precisa aumentar o volume da televisão;
  • Você escuta um zumbido no ouvido contínuo ou intermitente;
  • Possui sensação de água no ouvido;
  • Fica mais cansado e irritado durante o dia.

O que a perda de audição pode causar?

Não conseguir escutar pode trazer muitos problemas para nossa saúde. Pode causar baixa autoestima, insegurança e, até mesmo, depressão. Segundo a Dra. Izabella Pedriali, fonoaudióloga e especialista em tratamentos para perda de audição, “o impacto da perda auditiva é severo, não só na sociabilização das pessoas como na qualidade de vida, memória e atividades cognitivas”.

Como posso melhorar minha audição?

A primeira dica é, claro, procurar uma especialista, pois existem diferentes graus de perda auditiva e o tratamento correto depende da parte do ouvido que possui uma lesão.

A perda da audição é gradativa. Procure especialistas e faça o diagnóstico.
A perda da audição é gradativa. Procure especialistas e faça o diagnóstico.| ShutterStock

Em alguns casos, um tratamento com medicamento resolve, mas em outros, é necessário tratamento cirúrgico e aparelhos auditivos. Hoje, os aparelhos mais modernos possuem tecnologia de ponta e são muito mais discretos do que há alguns anos.

Segundo a Dra. Izabella, a importância de diagnosticar a perda e fazer o tratamento logo no início é, principalmente, não privar o cérebro de receber todos os sons que antes recebia, e que, devido à perda auditiva, deixou de ser estimulado. “Tratar logo no início da perda, mesmo sendo perda leve, traz uma adaptação mais rápida e mais fácil aos aparelhos auditivos”, explica.

Procure os especialistas

Cuidados com a saúde precisam de conhecimento e experiência. A Auditiva tem 20 anos de mercado e oferece todas as opções de tratamento, buscando sempre as soluções mais inovadoras para você.