Aparelho auditivo não é o único tratamento para perda auditiva
Aparelho auditivo não é o único tratamento para perda auditiva| Foto: Shutterstock
  • Por Central Auditiva
  • 12/05/2021 17:56

Assim como na maioria dos casos de saúde, diagnosticar a perda da audição o quanto antes é fundamental, já que ela é uma deficiência que aumenta com o passar do tempo. Porém, para alguns casos de quem já iniciou o tratamento, é melhor trocar o aparelho auditivo por uma prótese auditiva implantável. Para entender estas situações, é essencial a consulta com um profissional fonoaudiólogo, que poderá diagnosticar e identificar a real necessidade de um implante coclear.

Dica da Auditiva: O filme O Som do Silêncio, disponível na Amazon e vencedor de duas estatuetas no Oscar 2021 (melhor som e melhor edição), é uma história fictícia que mostra a trajetória de um baterista de heavy metal que começa a perder a audição. O longa nos leva ao mundo de um baterista tentando aceitar a perda de sua audição e como essa nova batalha o leva ao desconhecido.

No filme, o design de som ajuda o público a sentir o que o protagonista deve sentir. O ator principal, Riz Ahmed em entrevista diz que espera que o filme funcione em um nível simbólico. Não é uma história verdadeira, mas suas ideias sobre "barulho" e “ouvir” vão além do literal.

Se você usa aparelho auditivo — o som parece fraco ou você já não escuta com a mesma nitidez dos primeiros dias de uso — talvez, o problema não seja o aparelho. É possível que a perda de audição tenha se agravado com o passar dos anos e você precise trocar seu aparelho por um mais eficiente ou com novos recursos que atendam às suas novas necessidades.

Pensando em trocar os aparelhos por próteses auditivas? Procure nossos especialistas para saber a hora certa de fazer a troca.

Uma solução para sua dificuldade de escutar são os implantes cocleares. Os implantes ajudam a melhorar a capacidade de comunicação e podem trazer uma mudança de vida significativa. Para entender melhor para quem é indicado a prótese auditiva implantável, a fonoaudióloga Dra. Izabella Pedriali explica.

“Os implantes auditivos são indicados quando os aparelhos auditivos não podem ser usados, por exemplo, em pessoas que possuem quadros recorrentes de otites e malformações da orelha. Ou ainda quando os aparelhos auditivos não promovem um bom entendimento de fala.”

Trocar o aparelho auditivo convencional para uma prótese auditiva implantável

Com os implantes você escuta e reconhece sons com maior clareza do que com os aparelhos auditivos. Os implantes são feitos por meio de uma cirurgia e, geralmente, consistem em duas partes principais: o microfone externo que processa o som e o receptor implantado. Os implantes garantem que os sinais de áudio externo cheguem ao cérebro, em vez de tornar os sons mais altos como um aparelho auditivo convencional.

Com os implantes é possível escutar o som dos pássaros, pessoas sussurrando e muito mais. São sons que parecem banais, mas que fazem toda a diferença.

Benefícios do implante coclear bilateral

As vantagens do implante coclear bilateral são:

  • Pode ser uma solução eficaz, de longo prazo, para pessoas com hipoacusia (perda auditiva) severa ou profunda;
  • Adultos, geralmente, notam melhoras imediatamente após a cirurgia e continuam a perceber a melhora por cerca de 3 meses após as sessões iniciais de ajuste;
  • As pessoas com o implante relatam que percebem sons altos, médios e suaves. E escutam diferentes tipos de sons, como passos, batidas de portas, toque de telefone, entre outros;
  • O implante coclear bilateral significa que você terá um implante em cada orelha, o que auxilia a conseguir localizar de onde vem o som.

Quem é um bom candidato para o implante coclear

Os implantes cocleares são projetados para os adultos com surdez profunda, crianças que obtêm pouco ou nenhum benefício com os aparelhos auditivos e até mesmo pessoas com "surdez nervosa" severa ou profunda.

Mas, para ter uma resposta correta, você precisa consultar um fonoaudiólogo. AAuditiva, Soluções Auditivas possui 20 anos de experiência em todas as opções de tratamento da perda auditiva, sempre oferecendo o que existe de mais atual em aparelhos e implantes auditivos.

Pronto para dar o próximo passo e transformar a sua vida? Estamos preparados para te receber e tirar todas as suas dúvidas. Clique aqui e agende sua consulta.