Aparelhos auditivos aparecem bem menos que a dificuldade de ouvir e entender. Tecnologia pode ser a chave para viver mais feliz
Aparelhos auditivos aparecem bem menos que a dificuldade de ouvir e entender. Tecnologia pode ser a chave para viver mais feliz| Foto: Shutterstock
  • Por Central Auditiva
  • 01/05/2021 00:00

Não é só você que fica abalado quando recebe do seu médico a indicação do uso de aparelhos auditivos. A maioria das pessoas nessa mesma situação leva até quatro anos para digerir e aceitar o fato. Só então é que elas dão o primeiro passo e procuram um centro auditivo.

A questão é que essa demora pode trazer muitos prejuizos ao portador da perda auditiva e a todos que com ele convivem. A cada dia que o cérebro recebe menos informações sonoras, mais prejudicado ele fica, o que torna a adaptação aos aparelhos mais difícil.

Pensamentos negativos sobre o uso dos aparelhos são bem mais presentes do que sobre o uso dos óculos, por exemplo. Entre as justificativas, estão as ideias de que a pessoa vai parecer mais velha, de que o equipamento vai evidenciar mais ainda o problema de audição ou de que o paciente vai se sentir diminuído por usar aparelhos, o que não faz muito sentido.

Alguém que tenha perdido parte da audição, mas que não faz o uso dos aparelhos auditivos, certamente possui características de comportamento muito mais evidentes para as outras pessoas. Isso acontece porque ela pede para o interlocutor repetir as falas com frequência, responde às perguntas de maneira fora do contexto, fica irritado, impaciente e muito inseguro.

Além disso, é comum que essa pessoa se isole por não querer evidenciar suas dificuldades. Isso pode ocasionar até mesmo depressão, baixo rendimento no trabalho e nos estudos, falta de memória, autoestima baixa e falta de memória.

Já as pessoas que fazem o uso dos aparelhos auditivos relatam que a vida e a conexão com o mundo e com as pessoas melhoram muito, já que se sentem mais seguras no dia a dia. Algumas pesquisas evidenciam até melhora na renda financeira de pacientes que usam os aparelhos se comparados com pacientes que negam a utilização dos mesmos.

Com a tecnologia disponível nos dias de hoje, que inclui a nanotecnologia e a inteligência artificial, usar aparelho auditivo é bem mais fácil e confortável. Eles estão cada vez menores, discretos e eficazes. Os equipamentos atuais imitam o funcionamento da audição natural e dos processos que o cérebro humano realiza ao se deparar com situações difíceis de escuta. Compreender o que as pessoas falam em ambiente com muito ruído fica muito mais fácil, por exemplo.   .

Mesmo que o aparelho auditivo não seja uma audição natural e imponha certas limitações, você certamente encontrará o auxílio necessário. Faça um teste gratuito e se surpreenda com seu resultado.

Transforme a sua vida com Auditiva, Soluções Auditivas. Agende uma consulta.