Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Como descobrir qual tipo de aparelho auditivo é mais indicado para cada necessidade

A escolha do aparelho deve levar em consideração o grau de deficiência, o tamanho do canal auditivo e as necessidades individuais do paciente.

Centro Auditivo Lider - Uma empresa de Curitiba focada no bem estar e na saúde auditiva das pessoas. Acesse o site e conheça!

06/09/2021 às 15:35

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Você já imaginou sua vida sem conseguir ouvir os sons ao seu redor? A deficiência auditiva configura um dos distúrbios mais prejudiciais à qualidade de vida das pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 500 milhões de pessoas têm surdez moderada e/ou severa. Já no Brasil, cerca de 5% da população têm deficiência auditiva.

Diante desse cenário, muitas pessoas conseguem resgatar o bem-estar, mesmo com a capacidade auditiva comprometida, através do uso de aparelhos auditivos.

Os aparelhos são capazes de reverter a perda auditiva?

Assim como os óculos não curam os problemas de visão, os aparelhos não revertem os problemas auditivos. Mas conseguem melhorar a habilidade auditiva e qualidade de vida dos usuários.

De acordo com a tecnologia empregada, cada aparelho tem suas propriedades e características que se adequam às necessidades do paciente.

Com isso, esses equipamentos podem ajudar a desacelerar a evolução da deficiência ou, pelo menos, evitar que ela progrida.

Benefícios dos aparelhos auditivos

Como o sistema auditivo não consegue desempenhar sua função plenamente, o aparelho faz parte do seu trabalho.

Dessa forma, as células e componentes do sistema não ficam sobrecarregados, evitando, assim, comprometimento maior e piora da capacidade de ouvir.

Como saber se preciso usar aparelho auditivo

A primeira coisa a fazer é procurar ajuda de um especialista em saúde auditiva, ou seja, um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista.

São eles que irão investigar, por meio de uma série de exames, entre eles a audiometria, se existe algum problema para, a partir daí, dar início ao tratamento correto.

Em seguida, o paciente será acompanhado por um fonoaudiólogo, que apresentará os aparelhos auditivos de acordo com o grau e tipo de perda apresentados por ele.

Agora que você já tem consciência do seu problema auditivo e da necessidade de usar um aparelho auditivo, como saber qual aparelho auditivo é mais indicado?

Imagem do corpo da matériaNo mercado, existem diferentes tipos de aparelhos personalizados para cada grau de perda auditiva.

A escolha do aparelho ideal

O mercado dispõe de vários modelos de aparelhos auditivos, cada vez mais modernos e focados em atender às necessidades dos usuários, proporcionando, assim, mais qualidade de vida.

Antes de mais nada, a escolha do aparelho para um paciente deve levar em consideração o seu grau de deficiência, que pode ser leve, moderado, severo ou profundo.

Além do grau da perda auditiva, o fonoaudiólogo se atenta para o tamanho do canal auditivo do usuário, além de suas necessidades individuais e estilo de vida, sempre priorizando o seu conforto.

Agora que você já sabe o que é preciso para escolher o modelo certo de aparelho auditivo, conheça todas as soluções tecnológicas do Centro Auditivo Lider.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.