Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

O design é essencial dentro da economia circular

São os designers que pensam criativamente para que itens e embalagens possam ser usados novamente

(Foto: Divulgação)

Centro Brasil Design - Um hub que fomenta a cultura do design no Brasil ao inspirar, informar e conectar seus membros por meio de programas que impactam positivamente os negócios.

07/10/2020 às 16:50

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Se tem um conceito que vem se popularizando nas esferas ambiental e industrial é o da economia circular. De forma mais simples, ela pode ser definida como reaproveitamento total de produtos, dependendo menos de matéria-prima virgem e priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no ano passado mostra que 76,5% das indústrias têm alguma iniciativa de economia circular, embora a maior parte não saiba que elas se enquadram no conceito. Entre as principais práticas estão a otimização de processos (56,5%), o uso de insumos circulares (37,1%) e a recuperação de recursos (24,1%).

E você sabia que o design pode ajudar na viabilidade da economia circular? Ana Brum, Diretora Técnica do Centro Brasil Design (CBD), explica que o design busca alternativas e oportuniza soluções que incorporam melhores resultados, busca de materiais e multifuncionalidade de produtos e embalagens.

Um design bem pensado foi o que motivou os jurados do iF Design Award – considerado o maior prêmio de design do mundo – a premiar com um iF Gold o Centro de Distribuição da Drogaria Araújo. A Greco Design criou um sistema de sinalização para o Centro de Distribuição da Araújo, que tem 32 mil m² de espaço.

1 de 2

2 de 2

No Centro de Distribuição são recicladas diariamente cerca de três toneladas de caixas de papelão. A solução foi reutilizar essas caixas como suporte para toda a informação da sinalização modular. Todo o sistema é feito de papelão reutilizado, com suportes metálicos e impressão em vinil adesivo. Algo relativamente simples, mas muito bem pensado dentro da economia circular.

Embalagens

Uma embalagem para as micro e pequenas empresas é muitas vezes a única forma de comunicação com o cliente, pois não há verbas de comunicação e marketing para campanhas. “Então a embalagem é uma oportunidade única da empresa convencer o cliente que seu produto é bom e as informações corretas são fundamentais. A hierarquia de informações é muito importante”, esclarece Ana Brum.

Independentemente do segmento de atuação, a embalagem deve transmitir confiança ao consumidor e fazer com que ele não tenha dúvidas sobre a segurança do que está comprando. “Percebemos isso com o uso de lacres, de informações pertinentes e visíveis sobre validade, ou ainda quando vemos embalagens intactas e preservadas, sem amassados”, explica.

No quesito estética, podemos entender o apelo estético como design, com a utilização de cores adequadas ao público-alvo, imagens que elevem o produto e mostrem suas características mais promissoras, além de atributos técnicos como legibilidade e boa impressão.

A qualidade do produto está intrínseca à qualidade da embalagem. Esta vai refletir o que está acondicionando e protegendo. Aqui o consumidor crítico vai perceber se o material está adequado, se as informações estão suficientemente indicadas, e principalmente, se pode confiar nesta aquisição.

Queremos ter uma primeira impressão positiva no ponto de venda, pois o primeiro contato do cliente com o produto está ficando cada vez mais disputado frente à tanta concorrência. Buscar este destaque é tarefa de um profissional de mercado que buscará a diferenciação que o produto precisa.

“Cada decisão é importante e vai fazer diferença. Menos é mais. Menos material, menos dimensões, menos tinta, mais transparência, mais atributo”, finaliza Ana.

O CBD pode ajudar empresas a encontrarem um escritório de design que desenvolva embalagens e demais itens que se enquadram dentro da economia circular.

Saiba mais em www.cbd.org.br

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.