Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Problemas respiratórios podem influenciar a qualidade do sono?

Entenda a relação entre a qualidade do sono e problemas respiratórios, e como tratar possíveis sintomas

Problemas respiratórios costumam ser uma das principais causas de distúrbios do sono
Problemas respiratórios costumam ser uma das principais causas de distúrbios do sono (Foto: Shutterstock)

Centro de Distúrbios do Sono Curitiba

19/01/2024 às 15:01

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Diferentes fatores podem interferir na sua qualidade de sono. Tirar um cochilo após o almoço, por exemplo, pode parecer inofensivo. No entanto, quando essa prática vira um hábito, ela pode interferir na sua rotina noturna. 

Digamos que você acordou cedo e fez uma soneca de 2h após o almoço. À noite, você costuma dormir por volta das 22h, mas nessa noite só conseguiu pegar no sono às 00h.  No dia seguinte, você acordou mais cansado e precisou tirar um novo cochilo após o almoço para se sentir melhor. E então, quando você percebe, está em um ciclo repleto de cansaço e indisposição.

Fatores externos como consumo em excesso de açúcar, cafeína e bebidas alcoólicas, alimentação próxima ao horário de deitar e uso de telas antes de dormir também podem prejudicar o seu descanso. 

Há os fatores internos, que podem não ser possíveis de evitar e podem precisar de auxílio médico para tratar, como a insônia, o sonambulismo e a apneia. Problemas respiratórios costumam ser uma das principais causas de distúrbios do sono. Neste artigo, explicamos o que são esses problemas, qual a interferência no seu descanso e como descobrir para tratar. Boa leitura!

Problemas respiratórios podem influenciar no sono?  

Muitos fatores podem interferir na sua qualidade de sono e os problemas respiratórios são alguns deles. Para uma ideia mais clara, lembre-se como foram suas noites quando você estava gripado, por exemplo. O nariz congestionado e com coriza devem ter atrapalhado a qualidade do seu sono, fazendo você acordar ainda mais cansado.

Os problemas respiratórios são mais comuns do que se imagina. A apneia obstrutiva do sono, por exemplo, acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. 

Desses 30%, de 85% a 90% não recebem um diagnóstico e convivem com o problema sem um tratamento adequado.

O não tratamento desses problemas pode causar sérios danos. De acordo com pesquisadores da Mayo Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, quem tem apneia do sono apresenta risco elevado de morte súbita por causa cardíaca.

O que são os distúrbios respiratórios do sono? 

Os problemas respiratórios que atrapalham o descanso fazem parte de uma categoria chamada de distúrbios respiratórios do sono, que são capazes de provocar alterações na respiração enquanto você dorme.  

Principais distúrbios:

  • Apneia Obstrutiva do Sono (AOS); 
  • Apneia Central do Sono (ACS); 
  • Apneia Mista do Sono; 
  • Ronco; 
  • Síndrome da Resistência das Vias Aéreas Superiores. 

Todos esses problemas fazem com que o paciente acorde diversas vezes durante a noite, aumentando a dificuldade de dormir adequadamente.

Como diagnosticar? 

Grande parte da população convive com essas doenças e não sabe. Em casos mais severos que atrapalham drasticamente o descanso, é necessário investigar as causas e traçar planos médicos para garantir maior qualidade de vida.

Os distúrbios respiratórios do sono podem ser diagnosticados com facilidade. Um simples exame de polissonografia pode identificar todas as causas das suas noites mal dormidas e ajudar no diagnóstico preciso.

O exame consiste em colocar sensores sobre sua pele e monitorar uma noite de sono completa. Para um diagnóstico certeiro, também pode ser necessário o monitoramento por áudio e vídeo. Todo o procedimento é indolor. 

Após o exame, seu médico conseguirá identificar a causa das suas queixas e poderá indicar o tratamento para melhorar suas noites.

Onde fazer os exames para identificar problemas respiratórios do sono? 

O Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba é a melhor opção para você realizar seus exames.  

A clínica conta com atendimento médico voltado para a clínica do sono, que busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Focando nas áreas de nutrição e atividade física, o Centro associa outras avaliações de saúde, e oferece o complemento de equipe multidisciplinar para um diagnóstico completo.

Com uma equipe plenamente capacitada e equipamentos de ponta, você garante um diagnóstico confiável para realizar seu tratamento e melhorar sua qualidade de vida.  

Não perca mais noites de sono. Conheça agora mesmo o Centro de Distúrbios do Sono! vida.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.