Bolo de Milho
Bolo de Milho| Foto: Divulgação
  • Por Cheiro de Bolo
  • 30/07/2020 15:00

A culinária mineira é conhecida pela sua fartura e simplicidade. De dar água na boca, a mesa dos mineiros é repleta de cores e sabores. O povo é muito tradicional, assim como seus pratos. E, se perguntar para qualquer nascido em Minas Gerais qual o melhor cômodo da casa, a resposta é unânime, a cozinha.

A culinária do local é uma fusão de costumes e culturas. Ela mescla tradições da cozinha africana, indígena e portuguesa por conta da época de exploração das minas de ouro. Sobre isso as jornalistas Maria Lúcia e Márcia Clementino dizem em seu livro História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha: “A um só tempo ela [a cozinha mineira] assimilou e preservou, de forma muito equilibrada, a influência culinária e cultural das três etnias formadoras do povo brasileiro”.

Nessa relação, a cozinha mineira se torna um espaço cultural onde se mistura necessidade de nutrição e prazer, possibilitando a criatividade. Inspirada pela gastronomia mineira, a casa de bolos caseiros, a Cheiro de Bolo, desenvolveu dois sucessos absolutos para o público de Curitiba, Fazenda Rio Grande e São Bernardo do Campo-SP: bolo caseiro de milho e bolo caseiro de queijo.

Bolo de milho

De origem indígena caribenha, a palavra milho significa “sustento da vida”. Isso faz todo sentido, pois ele foi a base da alimentação de muitos povos. No entanto, a origem do bolo de milho veio dos índios tupi-guarani.

A Cheiro de Bolo dedicou inúmeras pesquisas para encontrar o equilíbrio ideal entre a textura do milho e a leveza da massa. Um dos segredos é ter o bolo sempre fresquinho. Por isso, todos os bolos são assados no mesmo dia em que são vendidos. Não é à toa que, há anos, o bolo de milho é o campeão de vendas nas lojas em Curitiba-PR, Fazenda Rio Grande-PR e São Bernardo do Campo-SP.

Bolo de queijo

Já o bolo de queijo dispensa apresentações. Ele teve inspiração em uma das paixões nacionais: o pão de queijo. Apesar da origem do pão de queijo ser incerta, no início da colonização do Brasil, a mandioca abundava e portanto a farinha de polvilho era muito comum. Especula-se que os pedaços de queijo que ficavam meio duros eram inseridos na massa para dar sabor e reduzir os desperdícios. De lá para cá, a receita veio se aprimorando, com inúmeras possibilidades de misturas de farinha de polvilho e tipos de queijo.

A partir da receita tradicional, a Cheiro de Bolo também criou sua própria composição, valorizando os ingredientes frescos e o sabor característico que o consagrou nacionalmente. E, para alegria de muita gente, o pequeno bolinho virou um saboroso bolo.

Mas, para aqueles que preferem sabores mais acentuados, há uma versão com pedaços de calabresa.

Bolo Pão de Queijo
Bolo Pão de Queijo| Divulgação

Bolos caseiros

Esses dois tipos de bolos mineiros são apenas algumas das dezenas opções disponíveis nas lojas da Cheiro de Bolo. A marca visa sempre manter as raízes com as tradições do Brasil e do povo, não abrindo mão da simplicidade, do sabor e estar com a família. Nascida em 2012, a marca é a primeira casa de bolos caseiros de Curitiba. Sem usar conservantes ou essenciais, a Cheiro de Bolo é gerida por mulheres e teve seu produto eleito como melhor bolo caseiro de Curitiba pela revista Veja por dois anos.