Bolo de Natal Frutas Cristalizadas
Bolo de Natal Frutas Cristalizadas| Foto: Divulgação
  • Por Cheiro de Bolo
  • 30/07/2020 15:17

Família reunida, risadas, lembranças felizes e comida boa. As datas festivas são sempre muito especiais. O Natal é uma das comemorações mais conhecidas e todos os anos reúne amigos e familiares para celebrar o aniversário de jesus, sempre com uma ceia farta.

A escolha do cardápio se torna um evento a parte. Rica em comidas típicas, a mesa para o Natal é um espetáculo. Os pratos selecionados são feitos com muito cuidado e o sabor é sempre inesquecível.

Entrada, prato principal e sobremesa, todas as escolhas remetem lembranças e ajudam a criar o clima ideal para a data festiva. Cada prato conta sua história, inclusive a sobremesa. Deixada para o fim, mas não menos importante, a sobremesa deve fechar a refeição com chave de ouro.

Para este momento, nada melhor que mais um doce típico para a data, o bolo de Natal. A sobremesa é uma das receitas tradicionais de fim de ano. Ela surgiu em Portugal, há pelo menos 2 mil anos. Sua receita trata-se de uma espécie de pão doce com ovos, preenchido com nozes, passas e frutas secas e cristalizadas.

Mas, além do sabor, o bolo tem um significado especial. Ele representa os presentes que os três Reis Magos deram ao menino jesus no dia do seu nascimento. A crosta simboliza o ouro, as frutas a mirra e o aroma o incenso.

A sobremesa também tem seu espaço em outros países. Na Grã-Bretanha, por exemplo, o doce começou a fazer parte da tradicional comemoração no século XIII. Na Idade Média, a receita se popularizou por toda a Europa e hoje, faz parte das ceias de Natal das famílias ao redor do mundo.

Atualmente, há uma grande variedade da receita original do bolo. Há como acrescentar ingrediente ou trocar outros pelos que mais gosta. E, além de ser servido com uma linda decoração em volta, pode ser dado de presente.

A Cheiro de Bolo, primeira marca de bolos caseiros em Curitiba, oferece duas opções da sobremesa típica de Natal. Um deles é o bolo de frutas. Na receita vai ameixa, frutas cristalizadas, castanha do pará, uva passa com cobertura Foundant. Outra opção é o bolo de cereja. Na mistura, há cereja, nozes e cobertura de chocolate branco.

Bolo de Natal Frutas Cristalizadas
Bolo de Natal Frutas Cristalizadas| Divulgação

Os bolos podem ser embalados para presente ou encomendados para empresas com condições especiais. Mas, se você quer algo diferente, há a opção de mini bolo de nata com sabor de cereja. Ele é ideal quando é preciso de grandes quantidades.

Criada em 2013, a Cheiro de Bolo é gerida por mulheres. Suas receitas não contém conservantes ou essências. Sempre prezando pela qualidade, a marca teve seus produtos eleitos como os melhores bolos caseiros de Curitiba pela revista Veja por dois anos.