Bolo de Páscoa da Cheiro de Bolo já é uma tradição em Curitiba
Bolo de Páscoa da Cheiro de Bolo já é uma tradição em Curitiba| Foto: Divulgação
  • Por Cheiro de Bolo
  • 18/08/2020 18:16

Tradicional e muito conhecida, a Páscoa é uma comemoração que está marcada no calendário cristão. Com data móvel, é relembrado a crucificação e ressurreição de Cristo. Suas origens são baseadas na tradição judaica e a palavra Páscoa, em português, deriva do termo em hebraico “Pessach”.

Apesar da população conhecer o significado e origem da Páscoa, a origem dos ovos na celebração é um pouco desconhecida ainda. No entanto, esse é um símbolo de nascimento e renovação. E, para os antigos povos, como romanos, chineses e egípcios, representava a forma do universo.

Por isso, era comum eles pintarem ovos de galinhas e reverenciá-los em festas. A tradição passou a fazer parte da comemoração o século XII. Depois, esses ovos passaram a ter um valor simbólico, sendo feito de porcelana, vidro, madeira, papel ou até casca de tartaruga.

O chocolate veio somente no século XIX, na Alemanha. O coelho era, então, o significado de fertilidade no antigo Egito. E, como se reproduz com muita rapidez e gera muitos filhotes, o animal representa a fecundidade, renascimento e a Igreja, que também pode ter novos discípulos.

No Brasil, a lenda do Coelho da Páscoa chegou com os imigrantes alemães, em 1910. E, com isso, os brasileiros também adotaram o conto que é contato de geração para geração a todas as crianças até hoje.

Toda essa comemoração ficou tão rica no país que os encontros na Páscoa reúnem toda a família e amigos, sempre com muita animação e comida boa. Além da caça aos ovos, muito comum com as crianças para que se divirtam e mantenham a tradição intacta.

Mas, além de dar os ovos, nada melhor que provar uma sobremesa com sabor típico para a comemoração. A Cheiro de Bolo, primeira casa de bolos caseiros de Curitiba, produz o bolo da Páscoa sazonalmente uma semana depois do Carnaval até alguns dias após a data festiva.

Saudável, gostoso e dentro das tradições, o bolo, além de ser perfeito para confraternizar com a família, é também uma ótima opção de presente. A receita já virou tradição na capital paranaense.

Em sua receita há castanha do Pará na massa e gotas de chocolate. A castanha não é em pedaços, mas moída como farinha. E, mesmo que os outros bolos caseiros da marca não tenham cobertura, o bolo da Páscoa já vem com cobertura de chocolate. Além disso, o bolo especial vem até com uma embalagem especial de presente.

Sem conservantes ou essências, as receitas da Cheiro de Bolo, que nasceu em 2013 e ganhou prêmio como melhor bolo caseiro por dois anos na revista Veja, podem ser encontrados nos quatro endereços da marca em Curitiba, Ahú, Hugo Lange, Jardim das Américas e Portão. Fora da capital, há lojas em Fazenda Rio Grande, no Paraná, e São Bernardo do Campo, em São Paulo. Mas, caso não possa buscar, os bolos da marca gerida por mulheres e que tem o objetivo de manter a tradição, faz entrega também por delivery pelos apps ifood, rappi ou da própria loja.