Bolo de São João, o bolo de amendoim, é uma das comidas típicas das festas juninas
Bolo de São João, o bolo de amendoim, é uma das comidas típicas das festas juninas| Foto: Divulgação
  • Por Cheiro de Bolo
  • 18/08/2020 18:24

Festa, fogueira e comida boa. A festa junina é celebrada no Brasil desde o século XVII. Conhecidas em todos os estados, ela é a segunda comemoração mais conhecida do país, perdendo somente para o Carnaval.

Apesar da festa ser tão antiga e existente antes mesmo da era cristã, ela é conhecida atualmente por homenagear três santos, Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

O Santo Antônio é padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro. Ele é invocado também para achar os objetos perdidos. Já o mais conhecido São João Batista é protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta. Ele é o mais conhecido dos três santos tanto que as festas temáticas são chamadas de festas de São João.

Por fim, São Pedro é visto como o primeiro papa da Igreja e é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover e mudar o clima. Cada estado tem seu jeito de celebrar a festa. Em Curitiba, ela também é muito esperada e comemorada à caráter e tudo que tem direito.

E é claro que festa boa tem comida. E com as festas juninas não é diferente. A comemoração é tão importante que tem suas próprias comidas típicas. Entre a longa lista, há receitas como paçoca, arroz-doce, canjica, pipoca, pé de moleque pinhão, pamonha e claro, bolo de amendoim.

Bolo de amendoim

O amendoim é um dos alimentos mais populares em todas as regiões do Brasil. Apesar de não haver origem certa comprovada, há relatos de que ele tenha surgido na América do Sul. O alimento pode ser consumido tanto no doce quanto no salgado e, por isso, está presente em muitas receitas como paçoca, pé de moleque sorvetes e bolos.

O bolo de amendoim é uma ótima receita e combina muito com as festas juninas. A Cheiro de Bolo, primeira casa de bolos caseiros de Curitiba, prepara nos meses de junho e julho, o Bolo de São João, também conhecido como bolo de amendoim.

Com massa fofinha, cobertura cremosa feita com leite condensado e pedaços crocantes de amendoim, a receita é uma ótima opção para levar em festas de escolas, onde o bolo é fatiado e vendido para arrecadação do evento. Além disso, quem não gosta de amendoim, também pode provar outros bolos que representam muito as festas juninas como o de milho, fubá e goiabada.

Sem conservantes ou essências, a receita reforça a tradição da data pela loja eleita com os melhores bolos caseiros de Curitiba pela revista Veja por dois anos. Desde 2013 no mercado, o bolo pode ser encontrado em lojas em endereços estratégicos nos bairros de Curitiba.

Mas, quem não puder retirar o bolo de São João nas lojas, pode pedir para entrega pelos aplicativos ifood, rappi ou delivery da própria Cheiro de Bolo. Gerida por mulheres, a marca está focada na tradição e na família.

Há quatro lojas em Curitiba, no Ahú, Hugo Lange, Jardim das Américas e Portão. Há também uma em Fazenda Rio Grande, no Paraná, e uma em São Bernardo do Campo, em São Paulo.