A receita de origem alemã pode ser consumida com diversas outras frutas além da banana.
A receita de origem alemã pode ser consumida com diversas outras frutas além da banana.| Foto: Divulgação
  • Por Cheiro de Bolo
  • 19/08/2020 13:10

Quem nunca ouviu falar de uma cuca e sentir a boca salivando de vontade. De origem alemã, a iguaria chegou no Brasil com os imigrantes e se tornou um dos quitutes preferidos na região Sul do país.

Conhecida como bolo de flocos na Alemanha, a cuca foi originada na antiga Silésia e Prússia, locais de onde diversos alemães saíram para construir a vida no Sul do Brasil, no final do século XIX.

A cuca é um quitute tão representativo de seu país de origem que é comum encontrá-lo nas festas típicas alemãs aqui no Brasil, como a Pomerana de Pomerode e um festival somente para a cuca, o BlumenKucken, Festival blumenauense de cucas.

Passada de geração para geração, é comum associá-la a casa da avó ou com um café da tarde, cheio de boas lembranças. E, apesar de ser muito conhecida, pode levar alguns nomes diferentes nas diversas regiões do país. Cuque, bolo de tabuleiro, cuca ou bolo alemão, todos eles feitos de maneira muito especial.

A cuca é feita de uma massa coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga, ovos, açúcar e farinha, recheado com algumas frutas. Ela é muito versátil, sendo acompanhada de banana, uva terci, goiabada ou farofa com canela.

Na Cheiro de Bolo, casa de bolos caseiros nascia em 2013 em Curitiba, a receita é feita todos os dias de maneira artesanal e com produtos saudáveis, sem conservantes ou essências. Por isso, as cucas do local estão sempre fresquinhas.

Há mais de 20 opções para atender os diversos paladares. Entre elas há com banana, goiabada, farofa com canela e uva terci. A com a uva, no entanto, só pode ser encontrada na loja no final do mês de janeiro e durante o mês de fevereiro, quando é a época de colheita desta fruta. Essa é também a uva ideal para ser utilizada no quitute.

Mas, para quem deseja desfrutar o ano inteiro da cuca, a de banana é a especial para trazer recordações e tradição aos seus dias. Como de costume, a Cheiro de Bolo tem seu conceito voltado para a família, a fim de resgatar momentos importantes através dos gostos e sabores.

Por isso, a marca gerenciada por mulheres, foi reconhecida e ganhou por dois anos seguidos o prêmio de melhor bolo caseiro da revista Veja. E, para facilitar que essa iguaria chegue a casa de todos os curitibanos, a marca tem quatro lojas em Curitiba em pontos estratégicos da cidade: Ahú, Hugo Lange, Jardim das Américas e Portão. Fora da capital paranaense, há uma loja em Campina Grande do Sul, também no Paraná, e uma em São Bernardo dos Campos, em São Paulo.

Para quem não puder pegar a cuca nos locais, a Cheiro de Bolo realiza entregas por meio dos aplicativos ifood, rappi ou pelo próprio delivery. As informações estão no site www.cheirodebolo.net.br