Choice Digital: um novo caminho, a mesma essência
| Foto:
  • Por Choice - Academia de Profissões
  • 06/05/2020 14:45

Ainda existe um certo receio com relação à aprendizagem por meio de plataformas de educação à distância (EAD). Porém, não são poucos os casos de sucesso nessa modalidade. Somente no ensino superior, um em cada cinco estudantes está matriculado em cursos de EAD, de acordo com o censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sobre a realidade do EAD, o professor Mário Celso Cortella afirmou, em entrevista recente a uma rádio, que as plataformas de ensino mudaram, mas não a essência do aprendizado. "A primeira forma de ensino à distância foi o livro. A pessoa saia da atividade e levava o estudo com ela.". No entanto, Cortella também pontuou que o contato entre as pessoas e a convivência social são necessários, até mesmo como forma de incentivo ao aprendizado.

De fato, encontrar novas maneiras de interagir socialmente é um dos principais desafios de quem faz uso do ensino à distância. O conhecimento também se dá por meio da discussão e construção coletiva de ideias e não somente da mera exposição. Chats, fóruns e grupos de Whatsapp são algumas das ferramentas indispensáveis, especialmente nesses tempos de pandemia. O distanciamento social é recomendado, mas não o distanciamento das interações sociais.

Pontuamos aqui algumas das muitas vantagens relacionadas ao ensino à distância que se sobrepõem aos desafios:

  • Oferta de mais opções de cursos;
  • Certificados com reconhecimento;
  • Conteúdos e didática estruturados; 
  • Protagonismo do aluno com relação ao aprendizado;
  • Organização do tempo;
  • Flexibilidade;
  • Autorresponsabilidade;
  • Objetividade.

Sobre os aspectos psicológicos

Um estudo publicado recentemente pela revista The Lancet aponta os impactos do confinamento nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. O estudo mostrou que 73% das pessoas que estão em confinamento tem diminuição do humor, e que 53% apresenta irritabilidade. Ou seja, estamos todos enfrentando um cenário de desafios em nível máximo, especialmente no campo das emoções. E isso impacta diretamente os mecanismos necessários para o aprendizado, como a calma, concentração, atenção e escuta de qualidade.

O psiquiatra Alexandre Valverde compara os efeitos do confinamento àqueles que operam sobre a tripulação de um navio. Os veteranos (pessoas com mais inteligência emocional ou que já lidaram com situações extremas) amparam os novatos na embarcação, deixando claro que nervosismo, medo e irritabilidade são normais nesse período. Ainda segundo o médico, somente a comunicação continua, sincera e afetuosa vai fazer com que os efeitos das informações que recebemos sobre e durante a pandemia sejam suavizados. Portanto, é necessária uma relação de honestidade e empatia entre todos os envolvidos no processo de ensino neste momento, especialmente na modalidade à distância.

A Choice Digital e as novas demandas de aprendizado

Desde sua fundação, em 2012, a Choice Academia de Profissões investe em novas tecnologias para a mediação do ensino. Concordamos com o professor Cortella: a essência do aprendizado será sempre a mesma, independentemente do suporte. O nosso futuro - muito próximo - enquanto sociedade, ainda trará muitas mudanças. E está em nosso DNA institucional incorporá-las.

A via da educação à distância, antes celebrada como alternativa, ganhou muita força nas últimas semanas. E para acompanhar essa tendência, caminharemos por essa via com a Choice Digital. A nova plataforma de ensino da Choice já está no ar, e oferece aos alunos a mesma qualidade e excelente time de professores do ensino presencial. E por ser uma plataforma digital, as possibilidades só se ampliam. Em breve, serão ofertados novos cursos e formatos.

Acreditamos na importância de cursos voltados à gestão empresarial em tempos em que os negócios estão sendo remodelados a uma velocidade enorme. E para que tenham êxito, são necessários atualização e conhecimento. Ao mesmo tempo, também são necessárias as fórmulas tradicionais - testadas e indispensáveis - aliadas à inovação e disrupção.

Conheça a nova Choice Digital: www.choiceprofissoes.com.br/digital