Cursos de qualificação profissional são fundamentais para os desafios do mercado de trabalho em Ponta Grossa
| Foto: Divulgação
  • Por Choice - Academia de Profissões
  • 28/01/2020 19:06

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) dos Campos Gerais, são advindos de Ponta Grossa. A cidade agrega e influencia positivamente este ciclo de industrialização que faz a economia girar.

E é inevitável falar em economia sem mencionar a geração de emprego e renda. Mesmo com toda adversidade econômica do país, os postos de trabalho nos Campos Gerais tiveram um aumento, como divulgou o boletim do Núcleo de Economia e Políticas Públicas (Nerepp) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 Um paradoxo nacional

Uma pesquisa realizada pela consultoria Korn Ferry mostra um dado alarmante para o país. A previsão é de que para este ano haja um déficit de 1,8 milhão de candidatos para vagas que requerem um perfil especializado. Esse panorama de dificuldades da empregabilidade no presente e num futuro próximo é relacionado a falta de qualificação e adequação dos profissionais  às novas necessidades do mercado. Podendo ser o fator limitador para o crescimento econômico do Brasil.

O aumento pela procura de profissionais qualificados traz à tona questões como as transformações digitais e o futuro do trabalho. Uma reportagem realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta que em setores específicos, como o da tecnologia da informação, cerca de metade das 70.000 vagas de empregos que serão criadas por ano até 2024 poderão não ser preenchidas.

Nesse cenário paradoxal, Ponta Grossa segue uma perspectiva semelhante a de outras regiões do país e esbarra também no empecilho da escassez de profissionais qualificados para as demandas do mercado de trabalho da região. Segundo um levantamento da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, 35% das vagas de emprego disponíveis no local acabam não sendo preenchidas por falta de qualificação profissional dos candidatos.

E como mudar esse cenário?

Aqueles que procuram uma colocação no mercado de trabalho nos Campos Gerais precisam ter ciência dos aspectos que norteiam os postos de trabalho da região. Neste caso, fica evidente que o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa vai de encontro com uma maior qualificação por parte dos profissionais.

Pensando em como preencher essa lacuna e atender essa crescente procura por qualificação, a Choice Academia de Profissões aposta em uma metodologia que vai de encontro ao que o mercado de trabalho atual se baseia, e visa qualificar as carreiras dos seus alunos com cursos que desenvolvem as habilidades comportamentais, como pensamento lógico, liderança, gestão, comunicação e colaboração.

A Academia de Profissões desenvolvida pela Choice permite ao aluno estar atualizado em face às tendências do mercado, com conhecimento prático e inovador. Além de aperfeiçoar as habilidades que serão requisitadas nos próximos anos, formando alunos com qualificação para serem os profissionais do futuro.

Além disso, a Choice oferta ao mercado nacional seu serviço de Soluções Corporativas para atender as demandas das empresas com a aplicação do Método Ágil, um modelo que propõe aprimorar os processos e entregar de forma mais rápida e efetiva o desenvolvimento de projetos.

Quer saber mais sobre a Choice? Entre em contato pelo e-mail contato@choiceprofissoes.com.br ou acesse: www.choiceprofissoes.com.br