Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

A cultura clássica vai preparar seu filho para uma vida digital. Saiba por quê

O estudo de obras clássicas é fundamental para a formação de jovens conscientes e capazes de interpretar e articular pensamentos

(Foto: Divulgação)

Colégio do Bosque Mananciais - Conteúdos publicitário do Colégio do Bosque Mananciais

22/12/2021 às 18:45

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Nossa sociedade é digital. Aplicativos, programas de computador, smartphones, tablets, redes sociais e sites de busca são apenas algumas das ferramentas que utilizamos no dia a dia.

Não temos como evitar, a transformação digital faz parte das nossas atividades e também influencia o modo como nos relacionamos, inclusive a forma como seu filho interage com outras pessoas.

Mas será que as crianças e jovens de hoje estão preparados para exercer suas capacidades de interpretação, argumentação e articulação de pensamentos, diante do oceano de informações, verdadeiras e falsas, ao qual eles são expostos?

Leonardo Teixeira de Oliveira, professor de Literatura e Redação do Colégio do Bosque Mananciais, alerta sobre a importância de educar alunos e suas famílias para que o uso das tecnologias não se transforme em compulsão e imediatismo.

A cultura clássica inserida no desenvolvimento do indivíduo

A partir da consciência das tradições por trás do conteúdo dos livros paradidáticos, o Colégio do Bosque Mananciais proporciona aos alunos a experiência de ter um contato direto com obras clássicas.

Por cultura clássica, compreendem-se, basicamente, os frutos das ciências e das artes produzidos pelo gênio humano, que nos foram transmitidos e nunca "saíram de moda".

Com isso, a expectativa é que crianças e jovens transcendam o seu tempo e espaço particulares, adquirindo um horizonte humano mais amplo através do contato com a produção clássica, as quais são capazes de influenciar quem eles podem ser.

"A maneira dessa tradição ser incorporada é, sobretudo, pelo exercício de contemplação", explica o professor Leonardo Oliveira.

Assim, após os jovens realizarem o exercício crítico de compreensão de obras do passado, incentiva-se que os frutos desse entendimento sejam conhecidos com admiração, reconhecendo-se neles os transcendentais da bondade, da beleza e da verdade.

Como a cultura clássica é inserida no dia a dia dos estudantes?

As turmas do Ensino Fundamental e Médio do Colégio do Bosque são incentivadas à leitura de obras clássicas da literatura, o que representa o desafio de assimilar diversas linguagens e culturas diferentes daquelas circunscritas à realidade particular dos alunos.

"Ao mesmo tempo, durante a leitura dessas obras, eles também são incentivados a conceber esse conteúdo comparando-o às suas experiências e realidades locais", explica o professor de Literatura.

Assim, fechando o ciclo de recepção dos clássicos, é realizada a produção de releituras, através de atividades de desenhos, cartas e até mesmo novas peças literárias.

Para alunos matriculados no período integral, o incentivo ao estudo da cultura também acontece durante as aulas de inglês, espanhol, teatro e música.

Exercícios semanais de leituras são estendidos ao âmbito familiar através do projeto Lendo Juntos.

"Nele, obras clássicas também são incorporadas, para que, além de treinar a oratória e incentivar o hábito da leitura, os alunos possam ampliar o vocabulário e a visão crítica, com um debate mais amplo", acrescenta o professor.

Por fim, o trabalho de educação personalizada, por meio de preceptorias individuais, reuniões semanais entre o professor encarregado de classe (PEC) e a turma, além de encontros mensais entre o casal encarregado de classe e o PEC, garantem um acompanhamento da relação dos alunos e suas famílias com esse trabalho.

Conheça o Colégio do Bosque Mananciais e desperte o que há de melhor no seu filho!

Preparação para exercer o pensamento em uma sociedade digital

A experiência com os frutos mais significativos de diferentes tradições da história coloca em perspectiva as informações que circulam diariamente no meio dos jovens.

Assim, para ajudar o desenvolvimento do pensamento crítico e argumentativo, é necessário proporcionar uma experiência além da mera enumeração de características da história, mas que seja promovida pela contemplação.

"Uma história acompanhada do início ao fim, uma reflexão mais detida e aplicada a partir de critérios de pensamento de um texto, entre outras coisas", acrescenta o professor Leonardo Oliveira.

Além disso, a relação com os eletrônicos e o exercício do senso crítico com as ideias em circulação são direcionados pelo trabalho de formação humana no colégio.

O educador explica que, a cada mês, uma virtude diferente é eleita e, a partir disso, todos são incentivados a lembrá-la e aplicá-la em suas atividades.

Assim, a necessidade de saber como administrar o uso das tecnologias, bem como a análise das informações recebidas e sua procedência, é trabalhada regularmente.

“No mês em que trabalhamos particularmente a virtude ligada à competência da comunicação, fomentamos debates sobre como lidar com as informações de noticiários e meios de comunicação digitais", reforça Leonardo.

O Colégio do Bosque Mananciais prepara seus alunos para serem cidadãos conscientes, responsáveis e com capacidade de argumentação diante das informações consumidas no dia a dia.

Clique aqui e conheça uma instituição educativa inovadora voltada para famílias que buscam uma formação completa para seus filhos.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.