4 vantagens de investir na educação bilíngue durante a formação escolar
| Foto:
  • Por Colégio Everest
  • 12/07/2021 19:27

Você lembra há alguns anos quando a compreensão do inglês era um grande diferencial para o mercado de trabalho? Hoje em dia, pelo contrário, saber inglês é uma característica básica para conquistar bons posicionamentos profissionais. E aliar a aprendizagem desse idioma à formação escolar, a partir da educação bilíngue, é um diferencial que beneficia — e muito — o desenvolvimento das crianças.

Mais do que investir em conhecimentos básicos do inglês, em matérias específicas para a área, a educação bilíngue em uma escola internacional exercita o entendimento da língua inglesa durante práticas do dia a dia, aproximando as crianças da cultura e estimulando a familiaridade com o idioma.

Conheça 4 benefícios que da educação bilíngue para a formação de alunos e alunas

1. Proficiência na língua inglesa

Compreender o inglês é muito diferente de ser proficiente na língua. A proficiência em um idioma exige alta compreensão de vocabulário, construções gramaticais, conhecimento de expressões nativas, assim como experiência oral, para desenvolver a comunicação fluente.

Em uma escola internacional focada em educação bilíngue, o aluno aprende também em inglês desde cedo, seja nas aulas de Língua Inglesa ou em disciplinas específicas ministradas integralmente em inglês, como Physical Education, Art, Science e World History.

Esse modelo envolve a criança em situações diversas, tanto gramaticais, quanto culturais, para estimular que ela saiba como aplicar o idioma em seu dia a dia de forma natural e intuitiva. A língua inglesa, nesse caso, torna-se mais um instrumento para a construção de conhecimento em outras disciplinas escolares, garantindo fluência real e natural ao longo do tempo.

2. Ampliação cultural

A educação bilíngue é uma metodologia que está em sintonia com a globalização do mundo. Por essa razão, não se limita aos ensinamentos gramaticais de outro idioma, apenas. Seja na aula de Língua Inglesa ou nas disciplinas ministradas em inglês, o aluno estuda o idioma a partir de diferentes abordagens, temáticas e aspectos culturais.

Essa abordagem multidisciplinar amplia o olhar do aluno para outras realidades, favorecendo uma compreensão melhor sobre humanidade e cidadania.

3. Formação integral e humana

A educação bilíngue é uma jornada fascinante a ser desbravada pelos estudantes. Seja em projetos interdisciplinares, através das disciplinas eletivas ou do programa de diplomação dupla, o aluno tem a possibilidade de escolher os caminhos da sua formação.

Além do poder de escolha, essa autonomia faz com que os alunos se tornem donos do próprio futuro, tornando a aprendizagem mais dinâmica, personalizada e criativa.

Nesse processo, os alunos recebem orientação de uma equipe multidisciplinar — formada por pedagogas, psicólogas, psicopedagogas e tutores de formação —, para que as escolhas realmente estejam alinhadas com as vontades, também sob o olhar da saúde emocional e psicológica.

4. Melhor preparo para o futuro

Lembra quando falamos no início do texto que o domínio da língua inglesa já não é mais visto como um diferencial? Pois é, a educação bilíngue garante melhores oportunidades no futuro. Considerando que o inglês é considerado um idioma universal, dominá-lo é uma ótima forma de ampliar as oportunidades para o futuro das crianças, seja pensando em estudo e carreira, seja pensando em mudar de país.

A fluência em inglês amplia a quantidade e a qualidade de oportunidades de desenvolvimento e realizações.

Quanto antes, melhor. Traga seu filho para a educação bilíngue do Everest

Em sintonia com os métodos mais avançados no processo de ensino, valorizando a educação internacional, a formação integral dos alunos e a educação bilíngue, a Regnum Christi tem mais de 130 escolas, em 19 países em todo o mundo, incluindo o Colégio Everest, em Curitiba. E, em todas elas, valoriza a construção de conhecimento além do idioma natal.

O Colégio Everest de Curitiba oferece este ambiente rico para o desenvolvimento humano e profissional dos alunos.

Acesse o site e inscreva seus filhos em um colégio que cuida e oferece os melhores caminhos para o futuro dos seus filhos.