Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Novas metodologias de ensino: cultura maker e STEAM classes na educação dos seus filhos

Saiba o que é cultura maker e por que essa metodologia de ensino está conquistando educadores em todo o país.

A cultura maker permite que alunos sejam adultos mais independentes, criativos e inovadores (Foto: Shutterstock)

Colégio Everest - Conteúdos publicitários Colégio Everest

14/12/2022 às 11:40

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Nem todos os pais sabem ainda o que é cultura maker, mas essa metodologia está conquistando educadores por todo o Brasil. Conforme os métodos tradicionais de educação têm se mostrado menos eficientes no mundo moderno, as táticas incorporadas nessa cultura diferente prometem desenvolver alunos mais completos e preparados.

Essa febre educacional ajuda pessoas de diversos perfis a buscarem soluções inovadoras e criativas para problemas. O resultado é um aluno que está pronto para enfrentar todos os desafios pessoais e profissionais que a vida deve trazer no futuro.

Entenda o que é cultura maker na educação e como essa metodologia ajuda na formação infantil?

O que é cultura maker?

A cultura maker é uma metodologia de ensino baseada no termo em inglês “do it yourself”, ou faça você mesmo em português. Ela estimula o indivíduo a buscar soluções a sua própria maneira para os problemas do cotidiano. É bem diferente de outras metodologias mais tradicionais que adotam currículos extremamente rígidos.

As empresas têm começado a compreender qual a importância da cultura maker e a implementá-la. A intenção é fomentar indivíduos autônomos que sabem lidar com suas emoções e com o mundo ao redor.

Metodologia de ensino

Antes de entender um pouco mais sobre como funciona a cultura maker, precisamos saber o que são metodologias de ensino. O termo é usado para designar a forma de ensinar de um determinado grupo ou instituição.

A metodologia considerada tradicional surgiu na formação da ideia de escola, durante o século XVIII. Na época, o professor era considerado como o detentor de conhecimento que deveria “iluminar” os alunos com o saber. Portanto, todo o ensino partia dele e os mundos individuais de seus tutelados pouco importavam.

Hoje existem inúmeras pesquisas a respeito da criação do conhecimento e sabemos que não funciona tão bem assim. Na realidade, o saber é construído em conjunto e tanto professor quanto aluno têm o que aprender um com o outro. Por isso, metodologias inovadoras, como a cultura maker, estão ganhando mais espaço.

O que são STEAM classes?

A cultura maker funciona aplicando uma abordagem diferenciada: STEAM classes. Esse acrônimo significa:

  • Science (Ciência);
  • Technology (Tecnologia);
  • Engineering (Engenharia);
  • Arts (Artes);
  • Math (Matemática).

No ambiente escolar, o aluno deve ser instigado a pensar de maneira inovadora tendo essas 5 matérias como base. Ao contrário da metodologia de ensino tradicional, a cultura maker trabalha com essas áreas de forma integrada. Isso significa que elas se complementam por meio de brincadeiras, atividades e ferramentas interativas de diversos tipos.

Assim, os jovens adquirem habilidades importantes para o mercado de trabalho e o resultado são alunos proativos, criativos e com fácil adaptação aos diversos tipos de cenários.

Por que seu filho pode aproveitar a cultura maker?

Existe grande importância da cultura maker na formação do indivíduo. Empresas buscam profissionais que saibam ir além de seus conhecimentos técnicos para gerar valor e resultados, algo que é mais difícil aprender nas metodologias de ensino tradicionais e engessadas.

Um aluno que passa pela formação da cultura maker, ideias de STEAM classes e um currículo variado, consegue avançar em todos os aspectos. A metodologia facilita, inclusive, quem procura um duplo diploma para conseguir experiência internacional no futuro. Com uma mentalidade desenvolvida para resolver problemas cotidianos com as próprias soluções e maior poder de autodidatismo, o aluno maker pode prosperar com maior desenvoltura no aprendizado e fluência de novos idiomas.

O Colégio Everest Internacional utiliza as vantagens da cultura maker para desenvolver o conteúdo apresentado às crianças. Existem, inclusive, duas unidades espaços maker para estimular o desenvolvimento sensorial, social e acadêmico de forma integrada.

A escola também possui parceiros de negócio que proporcionam um amplo conhecimento ao levar conteúdo sobre tecnologia e diversos projetos para a sala de aula.

Matricule seu filho no colégio que acompanha as novas exigências do mercado de trabalho. Agende uma visita no Colégio Everest Internacional.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.