Disciplina formativa: as influências da escola na formação integral e humana dos alunos
| Foto:
  • Por Colégio Everest
  • 26/07/2021 13:09

A formação integral das crianças passa por diversos segmentos que influenciam em suas percepções de valores, realidades, boas práticas e interações sociais. A família é a base para tudo isso, mas a escola também tem um papel protagonista nesse processo.

Por essa razão, o Colégio Everest acredita que aliar uma base curricular de excelência, à presença dos pais na escola e a disciplinas formativas é a fórmula ideal para o desenvolvimento pleno, humano e integral dos alunos — respeitando, inclusive, a individualidade de cada criança.

Mas o que é a disciplina formativa?

A educação com base em disciplina formativa não tem como objetivo modelar pessoas a serem e agirem da mesma forma. Pelo contrário, é uma forma de transmitir valores, estimular conversas e valorizar expressões e emoções de um modo acolhedor, sem punições, para que cada aluno aprenda a se conhecer melhor, assim como respeitar a si mesmo e aos colegas.

Por meio da disciplina formativa, é possível abordar temáticas fundamentais de ensino para a vida em sociedade, como o olhar empático, valorização da igualdade e senso de responsabilidade em relação às nossas ações.

Com a prática da espiritualidade e fortalecimento de valores familiares, a rede Everest — em sintonia com as famílias — oferece toda a abertura para que os alunos se sintam confortáveis para serem quem são, e desenvolverem as suas potencialidades em um ambiente seguro e humanizado.

Educação para a vida com acompanhamento das famílias

A rede Everest entende que a educação das crianças exige aprendizado técnico dentro das disciplinas ofertadas na grade letiva, mas também depende do desenvolvimento emocional e humano, do bom relacionamento com os estudantes e dos estímulos da família. Por essa razão, as interações e acompanhamentos com as famílias é uma premissa fundamental aos processos letivos da escola.

formação Integral Colégio Internacional Everest
O acompanhamento da família é essencial para o desenvolvimento dos alunos.

A escola dá continuidade aos valores que as famílias ensinam a seus filhos em casa, reforçando virtudes desde os primeiros anos. Com estes objetivos, o Colégio Everest dispõe de vários formatos de interação com os alunos — chamadas de disciplinas formativas:

  • diálogos formativos: atendimentos individuais com a finalidade de ouvir as crianças e encontrar possíveis pontos de desenvolvimento;
  • atendimentos pontuais de emergência: atendimentos focados em entender situações pontuais de convivência escolar e encontrar instrumentos de resolução e desenvolvimento;
  • trabalhos e campanhas motivacionais: projetos temáticos que, a partir de metas determinadas, auxiliam os alunos em questões como sustentabilidade, fraternidade e coletividade, por exemplo;
  • Everest Games: o evento esportivo que reúne os alunos em torno do esporte e ajuda a desenvolver noções de coletividade, trabalho em grupo, confiança e personalidade;
  • programas individuais: acompanhamentos regulares com apoio dos pais, a alunos que apresentam características como agressividade ou falta de foco, por exemplo.

Com a participação dos pais, as crianças também compreendem que sua educação não depende exclusivamente delas, mas sim de um processo colaborativo que envolve alunos, escola e família.

Os estudantes que contam com o suporte e participação dos pais em seu desenvolvimento, têm mais predisposição a fortalecerem sua autoestima e autoconfiança: características fundamentais para o sucesso futuro.

Invista e participe da educação do seu filho

Educação baseada em metodologias ativas e modernas, que focam no desenvolvimento individual do estudante, ensino internacional, educação bilíngue e disciplina formativa: o Colégio Everest tem a fórmula certa para o pleno desenvolvimento das suas crianças.

Acesse para conhecer o Colégio Everest e matricule agora os seus filhos.