Colégio Positivo Internacional, localizado no bairro Ecoville, é especializado em preparar estudantes para uma vivência internacional e criar líderes globai
Colégio Positivo Internacional, localizado no bairro Ecoville, é especializado em preparar estudantes para uma vivência internacional e criar líderes globai| Foto: Divulgação/ foto: Pith Haiducki
  • Por Colégio Positivo
  • 16/12/2019 13:01

Uma das poucas instituições brasileiras autorizadas a realizar o exame internacional SAT (do inglês, Scholastic Assessment Test), o Colégio Positivo Internacional, localizado no bairro Ecoville, é especializado em preparar estudantes para uma vivência internacional e criar líderes globais. Prova disto é o desempenho dos estudantes Positivo nestes exames de aptidão, cujas notas podem chegar a ser quase 10% superior as médias de estudantes de outras partes do mundo.

“O SAT é uma das mais importantes avaliações externas do mundo. Ela não é montada e nem corrigida pelo Positivo, somente aplicada”, explica o diretor do Colégio Positivo Internacional, Pedro Daniel Oliveira. “Como o SAT é uma avaliação puramente externa, ela é imparcial e retrata a real performance acadêmica do aluno. Além disso, o SAT é requisito para ingresso nas principais universidades americanas. ”, explica.

Todos os anos, mais de 2 milhões de alunos prestam este exame, que é gerenciado pelo College Board, um órgão educacional norte-americano. Menos de 6% deste total são de estudantes estrangeiros, que tem a sua educação formal atrelada a alguma unidade internacional de ensino.

Equivalente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil, o SAT distribui 1600 pontos igualmente em duas modalidades: matemática e inglês. Os alunos precisam responder questões relacionadas a álgebra, análise de dados, matemática avançada e resolução de problemas lógicos, além de mostrar que dominam o inglês como a língua materna, expressando ideias, dando comandos e analisando contextos.

Na edição de outubro de 2019 do SAT, os alunos do Colégio Positivo Internacional obtiveram uma nota média geral de 1199 pontos, enquanto a média mundial foi de 1133. Em matemática, a diferença foi ainda maior: 620 pontos contra 571 na média global.

“Nosso projeto educacional está todo alinhado para cumprir as exigências e competências do SAT, mas seis semanas antes da aplicação das provas nós oferecemos aos alunos um curso preparatório gratuito, não para ensinar o conteúdo, mas sim a mecânica da prova”, conta o diretor da unidade. “É um preparatório para aprender a gerir o tempo durante a prova, o estilo das questões, o que é esperado dos alunos e alguns reforços”, explica o profissional.

Para o Professor Pedro Daniel Oliveira, este é um dos pontos que ajuda a explicar o sucesso do Positivo no teste de aptidão internacional.  “Durante o preparatório também oferecemos opcionalmente aos alunos orientações para redação em inglês, com feedback de seu desempenho. Temos orgulho em dizer que temos alunos que gabaritaram o teste de matemática e acertaram mais de 80% da prova de inglês”, arremata o profissional.

Certificado pelo IB (Bacharelado Internacional), o Colégio Positivo Internacional oferece o Diploma Programme e Primary Years Programme. Esta filosofia e proposta pedagógica aplicada no Colégio Positivo Internacional desde 2013, preza pelo ensino do pensamento crítico e independente, para estudantes desde o ensino infantil, até a conclusão do médio.