Bolsa feita com cera de abelha e canudos de inox recebe prêmio de empreendedorismo
| Foto: Divulgação
  • Por Colégio Positivo
  • 06/01/2020 00:01

O Colégio Positivo recebeu quatro, dos sete prêmios distribuídos em 2019 pela Junior Achievement.A instituição internacional promove anualmente o Prêmio Miniempresa, um projeto criado para que alunos de ensino médio criem produtos inovadores e façam a gestão das vendas, marketing, RH e finanças, ao longo de 15 semanas.  Na principal categoria no Paraná, duas miniempresas do Colégio Positivo foram destaque: a Tomaê e a Beezip, ambas fundadas dentro do Colégio Positivo Ângelo Sampaio, em Curitiba, por alunos do ensino médio.

Em primeiro lugar, como miniempresa destaque ficou a Tomaê, uma produtora de canudos portáteis de inox. O projeto também levou o prêmio de melhor produção, das 14 miniempresas participantes. “Foi uma oportunidade incrível. Além de aprender a trabalhar em equipe, nós também aprendemos na prática como é ter uma empresa”, afirmou o jovem Estevam Wybe Sanchesumda um dos fundadores da Tomaê, durante a entrega do prêmio. “O uso do canudo é comum no mundo todo. No entanto, o plástico leva 500 anos para se decompor na natureza. O que fizemos foi criar uma alternativa sustentável”, ressalta.

Já a Beezip conquistou o terceiro lugar como destaque. Trata-se de uma bolsa impermeável feita com cera de abelha e tecido reutilizável. Sustentável, a Beezip foi uma das três empresas destaque da competição graças ao conceito que alia reciclagem e ação social. Isto porque o acessório, que foi comercializado em dois tamanhos, tinha parte do lucro sendo revertido para o Lar O Bom Caminho, instituição que acolhe crianças de zero a dois anos, afastadas de suas famílias por abandono ou negligência dos pais.

| Divulgação

Durante os encontros semanais, cada miniempresa contou com o auxílio de quatro voluntários e uma professora do Colégio Positivo para realizar a produção e gestão desses itens. “O projeto Miniempresa acontece todos os anos, sempre com produtos e ideias diferentes que partem dos próprios estudantes”, conta a professora orientadora do Colégio Positivo, Daniela Tatarin.  “A única dica que sempre aconselho aos estudantes da rede Positivo é que pensem em produtos voltados ao empreendedorismo social e à sustentabilidade”, conta a professora.  “O desenvolvimento dos alunos é imenso. Eles ganham em maturidade, organização, visão de mundo, tornam-se mais disciplinados. Nós já tivemos depoimentos emocionantes de alunos que perceberam o impacto do projeto em suas vidas”, conta Daniela.

Também participou do projeto a miniempresa Pamboo, do Colégio Positivo Hauer. Eles venceram o prêmio destaque de sustentabilidade, com um canudo reutilizável feito de bamboo. Já no Colégio Positivo – Jardim Ambiental, os estudantes também fundaram a DUC, uma miniempresa criada para produzir gorros e cachecóis para moradores de rua. Ao todo, mais de 120 unidades foram compradas por doadores e repassadas para uma ONG.