Alunos fazendo atividade em sala de aula no Colégio Positivo
Alunos fazendo atividade em sala de aula no Colégio Positivo| Foto: Divulgação / Colégio Positivo
  • Por Colégio Positivo
  • 20/11/2019 10:54

Com o fim de ano se aproximando, é hora das famílias começarem a pensar no próximo ciclo escolar e na melhor instituição de ensino para matricular seus filhos. Esta não é uma tarefa fácil, pois existem inúmeras ofertas de propostas, atividades, horários e valores para serem analisados.  A vice-diretora do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Izabella Milléo Bini ajuda nesta difícil decisão, selecionando cinco dicas importantes:

Ensino completo em um só lugar

Escolher uma instituição que ofereça uma jornada de ensino completa, faz toda a diferença. Isto porque, de acordo com a vice-diretora, além do ensino formal, os laços de amizade e respeito que os estudantes criam durante o ensino infantil, fundamental e médio são algo que os jovens levam para a vida toda. O Colégio Positivo, por exemplo, oferece esta cadeia de ensino completo nas unidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Joinville, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Para cada idade, uma preocupação diferente

Para as crianças que vão ingressar no maternal, educação infantil e anos iniciais do fundamental 1, a preocupação deve girar em torno da estrutura escolar. “Alguns pontos de atenção devem ser os ambientes arejados, segurança, limpeza, contato com os professores, ludicidade e afetividade”, comenta Bini. Já os pais de pré adolescentes, devem ter especial atenção com a formação dos professores, material didático, apoio ao esporte e atividades culturais, ensino de inglês, formação humana e participação em olimpíadas de conhecimento. “No Ensino Médio, a prioridade deve ser a preparação para os vestibulares, formação humana, além da qualidade dos professores e material didático”, arremata a vice-diretora.

Conheça a equipe profissional

“Uma proposta pedagógica bem elaborada é o que define uma instituição de ensino de sucesso. Além do conhecimento sistematizado das disciplinas, ela deve estar alinha às novas demandas, como o uso da tecnologia, inclusão social, meio ambiente, ética e cidadania”, define a vice-diretora. No Colégio Positivo o foco é na formação de cidadãos que tenham compromisso com a sociedade, atuantes e conscientes de suas responsabilidades. A equipe docente da educação infantil ao ensino médio é composta por professores especialistas, altamente qualificados e que recebem formação continuada.

Projetos extracurriculares

Além de analisar a metodologia de ensino das instituições, os pais devem observar o que é desenvolvido em projetos extracurriculares, esportes, bilinguismo, atividades culturais e principalmente, o que é trabalhado na formação de valores. “Uma boa escola não se preocupa apenas com o conteúdo sistematizado”, alerta Bini. Associado a UNESCO, o Colégio Positivo mantém o compromisso com a cultura da paz, da valorização da vida e da formação de valores humanos.

Programa de ensino de idiomas

Pesquisas revelam que para chegar na fluência de um idioma o ideal é que a criança comece o processo de ensino desde a primeira infância até os 10 anos de idade. É por isso que o Colégio Positivo oferta o Ensino Bilíngue e Internacional desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.   Quando a criança ou adolescente se comunica em outro idioma, outras habilidades e competências são estimuladas como: criatividade, pensamento e raciocínio lógico.