Programa de incentivo ao esporte é uma das principais estratégias do Colégio Positivo.
Programa de incentivo ao esporte é uma das principais estratégias do Colégio Positivo.| Foto:
  • Por Colégio Positivo
  • 01/11/2019 16:29

Ofertar aos alunos, desde o ensino infantil até o médio, um extenso programa de incentivo ao esporte é uma das principais estratégias do Colégio Positivo para não só aumentar o desempenho pedagógico dos alunos, como também aproximar os pais da comunidade escolar. A instituição oferece um currículo de atividades extracurriculares em seis modalidades diferentes: futebol, handebol, vôlei, basquete, natação e judô.  Conhecidos como festivais esportivos, os eventos promovem a competição participativa entre alunos, isto é, todos os envolvidos recebem uma premiação justamente para coroar a prática do esporte como uma forma de interagir, desestressar e aumentar a qualidade de vida.

“Os alunos-atletas são mais preparados para enfrentar as adversidades, que podem aparecer não só ao longo da vida, mas também dentro de sala de aula. Eles criam uma casca, uma inteligência emocional com o esporte que impacta diretamente no processo de aprendizagem”, explica Caio Capra, coordenador de Esporte e Cultura do Colégio Positivo.  “São atividades que são participativas. Os alunos vão porque gostam de estar ali e sentem prazer com a prática. Isso ajuda na concentração, no condicionamento e até mesmo na absorção de conteúdos”, pontua.

Os festivais esportivos acontecem aos sábados e são abertos para participação dos pais e até mesmo, em algumas modalidades, alunos convidados de outras instituições.  Concentrados basicamente no primeiro semestre, os festivais são considerados marcos no colégio. “É uma forma dos pais terem uma proximidade maior com o professor e conhecer as instalações, mas também funcionam como comemorações, como é o caso das Olimpíadas internas, promovidas em anos de Olimpíadas ou a competição anual entre os colégios Positivo, que acontece no fim do ano, durante um fim de semana e envolve todos os alunos de todas as unidades”, conta Capra.

O Instituto Compartilhar, fundada pelo técnico Bernardinho é parceira do Colégio Positivo.
O Instituto Compartilhar, fundada pelo técnico Bernardinho é parceira do Colégio Positivo.

O esporte também é tratado na instituição como um veículo de valores. Dentro da prática do voleibol, por exemplo, o Positivo estabelece uma parceria com o Instituto Compartilhar, organização fundada pelo técnico Bernardinho e que promove como metodologia o ensino lúdico, adaptável e com a inserção de valores em todos os momentos do jogo, como trabalho em equipe, liderança, autonomia e respeito.

No basquete a parceria é com a NBA Basketball School, que oferece treinamento em quadra, exercícios de força, condicionamento e educação da modalidade, para jovens atletas entre 6 e 17 anos
No basquete a parceria é com a NBA Basketball School, que oferece treinamento em quadra, exercícios de força, condicionamento e educação da modalidade, para jovens atletas entre 6 e 17 anos

No basquete a interatividade é semelhante. Junto com a NBA Basketball School, a escola oferece treinamento em quadra, exercícios de força, condicionamento e educação da modalidade, para jovens atletas entre 6 e 17 anos. “É por todos esses motivos que o Colégio Positivo torna-se também uma referência em competições em nível estadual e nacional, envolvendo até mesmo estudantes universitários da área de Educação Física na organização e participação desses eventos. O incentivo a essa prática, aliado a metodologia, qualidade dos professores e infraestrutura explicam, por exemplo, porque temos equipes campeãs estaduais em diversas modalidades. O esporte é um grande pilar do Positivo”, conclui Capra.