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Divulgação| Foto: DWD Eventos
  • Por Colégio Positivo
  • 27/01/2020 00:01

Quem tem um projeto pedagógico bem pensado, equipe profissional de ponta e uma infraestrutura preparada para receber alunos de todas as idades, não tem porque limitar a visita dos pais a escola a uma vez no semestre. É por isso que no Colégio Positivo, as famílias dos alunos podem entrar nas dependências da escola todos os dias, na entrada e saída dos estudantes, e vivenciar o espaço compartilhado pelas crianças.

Essa participação não só é liberada, como também muito incentivada. Isto porque a gestão da rede de ensino acredita que a presença dos responsáveis pelas crianças nos corredores, salas de aula e pátios estimula o aprendizado e gera mais confiança nas crianças.

“Ter os pais ou responsáveis na escola é fundamental. Valorizamos a presença deles não só nos momentos de celebração e atividades, como também no dia a dia. É visitando a sala de aula que eles têm a oportunidade de conhecer o trabalho, elogiar os murais e atividades realizadas pela criança e seus colegas, conversar de perto com os professores e entender a rotina dos estudantes”, explica a gestora da Educação Infantil do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Franciane Labatut.

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Divulgação| Diego DWD Eventos

Para a especialista, manter essa relação tão próxima é um sinal de transparência do trabalho da escola. “Nós possibilitamos essas entradas diárias, porque entendemos que as crianças ficam mais seguras quando os pais conhecem o lugar onde elas estão. Os pais por sua vez, acompanham mais de perto o desenvolvimento de seus filhos e a escola passa a contar com o apoio dos pais, alinhados ao mesmo objetivo que é desenvolver um aluno preparado para os desafios, para a vivência em coletividade, que saiba ouvir um amigo, argumentar e criar hipóteses”, completa.

Além da possibilidade de buscar e deixar as crianças na porta de sala de aula, os pais e responsáveis também participam de outras atividades internas da rede. São elas as reuniões coletivas semestrais de pais e mestres-- onde é apresentado as famílias o resultado dos últimos seis meses do ano letivo e os desafios para os próximos seis; as reuniões individuais semestrais, que servem como uma avaliação personalizada do desempenho de cada aluno; e por fim os encontros das famílias, duas vezes por ano. Nesta ocasião, a comunidade escolar se encontra para celebrar com música, arte, dança e brincadeiras.

“São momentos que constatamos que juntos somos mais fortes. São nestes encontros que partilhamos possíveis inseguranças e receios que surgem ao longo do caminho e desenvolvemos estratégias para preparar as crianças emocional e pedagogicamente”, complementa Labatut. “Quanto mais a escola está aberta para receber esses pais e mostrar que existe planejamento, rotina e equipe, mais seguros e confiantes eles permanecem durante o ano. A escola precisa tirar este olhar de que a família só é chamada, quando há um problema. Abrimos as portas todos os dias, porque há um trabalho de base muito estruturado para receber as visitas”, arremata a gestora.