WELL: por que essa certificação é imprescindível para seu novo projeto
| Foto: Divulgação
  • Por Construtora Laguna
  • 24/07/2020 16:33

Conforto. Saúde. Bem-estar. Essa trilogia pode ser uma necessidade, um desejo ou uma obrigação quando o assunto é engenharia e arquitetura. Mas quando as três questões se encontram nessas duas áreas ganham uma nomenclatura e um significado: WELL.

Uma tendência crescente e necessária no mercado que uniu profissionais da área para considerar a importância de colocar as pessoas no centro do processo de cada projeto. E mais ainda: garantir a segurança e a comodidade quando se vai investir em um imóvel.

Para falar sobre isso e tirar todas as dúvidas sobre o tema, o Sofá de Haus, conversou com o diretor de incorporação da Laguna André Marin e o CEO da empresa Petinelli Guido Petinelli. O objetivo é mostrar que a tendência já é uma realidade e o Paraná sai na frente com a liderança da Laguna, pioneira em trazer a certificação para seus empreendimentos. O bate-papo foi mediado pela editora da Haus, Sharon Abdalla.

Veja o vídeo completo

Entre as principais novidades está a questão da Construtora Laguna ser a primeira empresa a adotar a certificação para empreendimentos residenciais. “A Construtora Laguna, que há anos trabalha para a promoção do bem-estar dos seus moradores, é pioneira nesta certificação. Hoje, a construtora é a única representante brasileira membro do WELL Portfólio, que reúne um grupo seleto de 30 empresas globais comprometidas em certificar todos os empreendimentos com o selo WELL.  Todos os próximos lançamentos terão a certificação WELL, em conjunto com a certificação LEED ou GBC”, conta André Marin.

“A Laguna já tem uma vanguarda e um protagonismo nas questões que envolvem as certificações. A gente já vem há alguns anos falando sobre elas, principalmente nas questões voltadas à eficiência e sustentabilidade e agora a gente tem a novidade do WELL, conta André. Ele ressalta que os principais diferenciais estão na questão no conforto e qualidade de vida, seja nos prédios residenciais ou nos ambientes corporativos.

Marin reforça a questão do trabalho em parceria com a Petinelli nessa conquista. “É uma satisfação enorme trazer essa certificação para Curitiba. E é com muito orgulho que a gente está conquistando isso, trazendo para Curitiba um nível de qualidade que não se vê no Brasil inteiro.”, comemora Guido Petinelli.

Guido explica: “Quando nós falamos sobre certificação, eu gosto de começar usando a imagem simples de uma régua. Um gestor de uma empresa, entende que, sem medir, você não é capaz de gerenciar. E, quando a gente pensa em desempenho, em edificações, a questão é o que medir e como medir. Isso pode parecer algo extremamente técnico, mas no final, nós estamos falando de como nós avaliamos a qualidade desses empreendimentos”. Dá para ver que esse assunto rende um bom bate-papo, que pode ser conferido no Sofá de Haus. Assista ao vídeo e veja como a certificação pode mudar o seu modo de ver a saúde e o bem-estar das pessoas se desenvolvendo e crescendo com os projetos da Laguna.