Sem divisórias, apartamentos integrados podem ser tanto práticos, quanto confortáveis.
Sem divisórias, apartamentos integrados podem ser tanto práticos, quanto confortáveis.| Foto: Freepik
  • Por Construtora Pessoa
  • 08/03/2023 17:57

Em um mundo cada vez mais ágil, as moradias pequenas e práticas ganham cada dia mais espaço no mercado imobiliário. Até pouco tempo atrás, as grandes residências eram sinônimo de luxo e conforto. Mas a versatilidade que os apartamentos com menos metragem oferecem tem feito com que esse tipo de imóvel figure entre os preferidos para quem está em busca de comprar ou alugar um imóvel. É neste cenário que entram os estúdios e apartamentos integrados (lofts).

Mas você sabe o que são os studios e os lofts, como são configurados e por que estão se tornando os preferidos de parte do público que procura por imóveis?

Podemos definir os studios como pequenas construções que contêm espaços integrados e poucas divisões, com separações apenas para quartos e banheiros. Apesar de pequenos, os ambientes podem acolher os moradores de forma confortável.

A ideia de "espaço aberto" é um dos principais conceitos aplicados nos studios. Como outras características marcantes acabam definindo esse tipo de apartamento, não existe uma regra clara que defina o tamanho exato que ele tem que ter. Em média, eles costumam variar de 30 m² a 50 m².

O tamanho é a principal distinção, por isso, é importante considerar a distribuição dos móveis, seu tamanho e as cores que serão utilizadas na ambientação do espaço. Uma boa pedida é contar com a ajuda de um profissional para auxiliar na decoração do espaço.

: Mesmo com metragens menores, quando a decoração é bem estudada, lofts e studios podem oferecer espaço suficiente para um casal ou família pequena.
: Mesmo com metragens menores, quando a decoração é bem estudada, lofts e studios podem oferecer espaço suficiente para um casal ou família pequena.| Foto: Freepik

Além disso, não é necessário que todos os ambientes dos studios sejam segregados por uma parede. Isso pode ser resolvido de modo mais contemporâneo, com divisórias modernas.

Já os lofts são ambientes um pouco maiores e totalmente integrados. E se o projeto decorativo souber aproveitar essa ausência quase completa de separações entre as partes do imóvel, isso se torna uma boa vantagem se comparado aos apartamentos tradicionais. Um modelo de decoração pensado especificamente para um ambiente integrado pode transformar o espaço em algo único, extremamente confortável e acolhedor.

Lofts e studios se diferem significativamente em termos de layout – um loft costuma ser maior, começando com 50m² ou mais, e tendo uma estrutura mais aberta e espaçosa, essencialmente sem divisões.

Principais benefícios de morar em espaços otimizados

O aumento das buscas pelos studios e lofts mostra que morar bem não significa necessariamente estar em um espaço muito grande. A opção desses apartamentos integrados tem sido vantajosa nos tempos atuais, proporcionando uma série de conveniências aos seus residentes. Veja as principais abaixo:

Praticidade

Como esses apartamentos são menores em tamanho do que outros tipos de apartamentos, menos esforços são feitos para manter e limpar o espaço. Ou seja, a preocupação com a organização diminui, oferecendo mais tempo livre a quem tem muitos compromissos ao longo do dia.

Localização

Boa parte desses esses espaços estão localizados nas áreas centrais das grandes cidades, onde há vários comércios próximos e mais opções de transporte público. Isso facilita o acesso a lugares de primeira necessidade, como bancos, farmácias e restaurantes, bem como locais de trabalho, instituições de ensino e, por que não, locais de lazer – praças, academias, shoppings, cinemas, restaurantes. A escolha por morar em áreas centrais reduz o tempo de deslocamento diário, facilita o acesso a diversos serviços e oferece mais opções de lazer.

Economia

Um dos fatores que tem maior impacto no valor de um imóvel é a metragem quadrada. A faixa de preço dos estúdios é menor por serem mais compactos. Os impostos e taxas também são menores, o que torna essa opção mais acessível e adequada para quem não procura, em um primeiro momento, fazer um investimento mais robusto.

Tecnologia a serviço da comodidade

Os studios e os lofts não só se adequam ao novo estilo de morar, trazendo inovação e conforto para o dia a dia de seus moradores, como também são configurados de modo contemporâneo. Em muitos projetos atuais, as unidades já apresentam na sua entrega a tecnologia como parte da estrutura. Luzes acionadas por sensores, de modo a permitir maior economia, pisos e paredes aquecidas para oferecer maior conforto nos dias mais frios e também para reduzir a umidade no local, a possibilidade de controlar itens do imóvel via wi-fi, tudo é pensado para oferecer a maior comodidade possível ao morador. Assim, um espaço como esse não precisa de muitas adaptações para se transformar, temporária ou definitivamente, em um home office e ser, ao mesmo tempo, um canto aconchegante para descanso e até para receber grupos seletos de amigos.

Não há desperdício de espaço ou ‘exageros’ decorativos: a ordem é atender às demandas de uma vida que exige praticidade, agilidade, mas que nem por isso dispensa conforto e momentos da mais profunda e saborosa tranquilidade.