Os dias que antecedem uma mudança de casa são de muita reflexão. Afinal, o lar é um refúgio que concentra a identidade, a intimidade e as memórias de cada família. Inclusive, muita gente aproveita esse momento de transição de espaços físicos para fazer transformações mais substanciais — da decoração aos móveis, passando pela disposição dos cômodos e por detalhes que vão assegurar mais conforto a todos os moradores.
São mudanças que representam transformações pessoais e que favorecem novos hábitos.
Com a popularidade dos reality shows de reforma e das plataformas focadas em murais de inspiração, como o Pinterest, há quem se arrisque em tentar organizar a casa dos sonhos por conta própria. O método Faça Você Mesmo (ou o famoso DIY, da sigla em inglês) é uma excelente maneira de você se envolver, seja pintando um cômodo ou construindo um objeto.
Porém, para que o resultado seja o melhor possível, com boa otimização e uso do espaço, é essencial contar com o olhar de uma especialista da área.
Ter o apoio de uma boa arquiteta, com quem você se identifique, sabendo que pode confiar, é um passo indispensável para construir um projeto que tenha a sua cara e facilite sua rotina, de acordo com o estilo de vida que você e sua família compartilham.
Ainda em dúvida? Confira as etapas de um projeto de arquitetura e veja como a ajuda de um especialista pode mudar tudo:
Levantamento de informações
Assim como acontece em qualquer outro serviço do gênero, o primeiro passo é encontrar alguém que entenda do assunto. Escolher uma arquiteta de confiança e discutir suas necessidades.
Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, arquitetura não é somente sobre a beleza e o estilo da residência, mas também sobre elaborar um projeto funcional que aproveite com maestria o espaço disponível.
Para uma mulher que trabalha em regime home office e tem filhos pequenos, por exemplo, encontrar um equilíbrio entre privacidade e integração é essencial. Já para um casal que mora em um apartamento menor, a falta da área verde pode ser amenizada com o planejamento de uma varanda gourmet ou na conexão entre cômodos e área externa.
Cada família é um universo particular e a arquiteta estará atenta para captar a essência de todas as pessoas que vão usufruir daquele imóvel.
Também chamada de briefing, essa conversa preliminar será o caminho para que o profissional entenda as demandas, referências, inspirações, estilo e personalidade de cada pessoa para chegar à casa perfeita, que ofereça prazer e aconchego a quem vive nela.
Olhar especialista
Um bom ponto de partida é escolher um nome com quem já exista alguma identificação. Para quem mora nas regiões Sul e Sudeste e busca por projetos arquitetônicos residenciais, uma excelente dica é conhecer o trabalho de Daniele Grani.
Com 20 anos de experiência, a arquiteta e urbanista paranaense é especialista em paisagismo, design de interiores e projetos para casas e empresas de tirar o fôlego, além de uma trajetória sólida em incorporadoras imobiliárias.
Daniele se destaca por oferecer atendimento personalizado e muito carinho no estudo de cada proposta, despontando como uma excelente opção para a primeira experiência com um escritório de arquitetura.
Confira o portfólio apaixonante de Daniele Grani no Instagram
Estudo de viabilidade e anteprojeto
Uma vez que as primeiras soluções estejam traçadas de acordo com o gosto da pessoa e as indicações do arquiteto, é hora de assegurar que a ideia seja executável. Essa análise é feita a partir de critérios logísticos, estruturais e econômicos, segundo as possibilidades de investimento dos donos da casa.
Caso não seja possível implantar algum dos planos pensados inicialmente, não é o fim da linha. O especialista irá pensar em alternativas que se encaixem na nova realidade.
Assim que o martelo é batido e os caminhos alinhados, é elaborado o anteprojeto, a última etapa antes do projeto final. É aqui que são apresentados os detalhes da obra, incluindo plantas, material dos acabamentos e instalações necessárias. É o sonho ganhando corpo!
Burocracia
Se você já encarou uma reforma ou construção, sabe que este processo tem suas burocracias.
Mas, para seu conforto, o escritório de arquitetura se responsabiliza pelos aspectos técnicos e oferece toda a orientação necessária para que a obra receba sinal verde da prefeitura, demais órgãos públicos e do condomínio, quando for o caso.
Acompanhamento
Por fim, a arquiteta irá acompanhar a execução da obra para assegurar que todas as indicações do projeto sejam seguidas à risca, sem nenhuma surpresa final para os proprietários do imóvel.
O profissional irá garantir também que as especificações técnicas estejam nos conformes e que o resultado final seja entregue do jeitinho como sua família imaginou.
Deu para ver que a presença de um arquiteto é indispensável, certo? Agora, antes de começar a planejar aquela reforma especial no apartamento ou casa nova, clique aqui e entre em contato com Daniele Grani.
Dê o primeiro passo na direção da casa com a qual você sempre sonhou!

